Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Contratos Prestação de serviços Administração hoteleira

Contratos - Prestação de serviços - Administração hoteleira


 Total de: 15.244 modelos.

 
Contrato de administração hoteleira.

 

CONTRATO DE ADMINISTRAÇÃO HOTELEIRA

Verifica-se que a principal característica do Contrato de Administração é a atuação, pela administradora, em nome e por conta do dono do empreendimento, conforme verifica-se no Manual "The negotiation and Administration of Hotel and Restaurant Management Contracts"; comprovando tal posição vale a tradução do texto abaixo:

"O conceito básico do contrato consiste em três componentes subjacentes:

a. a operadora tem direito total e exclusivo à administração da propriedade sem interferência do proprietário;

b. (b) o proprietário pagará todos custos de operação e financiamento, assumindo todos os riscos;

c. (c) a operadora será indenizada por todas ações, salvo por negligência ou fraude..." (grifo nosso)

Das obrigações do Mandante no Contrato de Administração Hoteleira.

Prosseguindo na leitura do referido Manual, verifica-se que ao listar as principais responsabilidades e acordos em um contrato de administração típico, encontramos que:

"3. o proprietário outorga ao operador direito exclusivo de supervisionar, dirigir e controlar a administração e operação da propriedade em nome, por conta e em prol do proprietário."

Neste sentido, ainda, o proprietário se compromete a

"4. não interferir na supervisão, direção e controle de administração e operação da propriedade efetuada pelo operador, nem dar instruções ou ordens ao pessoal empregado".

Ao mesmo tempo, nas previsões típicas

"5. o proprietário assume que todo o pessoal, incluindo o administrador principal, são empregados tão somente do proprietário e que todos salários, remunerações e outras compensações serão estabelecidas pelo operador mas pagas pelo proprietário; a remuneração acaso efetivada pelo operador, incluindo-o na folha de pagamento, o operador será reembolsado pelo proprietário".

Da relação entre Operador e Proprietário

Desta forma, verifica-se que o Contrato de Administração estabelece a relação na qual o operador atua como mandatário do proprietário. Suas atividades serão todas exercidas em nome do proprietário que será responsável por todos os débitos trabalhistas. Caracterizando o Contrato de Mandato, Orlando Gomes assim define:

"..a relação contratual pela qual uma das partes se obriga a praticar, por conta da outra, um ou mais atos jurídicos".

Ora, comprovadamente trata-se do caso em tela, e o autor prossegue adiante:

"Se no curso do mandato o mandatário fizer gastos necessários, o mandante é obrigado a pagá-los. O cumprimento dessa obrigação é tão necessária que a lei confere ao mandatário direito de retenção, até se reembolsar do que no desempenho do encargo despendeu. Ocorrendo a hipótese, o mandato passa a ser contrato bilateral imperfeito.

O mandante é obrigado a ressarcir as perdas que o mandatário sofrer com a execução do mandato, a menos que resultem de culpa deste. O dever de indenizar surge, com maior razão, se o dano ocorre por culpa do mandante...",

Assim, o operador, apesar de dirigir o negócio, inclusive estabelecendo as diretrizes de contratação, atuação e demissão de funcionários não será o empregador mas, tão somente mandatário deste exercitando a função que lhe foi outorgada.

____________________

Major Operator and Owner Agreements in a typical Contract - pg. 7: "Owner agrees: 3. To grant the operator sole and exclusive right to supervise, direct, and control the management and operation of the property, nor to give orders or instructions to any personnel employed on the owner´s account; 4. Not to interfere with the operator´s supervision, direction, and control of the managemenet and operation of the property for and on behalf of the owner, in the name of the property, nor to give orders or instructions to any personnel employed on the property; 5. To assume that all personnel, including the general manager, are in the sole employ of owner and that all salaries, wages, and other compensations will be determined by the operator but be paid by the owner; if the operator pays an employee (such as the general manager) from the operator´s payroll, the operator will be reimbursed by the owner;"

E, por estarem firmados

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

____________________
PROPRIETÁRIO

____________________
OPERADORA

____________________
TESTEMUNHAS(1)
CPF:

____________________
TESTEMUNHAS(2)
CPF:


Veja mais modelos de documentos de: Contratos - Prestação de serviços