Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Contratos Setores diversos Cunho patrimonial entre conviventes

Contratos - Setores diversos - Cunho patrimonial entre conviventes


 Total de: 15.244 modelos.

 
Contrato particular de cunho patrimonial entre conviventes. Contrato particular de cunho patrimonial entre conviventes.


CONTRATO PARTICULAR DE CUNHO PATRIMONIAL ENTRE CONVIVENTES

Lei 9.278, de 10 de maio de 1996

ADVERTÊNCIA - Os modelos que constam deste site são padrões destinados a dar ao consumidor um entendimento superficial dos caminhos existentes, entretanto não substituem o advogado de sua confiança que deverá ser consultado para a feitura de documentos jurídicos.

(nome), brasileiro, separado, industrial, portador da cédula de identidade de número ......, expedida pela Secretaria de Segurança de ............., e CPF de número ......, e

(nome), brasileira, divorciada, secretária, portadora da cédula de identidade de número ......., expedida pela Secretaria de Segurança Pública de ............., e CPF de número .......,

com endereço comum de residência à Avenida ..........., 000, apto. 0000, no Bairro .............., em ..............., ambos no pleno gozo de suas faculdades mentais e físicas, atendidos os termos e a faculdade inserta no artigo 5º da Lei 9.278, de 10 de maio de 1996, desejando regular e definir os reflexos patrimoniais que possam advir da relação de convivência duradoura entre os contratantes, resolveram estabelecer cláusulas e condições reciprocamente outorgadas e aceitas, a que se obrigarão, conforme a seguir articulam:

1. DO CONVIVENTE VARÃO

1.1. O Convivente Varão é separado, desde (dia) de (mês) de (ano), embora separado de fato há mais tempo, com averbação respectiva, assento nº ....., folha ...., do livro ..., conforme certidão expedida pelo Cartório do Registro Civil das Pessoas Naturais da Comarca de (cidade/UF),

1.2. O Convivente Varão é filho de (nome), falecido, e de (nome), possuindo 06 (seis) filhos maiores do antigo casamento e não possuindo filhos do atual relacionamento.

1.3. O Convivente Varão possui os seguintes bens e direitos patrimoniais:

a) APARTAMENTO de número 1111, e sua respectiva fração ideal, sito a Av. .........., nº ....., Bairro .........., em ..............., havido por compra e venda de (nome), matrícula ...... do Cartório do 1º Ofício do Registro de Imóveis desta Comarca;

b) CASA sito a Av. ............, nº ...., Bairro ........., em ..........., havido por compra e venda de (nome), matrícula ....... do Cartório do 2º Ofício do Registro de Imóveis desta Comarca;

c) LOTE de terreno, de nº ....., da quadra ...., do bairro ............, em .............., havido por compra e venda de (nome), matrícula ........ do Cartório do 3º Ofício do Registro de Imóveis desta Comarca;

d) VEICULO marca ..........., modelo ..........., ano .........., Placa ....., Adquirido de ................., conforme certificado nº ......., expedido pelo Detran - __;

2. DA CONVIVENTE VIRAGO

2.1. A Convivente Virago é divorciada, desde (dia) de (mês) de (ano), com averbação respectiva, assento nº 000, folha 00, do livro 00, conforme certidão expedida pelo Cartório do Registro Civil das Pessoas Naturais do Quinto Subdistrito de (cidade/UF).

2.2. A Convivente Virago tem quatro filhas do antigo casamento, todas maiores, não tem ascendentes vivos e não tem filhos do atual relacionamento.

2.3. A Convivente Virago possui os seguintes bens e direitos patrimoniais:

a) APARTAMENTO de número 00 do Edifício ...., sito à rua ......, nº 00, matriculado sob o nº 00, no Cartório do 6º Oficio do Registro de Imóveis de (cidade), ora em fase de registro da compra e venda;

b) LOTE de Terreno de número ...., da quadra ......, do Bairro ........, em (cidade), registro em andamento, havida por herança de sua mãe, (nome), conforme partilha julgada por sentença, processo ......, que tramitou perante a 7a. Vara de Sucessões e Ausência da Comarca de (cidade);

c) JAZIGO do Cemitério do Bonfim, Quadra ...., Carneiro, ..., em (cidade), havida por herança de sua mãe, (nome), conforme partilha julgada por sentença, processo ......, que tramitou perante a 8a. Vara de Sucessões e Ausência da Comarca de (cidade);

3. CONVÍVIO CONSORCIAL - INICIO

3.1. Os Conviventes uniram-se em convívio consorcial desde de (dia) de (mês) de (ano), e até a presente data o relacionamento não sofreu qualquer interrupção.

4. RELAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA

4.1. Os Conviventes têm atividades econômicas próprias, com renda satisfatória, e não dependem econômico-financeiramente um do outro.

5. ADMINISTRAÇÃO DO LAR

5.1. Os Conviventes manterão conjuntamente a administração do lar comum, com a divisão harmônica dos encargos financeiros na proporção que melhor atender os interesses das partes, considerada a situação econômico-financeira individual de cada um, sempre consensualmente mensurados e avaliadas à época.

6. INCOMUNICABILIDADE DE BENS E RENDAS

6.1. Fica estabelecido que os bens e direitos que cada um dos Conviventes possui individualmente, e suas rendas respectivas, não se comunicarão em qualquer hipótese, razão pela qual, ainda, cada qual administrará diretamente seu patrimônio pessoal.

6.2. Os bens e direitos futuros que qualquer dos Conviventes vier a adquirir em seu nome, também não se comunicarão em nenhuma hipótese, razão pela qual, ainda, cada um dos Conviventes administrará, individualmente, o que vier a lhe pertencer a qualquer título.

6.3. Os saldos bancários, as aplicações financeiras e os créditos e débitos de qualquer natureza, presente e futuros, também não se comunicarão em nenhuma hipótese, ficando cada um dos Conviventes com a responsabilidade individual de movimentação e administração de seus respectivos negócios financeiros.

6.4. Na hipótese da aquisição de qualquer bem móvel ou imóvel, para o qual ambos os Conviventes hajam contribuído financeiramente, constará do documento respectivo, escritura ou promessa de compra e venda, o percentual de participação e propriedade de cada um. Tratando-se de bem móvel, em que não haja possibilidade de constar a proporção da participação de cada um, os Conviventes o estabelecerão em documento à parte para que seja registrado e arquivado no Cartório de Registro de Títulos e Documentos desta Comarca.

7. DURAÇÃO DO PRESENTE CONTRATO

7.1. O presente contrato vigerá enquanto durar a união entre os contratantes, salvo a hipótese de aditamento ou alteração de suas cláusulas mediante instrumento escrito e, da mesma forma, livre e reciprocamente estipulado e aceito.

7.2. As eventuais alterações do presente instrumento, depois de formalizadas e reconhecidas as firmas dos signatários, deverão ser registradas e arquivadas no Cartório de Títulos e Documentos desta Comarca.

7.3. A eventual modificação ou revogação das leis que regem a matéria, ora vigentes, não alterarão os efeitos e objetivos da presente avença e manifestação de vontade dos Conviventes.

8. FORO CONTRATUAL

8.1. Para dirimir eventuais dúvidas originárias da interpretação do presente instrumento, se necessário, nomeiam os contratantes Conviventes o foro da comarca de (cidade), renunciando a qualquer outro por mais privilegiado que seja.

E por estarem justos e contratados, resolveram mandar lavrar o presente Contrato Particular que estabelece condições patrimoniais em face da relação de convivência duradoura prevista na Lei 9.278/96, que assinam na presença das testemunhas abaixo nominadas, para que produza seus jurídicos e legais efeitos.

E, por estarem firmados

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

____________________
CONVIVENTE VARÃO

____________________
CONVIVENTE VIRAGO

____________________
TESTEMUNHAS(1)
CPF:

____________________
TESTEMUNHAS(2)
CPF:


Veja mais modelos de documentos de: Contratos - Setores diversos