Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação revisional de aluguel

Petição - Civil e processo civil - Ação revisional de aluguel


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO REVISIONAL DE ALUGUEL - INICIAL

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ____ª VARA _______

COMARCA DE ____________

____________ (nome do autor, qualificação e endereço), por meio de seu advogado ao final subscrito, com endereço profissional na Rua ____________, onde recebe intimações (doc.), vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, promover a presente

AÇÃO REVISIONAL DE ALUGUEL, pelo rito sumário, nos termos do art. 68 da Lei nº 8.245/91 contra

____________ (nome do réu, qualificação e endereço), pelos seguintes motivos:

1 - As parte firmaram em _____ contrato de locação de imóvel situado na ____________, atualmente vigendo por prazo indeterminado, cujo valor locatício mensal é de _________ (vide docs.). A locação vige por mais de três anos, o que permite ao autor o ajuizamento da presente demanda., nos termos do art. 19 da Lei nº 8.245/91.

2 - Ocorre que, com a atual conjuntura econômica, embora sobre o referido valor tenha incidido a variação apurada do índice _______, conforme previsão contratual, encontra-se esse significativamente defasado.

3 - Locações recentes firmadas no mesmo prédio, nas unidades _______, contendo iguais dependências e condições do imóvel do autor, foi estabelecido o valor mensal de ____________, como se deprende da documentação que ora se junta (docs.).

4 - Apenas para reforçar, junta-se outras ofertas de imóvel em locação, nas imediações e em similares condições que o imóvel do autor, que comprovam que o valor pago pelo réu é ínfimo, sendo possível afirmar que reside quase de forma graciosa, causando prejuízos ao autor.

5 - Face ao exposto, requer-se a revisão do valor locatício pago pelo locatário, passando de ______ mensais, para ____________, conforme avaliações anexadas à presente petição.

6 - O autor procurou o réu a fim de buscar uma negociação amigável e extrajudicial, todavia essa resultou inexitosa, resumindo-se, o locatário, a dizer que cumpriria o contrato.

7 - Assim, requer-se a designação de audiência de conciliação, instrução e julgamento, citando-se o réu para comparecer à audiência e apresentar contestação, querendo, sob pena de revelia, fixando-se, a título de aluguel provisório, o montante de 80% sobre o valor pretendido, ou seja, ______, a serem pagos desde a data de citação.

Requer-se, ainda, a procedência do presente pedido, em todos os seus termos, com a condenação do réu aos ônus da sucumbência.

Para provar o alegado, requer-se desde já, a oitiva das testemunhas abaixo arroladas, as quais comparecerão à audiência independente de intimação. Caso contestado o pedido, requer-se a realização de perícia a fim de apurar-se o valor atual da locação, conforme o mercado imobiliário ora se apresenta. Para tanto, indica-se como assistente técnico do autor o ____________ (qualificação e endereço), com os seguintes quesitos a serem respondidos pelo "expert":

Dá-se à causa o valor de ____________

Nesses termos

Pede deferimento.

____________, ___ de __________ de 20__.

Advogado

Nº OAB

Rol de documentos:

Rol de testemunhas

(nome, endereço e profissão - art. 407 do CPC)


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Réplica de ação de embargos de terceiro
Impugnação ao valor da causa em ação declaratória
Contestação à ação indenizatória por expurgos inflacionários em caderneta de poupança
Ação monitória de cheque prescrito como título
Ação de busca e apreensão com alienação fiduciária
Contestação à ação de busca e apreensão de veículo, sob alegação de pagamento de mais de 80% do v
Pedido de indenização, ante tentativa de homicídio que resultou em defeito físico incurável
Contestação à ação de indenização, sob alegação de encerramento de conta corrente conforme as nor
Extinção de usufruto
Pedido de retificação de nome em assento de registro civil
Cobrança de multa do proponente
Ação cautelar inominada com pedido de liminar, com a finalidade de impedimento de busca e apreens