Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação de indenização ante à ocorrência de acidente de trânsito, pelo fato de o réu dirigir embriagado

Petição - Civil e processo civil - Ação de indenização ante à ocorrência de acidente de trânsito, pelo fato de o réu dirigir embriagado


 Total de: 15.244 modelos.

 
Ação de indenização ante à ocorrência de acidente de trânsito, pelo fato de o réu dirigir embriagado.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

AÇÃO DE REPARAÇÃO DE DANOS CAUSADOS EM ACIDENTE DE VEÍCULOS

em face de

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ..... e ....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

No dia .... de .... de ...., por volta das .... horas e .... minutos, o Requerente transitava com seu veículo .... nas proximidades do Km ...., da Rodovia ...., no Município de ...., quando deparou com o veículo ...., placas ...., de .... - ...., de propriedade do Sr. ...., mas dirigido por ...., o qual tentava ultrapassar, numa curva extremamente perigosa, vindo a colidir com o mesmo.

Conforme Relatório de Acidente de Trânsito, em anexo (doc. .... e ...., frente e verso), exatamente .... minutos após o sinistro, a polícia chegou ao local, e efetuou o levantamento, cujo croqui, encontra-se também anexo (doc. ...., verso).

Por estar visivelmente embriagado, o motorista ...., após o acidente, abandonou o veículo e desapareceu. O automóvel causador do acidente está em nome de ...., conforme consta da consulta formulada por intermédio do sistema "on-line", em anexo (doc. ....).

Pelo croqui do acidente (doc. ...., verso), constata-se nitidamente que o causador do acidente foi o motorista ....

Indiscutível também, é o Boletim de Ocorrência ou, Relatório do Acidente de Trânsito em anexo (doc. .... e ...., ambos, frente e verso), conforme assim já se manifestou a Suprema Corte Estadual, em respeitabilíssima decisão à Apelação Cível n.º 46.564, cuja cópia segue em anexo (doc. ....).

Procurado o motorista responsável, por via telefônica, embora admitindo o envolvimento, negou-se taxativamente, à reparação de qualquer dano, atribuindo a responsabilidade pelo pagamento dos danos, ao proprietário do carro, cujo nome, disse ser ....

Conforme orçamentos em anexo (doc. .... a ....), a despesa do Requerente, passa dos R$ .... (.... reais), incluindo guincho e viagens.

DO DIREITO

O art. 186 do Código Civil estabelece a obrigação de reparar o dano, por parte daquele que o causar por negligência, verbis:

"Art. 186. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência, ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito."

Estatui o Código Civil, em seu artigo 942 que:

"Os bens do responsável pela ofensa ou violação do direito de outrem ficam sujeitos à reparação do dano causado; e, se tiver mais de um autor a ofensa, todos responderão solidariamente pela reparação."

DOS PEDIDOS

Face ao exposto, requer o Autor se digne Vossa Excelência, em determinar as seguintes providências:

a) Citação dos Requeridos para, querendo, oferecerem resposta à presente, no prazo legal.

b) Designação de audiência para a produção de todas as provas em direito admitidas.

c) Expedição de precatórias para a oitiva das testemunhas, cujo rol segue abaixo:

d) Instrução e julgamento, com procedência da presente Ação, condenado os Requeridos, ao pagamento dos danos causados ao Autor, obedecendo-se ao menor preço dos três orçamentos, valor esse, corrigido até a data do efetivo pagamento, mais custas e honorários advocatícios, estes, em percentual que houver por bem Vossa Excelência fixar.

Dá-se à causa o valor de R$ ....

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]



ROL DE TESTEMUNHAS:

1) .... (qualificação), residente e domiciliado na Rua .... n.º ...., na Comarca de .... - ....

2) .... (qualificação), residente e domiciliado na Rua .... n.º ...., na Comarca de .... - ....


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil