Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Contestação de ação de manutenção de posse

Petição - Civil e processo civil - Contestação de ação de manutenção de posse


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO DE MANUTENÇÃO DE POSSE - CONTESTAÇÃO

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ____ª VARA _______

COMARCA DE ____________

MUNICÍPIO DE ____________, pessoa jurídica de direito público interno, com sede na Rua ____________, por seus procuradores judiciais, que recebem intimações no endereço ____________, vem, mui respeitosamente, no prazo legal - arts. 930, c/c 188, ambos do CPC, perante Vossa Excelência, apresentar

CONTESTAÇÃO à Ação de Manutenção de Posse movida por ____________ (nome do autor), processo nº ____________, pelos seguintes motivos:

SÍNTESE DOS FATOS

1 - O autor ajuizou a presente ação alegando ter sido turbado em sua posse, por ato do Secretário Municipal de Obras, que o notificou para desocupar o imóvel em 30 dias, a fim de que possam ser iniciadas as obras anunciadas.

2 - O autor afirmou que não há ato administrativo que tenha declarado seu imóvel de utilidade pública, sendo ilegal a determinação do Município, por seu agente, pelo que, requereu a manutenção da posse.

PRELIMINARMENTE

Da falta de interesse processual do autor

3 - O autor, há _____ meses, procurado por agentes municipais, concedeu autorização para o Município dar início às obras públicas que absorverão o imóvel do autor, comprometendo-se a desocupá-lo até a data de _______

4 - Passado o prazo, o Município, considerando a autorização concedida pelo autor (doc.), notificou-o para que cumprisse o anteriormente avençado, já que a empresa que realizará as obras já foi contratada.

5 - Assim, tendo o autor autorizado a imissão da Municipalidade na posse de seu imóvel, conforme se depreende do documento anexo, não tem, esse, interesse processual, uma vez que legítima a ação do ente público.

6 - Face ao exposto, é de ser extinto o processo, sem julgamento do mérito, forte nas disposições do art. 267, VI, do CPC, por ser carecedor de ação.

MÉRITO

7 - No mérito melhor sorte não assiste o autor, merecendo ser desacolhida sua pretensão.

8 - O Município, ao contrário do que alega o autor, editou o Decreto nº ___, no qual declara de utilidade pública vários imóveis, para fins de realização da obra _______ O aludido Decreto foi publicado no Diário Oficial ______, em _______

9 - O imóvel do autor, por um lapso, não constou do supracitado Decreto, o que, posteriormente, ocasionou a edição do Decreto nº _____, de _______, publicado no Diário Oficial _________, em ____________, declarando de utilidade pública exclusivamente o imóvel desse.

10 - Como, ao todo, serão vários os expropriados, o Município convocou a todos, propondo, para cada qual, uma quantia para indenização e, em contrapartida, requerendo a imissão na posse do bem.

11 - Todos aceitaram as condições (docs.), inclusive o autor, que assinou a documentação (doc.). Ocorre que, em virtude do tempo transcorrido entre essas negociações e a edição do Decreto declarando de utilidade pública o imóvel do autor, passaram-se _____ meses.

12 - O autor não mais aceita o valor ofertado, embora tenha lhe sido ofertada a correção monetária apurada durante o período. Em razão disso, apenas na forma verbal, disse não mais autorizar o ingresso em seu imóvel.

13 - Todavia, como é cediço, os atos somente poderão ser desfeitos por igual modo em que foram constituídos, não sendo válida a desautorização verbal se a autorização foi realizada na forma escrita.

14 - Em assim sendo, não é ilegal o ato do Município em notificar o autor para desocupar o imóvel que ele mesmo autorizou o seu ingresso, tampouco a demolição dos muros divisórios, uma vez que seus confinantes autorizaram a imissão de posse da Municipalidade nas áreas respectivas, tendo esses, inclusive já percebido as indenizações pela expropriação dos imóveis (docs).

15 - Ademais, apenas para informar, o Município ajuizou ação expropriatória, processo nº ____________, o qual ainda não obteve despacho inicial do MM. Juízo, todavia já tendo sido efetivado o depósito prévio.

Em assim sendo, deve a presente ação ser julgada improcedente, em todos os seus termos, requerendo-se:

a) seja a presente peça contestacional juntada aos presentes autos de nº ____________, porque tempestiva;

b) seja acolhida a preliminar de falta de interesse processual do autor, extinguindo-se o processo, sem julgamento do mérito, por ser carecedor de ação, nos termos do art. 267, VI, do CPC;

c) não sendo acolhida a preliminar de carência de ação, seja no mérito julgada improcedente a presente demanda, por ser legal e legítima a ação do Município de ____________, por seu agente, condenando o autor aos ônus sucumbenciais;

d) seja oportunizada a produção de todas as provas em direito admitidas, em especial a prova testemunhal, a prova documental e o depoimento pessoal do autor.

Termos em que

Pede juntada e deferimento.

____________, ___ de __________ de 20__.

Advogado

Nº OAB


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Execução de título judicial contra banco
Ação de execução de alimentos de ofíci para desconto em folha de pagamento
Pedido de oitiva de perito em audiência
Direito de regresso, por parte de seguradora, contra o causador do sinistro
Ação de indenização por danos morais e materiais, em decorrência de extravio de bagagem.
Contestação à ação de reparação de danos, sob alegação de inexistência de culpa do motorista e im
Ação de usucapião extraordinária (05)
Busca e apreensão de automóvel alienado
Interposição de agravo de instrumento, ante decisão do juiz acerca da necessidade de averbação do
Pedido de indenização contra empresa aérea pela ocorrência de extravio de bagagem de passageiro
Razões de apelação em ação de indenização
Pedido de nulidade de contrato de franquia, ante a falta de informações do negócio