Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Contratos Compra e venda Compra e venda mercantil (05)

Contratos - Compra e venda - Compra e venda mercantil (05)


 Total de: 15.244 modelos.

 
Instrumento particular de promessa de compra e venda.

 

INSTRUMENTO PARTICULAR DE PROMESSA DE COMPRA E VENDA

CONTRATO DE PROMESSA DE COMPRA E VENDA MERCANTIL E OUTROS PACTOS, NA FORMA ABAIXO:

SAIBAM QUE COMPARECERAM DE UM LADO, ........................, SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA, COM SEDE NA CIDADE DE ....................................., ESTADO DO ..............................., NA RUA .................., N.º .........., INSCRITA NO CNPJ/MF SOB N.º ............................................., E ESCRITÓRIO NA CIDADE DE .............................., NO ESTADO DO ............................, NA RUA ........................, N.º ..............., NESTE ATO REPRESENTADA POR SEU GERENTE REGIONAL DE AUTOMOTIVOS DO ....................................... E DE .................................., SR. .................. ................., DAQUI POR DIANTE DESIGNADA ".....................". E DE OUTRO LADO, ........................, COM SEDE NA RUA ........................................, N.º ............., NA CIDADE DE .................., ESTADO DO ......................., INSCRITA NO CNPJ/MF SOB N.º ..........................., NESTE ATO REPRESENTADA POR ......................................., BRASILEIRO, CASADO, COMERCIANTE, PORTADOR DO RG N.º ......................... E INSCRITO NO CPF/MF SOB O N.º .........................., RESIDENTE E DOMICILIADO NA RUA ........................................, N.º ............., BAIRRO ......................................., NA CIDADE DE ....................................., ESTADO DO ...................................., DORAVANTE DENOMINADA "PROMISSÁRIA-COMPRADORA", E PERANTE AS MESMAS TESTEMUNHAS, OS REPRESENTANTES DAS PARTES CONTRATANTES DECLARAM QUE TÊM JUSTO E ACORDADO O PRESENTE CONTRATO DE PROMESSA DE COMPRA E VENDA MERCANTIL E OUTROS PACTOS, QUE SE REGERÁ PELAS SEGUINTES CLÁUSULAS E CONDIÇÕES:

CLÁUSULA PRIMEIRA

1.1 - A .......................... promete vender à PROMISSÁRIA-COMPRADORA e esta, por sua vez, promete comprar da ..........................., com exclusividade, durante o prazo de 120 (cento e vinte) meses, a partir de ........./........../........... e a terminar em ........./........./.........., as quantidades mínimas mensais de produtos derivados de petróleo e álcool hidratado abaixo relacionadas.

Período de ........../.......... à ........../..........:

a) Gasolina ............ (...............) Litros

b) Óleo Diesel ............ (.............) Litros

c) Álcool Hidratado ............ (.............) Litros

d) Óleos Lubrificantes ......... (...........) Litros


Período de ........../.......... à ........../..........:

a) Gasolina ......... (.............) Litros

b) Óleo Diesel .......... (...........) Litros

c) Álcool Hidratado ............. (........) Litros

d) Óleos Lubrificantes ....... (.......) Litros


Período de ......./....... à ......./.......:

a) Gasolina .......... (..............) Litros

b) Óleo Diesel ....... (................) Litros

c) Álcool Hidratado ........... (...............) Litros

d) Óleos Lubrificantes ..... (...........) Litros


Período de ........../.......... à ........../..........:

a) Gasolina ......... (................) Litros

b) Óleo Diesel ......... (................) Litros

c) Álcool Hidratado ........... (.............) Litros

d) Óleos Lubrificantes .......... (............) Litros


1.1.1 - Os produtos discriminados no item anterior destinam-se à revenda, pela PROMISSÁRIA-COMPRADORA, na sua atividade de comércio, no posto de serviços e/ou abastecimento de veículos, situado na Rua ..................................................................., n.º ............., na Cidade de ................................., Estado do .............................., ou onde vier a ser instalado, em substituição ao endereço mencionado acima.

1.2 - O prazo de que trata o item 1.1 desta cláusula ficará automaticamente prorrogado pelo tempo necessário à efetivação da aquisição total de cada um dos produtos mencionados naquele item, por parte da PROMISSÁRIA COMPRADORA, sem prejuízo do disposto na cláusula 1.2.2, caso a mesma, por qualquer motivo, não consiga satisfazer a referida obrigação no prazo previsto.

1.2.1 - A prorrogação de que trata o item 1.2 ou a aquisição de quantidade superior à mínima mensal, não poderá ser entendida como liberação expressa ou tácita da exclusividade prevista neste contrato, bem como liberação da obrigação de adquirir as quantidades mínimas mensais dispostas no item 1.1 do presente durante o prazo contratual.

1.2.2 - Anualmente serão apuradas as quantidades de produtos adquiridos pela PROMISSÁRIA-COMPRADORA. Caso esta tenha adquirido quantidade menor que o pactuado no presente contrato, poderá a ............................... aplicar-lhe uma multa equivalente a 10% (dez por cento) da sanção estabelecida no item 4.2, sem prejuízo das demais penalidades previstas neste instrumento.

1.3 - Aplica-se também a obrigatoriedade de aquisição exclusiva de que trata o item 1.1 ao gás natural, ao de refinaria e aos produtos derivados de outras fontes de energia, que sejam equivalentes ou sucedâneos dos combustíveis referidos naquele item.

1.4 - O disposto no item 1.3 restringe-se aos produtos que sejam da linha de comercialização e/ou distribuição da ....................... .

1.5 - O prazo de vigência deste contrato ficará automaticamente renovado por iguais períodos, caso não seja denunciado por qualquer das partes, por escrito, com antecedência mínima de 360 (trezentos e sessenta) dias do seu término ou do término de cada renovação.

CLÁUSULA SEGUNDA

2.1 - Os produtos objeto deste contrato, salvo o disposto no item 2.2, serão vendidos pela .......................................... à PROMISSÁRIA-COMPRADORA sendo faturados pelos preços praticados pela .........................................., vigentes no dia e local da entrega.

2.1.1 - Os preços de que trata o item anterior não poderão ultrapassar o valor correspondente a 140% (cento e quarenta) do preço ........................, pago pela .........................., acrescido do frete, tributos e encargos.

2.2 - O disposto no item supra não se aplicará aos produtos que se encontrem tabelados pelo Governo, enquanto permanecerem nesta situação.

2.3 - Os produtos vendidos pela ........................................ serão medidos nos seus depósitos e faturados para pagamento à vista, contra-entrega.

2.4 - A ................................................. poderá, a seu exclusivo critério e em caráter especial e temporário, conceder condições de pagamento diferentes da estipulada no item 2.3, o que não constituirá direito da PROMISSÁRIA-COMPRADORA, podendo ser suspensas, a qualquer tempo, por iniciativa da ......................... .

2.4.1 - O pagamento a que se refere o item 2.3 deverá ser efetuado nos escritórios da ............., situados na Rua ............ ........, n.º ..............., ou em outro local por ela expressamente indicado para este fim.

2.5 - Ocorrendo atraso no pagamento de faturas, a PROMISSÁRIA- COMPRADORA pagará à ............................................. o débito atualizado monetariamente, acrescido de juros de mora "pro-rata" de 1% (hum por cento) ao mês e multa de 10% (dez por cento), sendo que os encargos pela mora incidirão a partir da data de vencimento dos respectivos títulos.

CLÁUSULA TERCEIRA

3.1 - O presente contrato poderá ser rescindido de pleno direito, a critério da parte inocente, independentemente de notificação ou interpelação judicial ou extrajudicial, com a aplicação à parte infratora da penalidade prevista no item 3.2, ocorrendo qualquer das seguintes hipóteses:

3.1.1 - Inadimplemento de qualquer cláusula ou condição deste instrumento;

3.1.2 - Liquidação judicial ou extrajudicial de qualquer das partes;

3.1.3 - Falência ou concordata requerida, decretada ou homologada da PROMISSÁRIA-COMPRADORA;

3.1.4 - Impontualidade da PROMISSÁRIA-COMPRADORA no pagamento de fatura de compra de produto à ..........

3.2 - A rescisão deste contrato sujeitará a parte infratora ao pagamento a parte inocente de uma multa compensatória cobrável por inteiro, cuja importância monetária corresponderá, relativamente a cada produto disposto no item 1.1, à diferença entre as quantidades totais de produtos que a PROMISSÁRIA-COMPRADORA comprometeu-se a comprar e aquelas efetivamente adquiridas, multiplicadas pelo percentual correspondente à margem de venda praticada pela ........................ para cada um dos produtos, na data de pagamento da multa, conforme a fórmula abaixo:

MULTA (em volume) = (QT - QA) x PERCENT, onde,

QT = quantidade total de cada produto, cuja a PROMISSÁRIA-COMPRADORA obrigou-se a adquirir.
QA = quantidade de cada produto efetivamente adquirida pela PROMISSÁRIA-COMPRADORA.
PERCENT = Percentual relativo à margem de venda do produto na data do pagamento.

O valor da multa será obtido multiplicando-se o Volume encontrado pelo respectivo preço na ocasião do pagamento da multa.

CLÁUSULA QUARTA

4.1 - Este contrato terá sua aplicação suspensa ocorrendo motivo de força maior ou caso fortuito que impeça seu cumprimento por qualquer das partes prosseguindo sua execução logo que cesse a causa que ensejou suspensão.

4.1.1 - Inclui-se, entre os motivos de força maior ou caso fortuito, a impossibilidade de funcionamento do posto de serviços e/ou de abastecimento a que se refere o item
1.1.1, decorrente da necessidade do cumprimento de formalidades legais junto ao DNC ou a outras autoridades públicas, exigíveis para sua inauguração e/ou funcionamento.

4.2 - Ocorrendo a suspensão, o prazo de vigência do presente contrato ficará automaticamente prorrogado pelo tempo necessário à compensação do prazo em que o contrato teve a sua execução suspensa.

4.3 - Terminado o período de suspensão, ocorrendo infração a qualquer das obrigações ora assumidas pelas partes, dar-se-á a rescisão automática do presente contrato, com a aplicação à parte infratora da multa prevista no item 3.2.

CLÁUSULA QUINTA

5.1 - A PROMISSÁRIA-COMPRADORA obriga-se a ressarcir à .................. por eventuais multas que a esta última sejam aplicadas em decorrência do não cumprimento, pela PROMISSÁRIA-COMPRADORA, das ordens e instruções do Departamento Nacional de Combustíveis - DNC e/ou de outros órgãos competentes para disciplinar a comercialização e distribuição de produtos derivados de petróleo, álcool hidratado e produtos de outras fontes de energia.

CLÁUSULA SEXTA

6.1 - A PROMISSÁRIA-COMPRADORA franqueará à ..... os registros necessários à apuração do fiel cumprimento deste contrato.

CLÁUSULA SÉTIMA

7.1 - As obrigações aqui assumidas são extensivas aos cessionários e/ou sucessores das partes contratantes e a todas as pessoas que vierem a operar o referido posto e/ou subrogar-se na atividade da PROMISSÁRIA-COMPRADORA, seja a que título for, somente ficando desobrigada qualquer das contratantes mediante a anuência escrita da outra parte.

7.2 - A PROMISSÁRIA-COMPRADORA fica obrigada a: a) se for proprietária do imóvel onde esta situado o estabelecimento mencionado no 1.1.1, respeitadas as preferências legais, a dar preferência à ............................... no caso de cessão da locação no mencionado imóvel, em igualdade de condições com terceiros, mediante comunicação escrita, com comprovante de entrega, consignando o prazo de 30 (trinta) dias para o exercício de tal preferência, sob as penas do item 3.2; b) a utilizar das vias legais próprias para obter a renovação da locação, e mantê-la, caso o imóvel onde se encontra o estabelecimento indicado no subitem 1.1.1 seja locado, sob pena do pagamento da multa prevista no item 3.2.

CLÁUSULA OITAVA

8.1 - O fornecimento dos produtos indicados no item 1.1 é subordinado às condições normais de suprimento do mercado e sujeito às alterações que forem impostas pelo DNC e/ou por outros órgãos competentes para disciplinar o abastecimento de derivados de petróleo, álcool hidratado e outras fontes de energia, inclusive no que se refere a preços, prazos de entrega e de pagamento.

CLÁUSULA NONA

9.1 - A tolerância quanto a eventuais infrações ao presente contrato não constituirá renúncia aos direitos que são conferidos a ambas as partes.

CLÁUSULA DÉCIMA

10.1 - Assinam o presente instrumento, na qualidade de fiadores e principais pagadores, solidariamente responsáveis com a PROMISSÁRIA-COMPRADORA pelo integral cumprimento de todas as cláusulas e condições deste contrato, até a efetiva entrega do imóvel, suas benfeitorias, pertences e acessórios, bem como pelo pagamento de todos e quaisquer débitos da PROMISSÁRIA-COMPRADORA para com a .......................................... contraídos durante a vigência deste contrato, notadamente o pagamento de fornecimento pela .............. de derivados de petróleo, álcool hidratado e materiais, e por todas as obrigações que possam advir pela indevida utilização dos produtos de terceiros eventualmente depositados no Posto, o Sr. ....................., brasileiro, casado, comerciante, portador de RG n.º ............................... e inscrito no CPF/MF sob n.º .............................., e sua mulher ....................., brasileira, casada, comerciante, portadora de RG n.º ................................. e inscrita no CPF/MF sob o n.º ..................................., ambos residentes e domiciliados na rua ..................., n.º .........., Bairro ........................, Cidade ........................, Estado ....................... .

10.2 - Os fiadores renunciam expressamente, como principais pagadores, ao benefício de ordem para nomeação dos bens da PROMISSÁRIACOMPRADORA, conforme prevê o artigo 828 do Novo Código Civil, bem como ao que dispõe o artigo 835 do mesmo código.

10.3 - A obrigação ora assumida será mantida nas hipóteses do artigo 838 do Novo Código Civil, bem como nos casos de novação, fusão ou incorporação da afiançada.

10.4 - Obrigam-se ainda os fiadores, sempre que for solicitado pela ...................., a renovarem seus cadastros, inclusive comunicando qualquer alteração ocorrida em seu patrimônio.

10.5 - A PROMISSÁRIA-COMPRADORA se compromete, desde já, a apresentar novos fiadores, no prazo máximo de 15 (quinze) dias, caso ocorra qualquer fato modificativo ou impeditivo da fiança ora apresentada. A aceitação dependerá sempre da prévia anuência da ................................., dependente das condições econômico-financeiras do indicado.

10.6 - As garantias ora prestadas abrangerão também os contratos anteriormente celebrados pela PROMISSÁRIA-COMPRADORA com a .........................., assim como os débitos correspondentes.

CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA

11.1 - A PROMISSÁRIA-COMPRADORA se compromete a não fazer e a impedir que se faça, no estabelecimento mencionado na cláusula primeira, e nos documentos de sua emissão, qualquer publicidade, concessão de brindes, colocação de estandes, faixas, ou, de qualquer forma, promover ou divulgar produtos de sociedades que atuem no mesmo ramo de atividade da ............................ .

11.2 - Compromete-se, também, a PROMISSÁRIA-COMPRADORA a manter em condições impecáveis à imagem da ................, zelando pelo bom desempenho do pessoal contratado, por boas condições de apresentação, higiene, limpeza, conservação e iluminação do estabelecimento.

11.3 - Os produtos vendidos pela ...................... serão testados, no que concerne ao atendimento de suas especificações, pela PROMISSÁRIA-COMPRADORA, no ato de seu recebimento.

11.4 - Os produtos objeto do presente contrato deverão ser armazenados pela PROMISSÁRIA-COMPRADORA em perfeitas condições, as quais deverão ser periodicamente por ela verificadas, cabendo à PROMISSÁRIACOMPRADORA, ainda, observar todas as recomendações que receber da ........... nesse sentido, de modo a evitar qualquer tipo de contaminação dos citados produtos que possa, inclusive, comprometer o meio ambiente ou prejudicar a segurança de terceiros.

11.5 - Em caso de contaminação do produto armazenado, o fornecimento aos consumidores pela PROMISSÁRIA-COMPRADORA deverá ser suspenso e o fato comunicado imediatamente à ..................... para a adoção das devidas providências.

CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA

12.1- Caso a PROMISSÁRIA-COMPRADORA venha a proceder alteração em seu Contrato Social que importe mudança da razão social, cessão, transferência ou gravame de quotas sociais, alteração da administração ou gerência ou qualquer outra modalidade que importe modificação ou transferência de responsabilidade dos sócios, a ................... deverá ser notificada no prazo de 72 (setenta e duas) horas através do Cartório de Registro de Títulos e Documentos.

CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA

13.1 - As partes atribuem a este contrato, apenas para efeitos fiscais, o valor de R$ ...... (..............).

CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA

14.1 - A PROMISSÁRIA-COMPRADORA e a ................. declaram, para todos os fins e efeitos legais, que as condições constantes do
presente instrumento resultaram de negociação havida entre as partes.

CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA

15.1 - Fica certo que, com a exclusão de qualquer outro, o foro deste contrato é o da Cidade de .................., Estado do ........., bem como que, em caso de litígio, a parte inadimplente arcará com as despesas judiciais e extrajudiciais, além dos honorários de advogado calculados na base de 20% (vinte por cento) do valor da condenação.

E por estarem assim justos e contratados, assinam o presente instrumento em 02 (duas) vias, de idêntico teor, na presença de 02 (duas) testemunhas abaixo nomeadas.

E, por estarem firmados

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

__________________________
PROMISSÁRIA COMPRADORA

_______________________
PROMITENTE VENDEDOR

______________________
FIADORES

____________________
TESTEMUNHAS(1)
CPF:

____________________
TESTEMUNHAS(2)
CPF:


Veja mais modelos de documentos de: Contratos - Compra e venda