Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação cautelar pedindo a perda do direito de eficácia

Petição - Civil e processo civil - Ação cautelar pedindo a perda do direito de eficácia


 Total de: 15.244 modelos.

 
Ação cautelar pedindo a perda do direito de eficácia

 

Exma. Sra. Dra. Juíza de Direito da ___ Vara Cível da Comarca de ____________ - UF.

MUNICÍPIO DE ____________, já qualificado na ação cautelar inominada, autuada sob nº ____________, que lhe move ____________, vem, mui respeitosamente, por seus procuradores, dizer e requerer o que segue:

1 - A autora ajuizou a presente ação cautelar inominada, visando a concessão de medida liminar que lhe conceda o recebimento da quantia mensal dos réus, em virtude de ter sofrido acidente de trânsito envolvendo veículo de propriedade de empresa contratada pela Municipalidade para prestação de serviços de transporte escolar.
2 - Em caráter de antecipação de tutela foi-lhe deferido o direito de receber a quantia de dois salários mínimos, a serem depositados pelos réus até o quinto dia útil de cada mês.
3 - O Município de ____________ tem efetivado o pagamento do "quantum" que lhe compete (um salário mínimo), mensalmente, conforme determinação judicial.
4 - Ocorre que por determinação legal, a parte autora de ação cautelar, deveria ter ingressado com a ação principal anunciada na cautelar, até o prazo máximo de trinta dias contados da data da efetivação da medida cautelar (art. 806 CPC). Considerando-se, admitindo-se o prazo mais favorável à autora, que a medida liminar foi cumprida no dia ___.___.___, os trinta dias esgotar-se-iam na data de ___.___.___.
5 - A autora, no entanto, ignorou tal determinação legal, interpondo a ação principal somente no dia ___.___.___, o que torna a antecipação de tutela concedida, a partir da data de ___.___.___, sem eficácia, desonerando os réus ao pagamento da quantia devida.
As medidas cautelares ante causam, sob forma de medidas preparatórias, segundo o art. 806, perdem a eficácia se a parte que as tenha requerido e efetivado não promover a ação (preparada) principal no prazo de 30 (trinta) dias.
(...)
A perda da eficácia, na hipótese do art. 806, conforme dispõe o art. 808, I, do CPC, é automática (ipso iure), sem necessidade de uma medida judicial que a desconstitua, mas, importando ela uma construção de bens, é necessário que a parte que a sofre requeira mandado de levantamento; ou, se for o caso, mandado de cancelamento de averbações ou anotações em registros públicos, determinadas pelo provimento cautelar, assim como outro qualquer contra-mandado que desfaça o que a sentença mandamental estabelecera. (Ovídio A. Baptista da Silva, in "Curso de Processo Civil", vol III, Sergio Antonio Fabris Editor, 1993, p.p. 124 e 125)
6 - Face ao exposto, requer-se a certificação nos autos do não-cumprimento das disposições do artigo 806 do CPC, por parte da autora, bem como seja desonerado, o Município de ____________, do pagamento mensal de um salário mínimo, pela perda de eficácia da medida de antecipação de tutela concedida na folha 49 dos autos, determinando a devolução das quantias pagas pela Municipalidade após a data limite para o ajuizamento da ação principal, ou o levantamento dessas, acaso não retiradas pela autora. Salienta-se que os autos, no período posterior à data limite, não estiveram à disposição no Cartório dessa Vara Cível, bem como não foi fornecida a informação de inexistência de ação principal que elidisse o Município dos pagamentos efetivados.

Termos em que
Pede juntada e deferimento.

____________, ___ de __________ de 20__.
____________
OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Embargos à execução, alegando-se a responsabilização do comprador da empresa pelas dívidas
Interposição de embargos de terceiro, sob alegação de falta de notificação da esposa acerca de de
Contestação em que se alega preliminares de ilegitimidade passiva e inépcia da inicial
Medida cautelar por quem será favorecido
Apelação sob alegação de abuso contratual por parte de instituição financeira
Apelação em face de sentença que julgou pela procedência de ação reivindicatória, requerendo seja
Ação de usucapião urbano onde foram feita benfeitorias
Pedido de indenização por dano moral, ante à falsificação de assinatura do autor para incluí-lo e
Manifestação por parte de autor acerca de pedido de soltura do alimentante
Ação declaratória de impugnação ao valor da causa
Razões de agravo de instrumento por indeferimento da AJG
Réplica de ação ordinária para revisão de contrato