Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Contratos Saúde Convenção coletiva de trabalho

Contratos - Saúde - Convenção coletiva de trabalho


 Total de: 15.244 modelos.

 

Convenção coletiva de trabalho.

 

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO

........

Pela presente Convenção Coletiva de Trabalho, que entre si fazem SINDICATO DOS HOSPITAIS E ESTABELECIMENTOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE DO ............ e SINDICATO DOS MÉDICOS NO ESTADO DO ..........., infra assinados, por seus presidentes, ficam estabelecidas as seguintes cláusulas:

ABRANGÊNCIA:

O presente instrumento normativo estabelece as normas e condições de trabalho que irão reger as relações entre os médicos empregados nos estabelecimentos de serviços de saúde localizados na Base Territorial do SINDICATO PATRONAL SIGNATÁRIO, quais sejam : . ..........

VIGÊNCIA:

Este instrumento terá vigência de doze meses contados a partir de ..... de ....... e ....... e com término previsto para .....de .....de .......

PISO SALARIAL:

O salário de ingresso dos empregados abrangidos por este instrumento coletivo será de R$ .........
.
CORREÇÃO SALARIAL:

A partir de primeiro de ........ de ....... os salários serão corrigidos aplicando-se o percentual de 9,5% (nove virgula cinco por cento) sobre o salário praticado em primeiro de novembro de .............

AUXILIO - ALIMENTAÇÃO:

Será concedido a todos os empregados um auxílio-alimentação mensal no valor mínimo de R$ ............. Tal auxílio poderá receber a denominação de vale alimentação, vale refeição, cesta básica ou auxilio-alimentação e poderá ser concedido em dinheiro ou em vales/tickets.
Tal beneficio jamais será considerado como salário in natura e não integrará salário em hipótese alguma. Recomenda-se a todas as empresas obrigadas ao cumprimento desta CCT que procedam imediatamente ao seu registro no Programa de Alimentação do Trabalhador-PAT.

ADICIONAL DE INSALUBRIDADE:

Independente de perícia médica o adicional de insalubridade será pago na forma da Portaria 3214/78 - NR 15 - Anexo 14, sendo calculado sobre o salário profissional estabelecido na Lei 3999/61.

ADICIONAL POR TEMPO DE SERVIÇO:

O adicional por tempo de serviço, incidente sobre o salário base do médico empregado, será de 3% (três por cento) no terceiro ano trabalhado na mesma empresa e, a partir do quarto ano de duração do contrato de trabalho de 1% (hum por cento) ao ano, computado cada período a partir do início da vigência deste instrumento.

ADICIONAL NOTURNO:

O adicional noturno será de 30% (trinta por cento) sobre a remuneração da hora diurna, compreendido, o período noturno entre às 22:00 e 05:00 horas.

AUXÍLIO-CRECHE:

Os estabelecimentos que tenham em seu quadro 30 (trinta) ou mais mulheres com mais de 16 (dezesseis) anos de idade, propiciarão local ou manterão convênio com creches para guarda e assistência dos filhos em idade de amamentação, podendo optar pelo reembolso das despesas nos termos da legislação vigente.

COMPROVANTE DE PAGAMENTO:

O empregador obriga-se a fornecer aos seus empregados os comprovantes de pagamento salarial, com sua identificação, contendo a discriminação de todas as verbas e descontos efetuados.

GRATIFICAÇÃO DE FÉRIAS:

Fica assegurada a gratificação de férias nos termos do dispositivo constitucional, a razão de 1/3 (um terço) do salário normal, a ser paga na concessão das férias e/ou na rescisão contratual.

PAGAMENTO ANTECIPADO DO 13º. SALÁRIO:

Será concedida a antecipação da primeira parcela do 13o. salário, sempre que o interessado a requerer dentro do prazo legal, podendo o empregado optar pelo recebimento antes ou depois do gozo das férias.

LICENÇA GALA E LICENÇA LUTO:

Os empregadores concederão ao médico empregado, 03 (três) dias úteis de licença remunerada nos casos de casamento e 02 (dois ) dias úteis nos casos de falecimento de pais, irmãos, cônjuges ou companheiro, filhos, inclusive adotivos, e dependentes legais devidamente comprovados.

DIVULGAÇÃO DE ATIVIDADES SINDICAIS:

As empresas permitirão que o sindicato profissional, após comunicar a chefia da empresa, afixe cartazes, editais e distribua o boletim informativo da categoria.

ADICIONAL DE HORAS EXTRAS:

O adicional de horas extras será de 100% (cem por cento).

PAGAMENTO DE VERBAS RESCISÓRIAS:

Na rescisão contratual serão obedecidas as normas constantes da Instrução Normativa No. 02 de 17.03.92, da Secretaria Nacional do Trabalho.
Parágrafo Único - Em ocorrendo atraso no pagamento das verbas rescisórias por culpa da empresa, a mesma pagará multa diária no valor de 1/30 avós por dia de atraso, além da multa legal, excluída expressamente a multa administrativa.

LIBERAÇÃO DE DIRIGENTE SINDICAL:

A empresa que possuir em seu quadro funcional mais de 10 (dez) médicos contratados, poderá, mediante requisição do sindicato profissional, liberar um médico empregado para representação da Entidade Sindical e participação em palestras e reuniões afins, o qual terá licença remunerada pelo empregador de até 07 (sete) dias por ano, consecutivos ou não, cabendo ao indicado, no regresso, a prova de sua participação no evento.

FÉRIAS PROPORCIONAIS:

Na cessação do contrato de trabalho o empregado com menos de 12 (doze) meses de serviço terá direito à férias proporcionais, na base de 1/12 (um doze avos) por mês de serviço ou fração superior a 15 (quinze) dias.

MULTA CONVENCIONAL:

A multa pelo não cumprimento de qualquer das cláusulas desta convenção coletiva corresponderá a 10% (dez por cento) do piso salarial do médico empregado, revertendo em favor do empregado prejudicado.

CONTRIBUIÇÃO CONFEDERATIVA:

As empresas deverão efetuar o desconto de 6% (seis por cento), do total do salário de todos os seus médicos empregados, e recolher até o dia 10 (dez) do mês de agosto/2003, através de guias próprias que serão enviadas para todas as empresas no Estado do....., pelo sindicato profissional aqui signatário ........, a título de Contribuição Confederativa, conforme previsto no artigo 8o., inciso IV da Constituição Federal.
Parágrafo Único - A empresa que atrasar o recolhimento pagará multa de 1% (um por cento) ao dia até o décimo dia e a partir daí, multa de 10 % (dez por cento) ao dia, ressalvada a ocorrência de força maior.

NEGOCIAÇÃO PERMANENTE:

Sempre que necessário, as partes se reunirão para rever as cláusulas fixadas nesta CCT.

FERIADOS E DOMINGOS:

Todas as horas trabalhadas em domingos e feriados serão pagas em dobro, desde que não seja dado folga compensatória na mesma semana.

ABONO APOSENTADORIA:

Todo médico empregado que contar com mais de 05 (cinco) anos de serviço na mesma empresa e que nela vier a se aposentar, fará jus ao recebimento de um prêmio correspondente ao valor de sua última remuneração.

RELAÇÃO NOMINAL:

As empresas encaminharão à entidade profissional cópia das Guias de Contribuição Sindical e Assistencial, com relação nominal dos respectivos salários, no prazo máximo de 30 dias após o desconto.

ESTABILIDADE DO APOSENTADO:

Fica assegurado aos médicos empregados que tenham um mínimo de 05 (cinco) anos de emprego na mesma empresa, estabilidade de emprego ou salário nos últimos 12 (doze) meses que antecederem ao tempo necessário para sua aposentadoria por tempo de serviço ou por idade.

GARANTIA DE EMPREGO:

Fica a relação de emprego garantida contra a despedida arbitrária ou sem justa causa, pelo período de 45 (quarenta e cinco) dias a contar da data da assinatura deste instrumento, salvo comprovação de justa causa e mútuo consentimento manifestado perante o sindicato.

FÉRIAS AMPLIADAS:

Aos médicos empregados que contarem com mais de 10 (dez) anos de serviço na mesma empresa (contados desde março de 1982) será assegurado o gozo de férias ampliadas para 45 (quarenta e cinco) dias, no primeiro ano imediatamente após o implemento da condição. Uma vez adquirido este direito, após cada 05 (cinco) anos de trabalho, as férias voltarão a ser ampliadas para 45 (quarenta e cinco) dias.

AVISO PRÉVIO:

O aviso prévio deverá ser sempre de :
30 dias - Para todos os médicos empregados com tempo de serviço inferior a 05 (cinco anos;
40 dias - Para todos os médicos empregados com tempo de serviço superior a 05 (cinco) anos e inferior a 10 (dez) anos na mesma empresa;
50 dias - Para todos os médicos empregados com tempo de serviço superior a 10 (dez) anos e inferior a 20 (vinte) anos na mesma empresa;
60 dias - Para todos os médicos empregados com tempo de serviço superior a 20 (vinte) anos e inferior a 30(trinta) anos na mesma empresa;
70 dias - Para todos os médicos empregados com tempo de serviço superior a 30 (trinta) anos, na mesma empresa.

COMUNICAÇÃO DO MOTIVO DA PENALIDADE:

No caso de dispensa por justa causa, fica o empregador obrigado a comunicá-la, por escrito, ao empregado, narrando os motivos da dispensa, dele recolhendo o respectivo recibo e encaminhando uma via para o sindicato obreiro.

SALÁRIO SUBSTITUIÇÃO:

Será garantido a todo empregado substituto, que exercer as mesmas funções, a percepção de salário idêntico ao do substituído ou equiparando, excluídas as vantagens de caráter pessoal.

GARANTIA DE EMPREGO DA GESTANTE E LICENÇA PATERNIDADE:

A médica empregada gestante fica assegurada a estabilidade no emprego na forma das disposições constitucionais.
Parágrafo Primeiro - Para o ato de registro e acompanhamento do filho recém-nascido ou adotado legalmente, será concedido ao empregado pai, licença remunerada de 05 (cinco) dias.
Parágrafo Segundo - A licença maternidade será de 120 (cento e vinte) dias, na forma da legislação previdenciária, e de 30 (trinta) dias no caso de adoção legal.

PLANTÃO A DISTÂNCIA:

Aos empregados sujeitos ao plantão à distância, por determinação expressa do empregador, ou do superior hierárquico fica assegurado o pagamento das horas de plantão à razão de 1/3 da hora normal, garantindo o pagamento das horas efetivamente trabalhadas, com acréscimo de 50% (cinqüenta ) por cento sobre o valor da hora normal. As horas trabalhadas e assim remuneradas serão excluídas da contagem das horas de plantão à distância.

DIVULGAÇÃO DA CONVENÇÃO COLETIVA:

Os empregadores manterão um exemplar desta CCT no quadro de avisos ou de editais, à disposição dos médicos empregados, pelo período de 30 (trinta) dias a contar da assinatura do instrumento.

CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL:

Fica estabelecido entre os signatários dessa, que os médicos empregados , na vigência do presente instrumento, sofrerão um desconto, per capita, de 5% (cinco por cento) sobre os vencimentos, a título de contribuição assistencial (taxa de reversão salarial) , que deverá ser efetuada pelo empregador, nos salários dos empregados, referente ao mês de .............. , devendo as importâncias resultantes serem depositadas em conta especial da Caixa Econômica Federal, agência...... , conta no. .........., em nome do Sindicato dos Médicos no Estado do................ Fica garantido o direito de oposição aos empregados não associados ao ................, por escrito, junto a empresa e ao .........., no prazo de dez dias após efetuado o desconto.
COMITÊ PERMANENTE DE NEGOCIAÇÃO .........:
Fica instituída uma comissão permanente de mediação e arbitragem, composta por dois representantes indicados pela FEHOSPAR e dois representantes indicados pelo .............

PARÁGRAFO PRIMEIRO - No prazo de 30 dias os sindicatos aprovarão o regimento interno da comissão;

PARÁGRAFO SEGUNDO - Se for de vontade das partes no processo de mediação, e no insucesso da negociação, os próprios mediadores ou pessoas por eles indicados, poderão funcionar como árbitros.

PARÁGRAFO TERCEIRO - O procedimento de mediação é obrigatório para as empresas filiadas ao ........., se convidadas e dele participar pelo ...........

PARÁGRAFO QUARTO - O procedimento de arbitragem será absolutamente facultativo, se instaurando pela assinatura de compromisso arbitral pelas partes;

PARÁGRAFO QUINTO - Tendo em vista as características dessa negociação, fica desde logo pautado que serão discutidas as regulamentações do banco de horas e do contrato de trabalho por prazo determinado, nos termos da Lei 9601/98.

E, por estarem firmados

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

____________________
SINDICATO

____________________
SINDICATO


Veja mais modelos de documentos de: Contratos - Saúde