Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Execução pedindo a penhora on line ao bacen

Petição - Civil e processo civil - Execução pedindo a penhora on line ao bacen


 Total de: 15.244 modelos.

 
Execução pedindo a penhora on line ao bacen

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

Processo nº

______, qualificado nos autos da AÇÃO DE EXECUÇÃO DE TÍTULO EXECUTIVO EXTRAJUDICIAL movida contra ____, vem respeitosamente à presença de V. Exª. dizer e requerer o que segue:

1. Os bens nomeados à penhora pelo Executado à fl. ___, não possuem praticamente nenhum valor comercial, sendo de difícil liquidação e insuficientes à satisfação do crédito existente, conforme se verifica nos documentos anexos.
2. Assim, o Exeqüente vem postular a penhora on-line ou, caso este meio não esteja disponível, o bloqueio de eventuais ativos em nome do devedor, mediante expedição de ofício ao BACEN.
3. De acordo com a nova redação do art. 655 do CPC, alterado pela Lei nº 11.382/06, o dinheiro, em espécie ou em depósito ou aplicação em instituição financeira, passou a figurar como primeira alternativa na ordem de bens quando da realização da penhora, devendo a mesma recair sobre bem do devedor que efetivamente assegure a satisfação do crédito, impedindo a perpetuação do débito.
4. A Lei citada anteriormente, acresceu o art. 655-A ao CPC, permitindo que o julgador tenha acesso aos dados financeiros da parte executada, utilizando o sistema Bacen-Jud, podendo, assim, efetuar o bloqueio de valores, autorizando a penhora on-line:

"Art. 655-A. Para possibilitar a penhora de dinheiro em depósito ou aplicação financeira, o juiz, a requerimento do exeqüente, requisitará à autoridade supervisora do sistema bancário, preferencialmente por meio eletrônico, informações sobre a existência de ativos em nome do executado, podendo no mesmo ato determinar sua indisponibilidade, até o valor indicado na execução.[...]".

5. Não obstante se tenha presente a norma inserta no art. 620, do CPC, no sentido de que a execução deve se processar pelo meio menos gravoso ao devedor, havendo dinheiro passível de ser penhorado, este é o bem que deve ser constrito, conforme o estabelecido pelo art. 655, I, do CPC.
6. A disponibilidade em dinheiro é o meio legal mais eficaz para garantir a execução, possuindo precedência legal sobre qualquer outro bem.
7. Desta forma, a fim de possibilitar a penhora de dinheiro em depósito ou aplicação financeira, o Exeqüente postula a solicitação de informações sobre a existência de ativos em nome do Executado, devendo ser determinado sua indisponibilidade, até o valor objeto da execução.
Isto posto, requer seja determinada a requisição de informações à autoridade supervisora do sistema bancário, preferencialmente por meio eletrônico (Bacen-Jud), sobre a existência de ativos em nome do Executado, devendo ser determinado sua indisponibilidade, até o valor indicado na execução.

Termos em que
Pede Deferimento
_____, __ de ____ de ____.

ADVOGADO
OAB


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Ação interposta para obtenção de divisão de imóvel em condomínio, tendo em vista descumprimento d
Pedido de pagamento das custas processuais
Ação anulatória perante cheque furtado
Agravo de instrumento de indeferimento da AJG
Ação civil pública proposta contra empresa de plano de saúde
Execução de sentença e expedição de requisitório
Ação civil pública proposta em face de aumento abusivo de tarifas no transporte público
Impugnação à contestação, em ação de cobrança, alegando-se renúncia ao benefício de ordem, incabi
Purgação da mora em despejo por falta de pagamento
Ação de indenização por danos morais e materiais, tendo em vista atraso de embarque e extravio de
Ação ordinária para concessão de benefício previdenciário
Impugnação à contestação em ação de busca e apreensão, na qual a autora afirma desconhecer a devo