Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Execução fiscal para novo cálculo

Petição - Civil e processo civil - Execução fiscal para novo cálculo


 Total de: 15.244 modelos.

 

PETIÇÃO - SÍNDICO - EXECUÇÃO FISCAL - NOVO CÁLCULO

Exmo. Sr. Dr. MM. Juiz de Direito da _ª Vara Cível.

Comarca de _______-__

Execução Fiscal nº _________

_____________, síndico da Massa Falida de _____________ S/A, nos autos da execução fiscal nº _____________, movida pelo ESTADO DO ______________, vem, respeitosamente, a presença de V. Exª. para dizer e requer o que segue.

1. O cálculo elaborado pela Srª. Contadora a fls., não está de acordo com os mandamentos insculpidos no Decreto-lei nº 7.661/45, o qual veda, expressamente, a cobrança de multa moratória e juros das massas falidas.

2. O Supremo Tribunal Federal firmou entendimento no sentido da impossibilidade da cobrança de multa moratória de massas falidas, sendo matéria pacificada naquela Corte.

3. O Excelso Pretório, inclusive, editou a seguinte súmula:

"Súmula 565: A multa fiscal moratória constitui pena administrativa, não se incluindo no crédito habilitado em falência".

4. Quanto aos juros, o art. 26 do Decreto-Lei nº 7.661/45 é claro:

"Art. 26. Contra a massa não correm juros, ainda que estipulados forem, se o ativo apurado não bastar para o pagamento do principal. "

5. Corroborando com a tese ora esposada, citamos abaixo, aresto do Egrégio Tribunal Federal da 4ª Região, que entende não correrem juros nem multa moratória contra massa falida:

PROCESSUAL CIVIL. EXECUÇÃO FISCAL CONTRA MASSA FALIDA. EXCLUSÃO DE JUROS E MULTA.

Contra a massa não correm juros se vencidos após a decretação da quebra (artigo 26, caput, do Decreto-Lei nº 7.661/45).

A multa fiscal moratória constitui pena administrativa, não se incluindo no crédito habilitado em falência (Súmula 565 do STF).

Inaplicável o artigo 9º do Decreto-Lei nº 1.893/81, conquanto já declarado pelo Plenário do extinto TFR sua inconstitucionalidade formal.(Agravos de Instrumento nºs 940433816-8/RS, 940433817-6/RS, 940433818-4/RS, 940433819-2/RS, 940433820-6/RS, 940433821-4 - RS E 940433822-2/RS, 2ª Turma do TRF da 4ª Região, Rel. Juíza Tânia Escobar, j. 31.08.95, un.)..

DIANTE DO EXPOSTO, requer seja determinada o retorno dos autos a contadoria para que seja refeito o cálculo de fls., devendo para tanto ser observado o disposto na súmula nº 565 do STF e do artigo 26, caput, do Decreto-Lei nº 7.661/45.

N. T.

P. E. Deferimento

______________, __ de ____ de 20__.

_____________

OAB/UF nº ____

Síndico


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Ação de repetição de indébito, movida por condomínio
Ação de execução de alimentos de ofíci para desconto em folha de pagamento
Ação revisional de alimentos
Divergência quanto a nomeação de árbitro a ser substituído
Informações acerca do nome e endereço do advogado da requerida, uma vez que, já marcada audiência
Interposição de exceção de incompetência relativa
Ação cautelar para sustação de protesto de duplicata, sob alegação de iliquidez e inexigibilidade
Ação revisional de contrato de abertura de crédito
Contestação à ação de ressarcimento onde autora quer reembolso dos valores
Pedido de separação de corpos em face de violência proferida por cônjuge varão
Requerimento de revogação de procuração pública
Publicação do aviso aos credores