Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação declaratória

Petição - Civil e processo civil - Ação declaratória


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO DECLARATÓRIA - ART 4°, I DO CPC

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ____ª VARA CÍVEL

COMARCA DE _________ - UF

____________, brasileiro, casado, comerciante, residente e domiciliado a Av. ____________, n° ____, bairro __________, CEP ___, nesta cidade, portador do CPF nº ____________, por intermédio seu advogado ao final assinado (doc. anexo), com escritório situado à rua _________, n°___, bairro ____, também nesta cidade, onde recebe intimações, vem, respeitosamente, à presença de V. Exa. interpor, com fulcro no art. 4.º, inciso I, do Código de Processo Civil, a presente AÇÃO DECLARATÓRIA contra _____________, brasileiro, casado, vendedor, residente e domiciliado a rua ____________, n° ____, bairro __________, CEP ___, igualmente morador desta cidade, em vista das seguintes razões de fato e de direito:

I) Na data de __/__/__, o autor firmou com o réu, um contrato de compra e venda de um terreno urbano situado nesta cidade, à rua _______, no bairro _________, conforme cópia do contrato incluso, Doc. 02.

II) Este imóvel possui as seguintes confrontações e limites, localizado na Rua ______, lado ímpar, com a área de 553,00m2 (quinhentos e cinqüenta e três metros quadrados), confrontações ao Norte, com 39,50m com terras de _________, ao Sul 39,50m com terras de _________, ao Leste com 14,00 com terras do _________ e ao Oeste, com 14,00m com testada para a Rua _________. Em anexo, certidão de registro de imóveis, descrição do lote e planta de situação e localização, Docs. 03/04.

III) Na cláusula n.º 3 do supracitado contrato, estabeleceu-se que caberia ao vendedor, ora réu, as despesas cartorárias e de registro do imóvel, porém na cláusula n° 7 menciona-se que a situação encontra-se definitivamente resolvida entre as partes com o pagamento da última parcela, o que ocorreu em __/__/__, portanto não foi estipulado um prazo para a transferência de propriedade e seu respectivo registro, que deve ser pago pelo vendedor. Isso suscitou uma dúvida de quando seria a época correta para o registro do novo proprietário, o autor entende que isso deveria se proceder imediatamente após o pagamento da última parcela, o autor procurou por várias vezes o réu que esquivou-se de sua obrigação alegando falta de tempo e dizendo que como não há prazo estipulado para realizar a transferência, este poderia fazê-la a qualquer tempo, dependendo de seu alvedrio a regularização da situação.

IV) O autor tem seu direito baseado na lei e também na força sumular do STJ:

Súmula n.º 181 do Superior Tribunal de Justiça: "É admissível ação declaratória, visando a obter certeza quanto à exata interpretação de cláusula contratual".

V) Pela dúvida demonstrada, encontra-se o autor impossibilitado de ver concluída a relação contratual com o réu, havendo motivo suficiente para a propositura da presente ação declaratória, tendo como norte a sentença declaratória com a interpretação das cláusulas obscuras acima referidas o autor espera deslindar esse contrato e ter seu direito satisfeito.

"Ex Positis", requer:

a) A citação do réu, no endereço supracitado, para contestar, querendo, os termos da presente ação, acompanhando-a até final decisão;

b) Requer-se ainda a declaração da interpretação das cláusulas 3ª e 7ª do acima citado contrato de compra e venda, condenando-se o réu nos efeitos sucumbenciais.

Dá-se como valor da causa, apenas para fins de alçada R$ _______

Termos em que,

P. E. Deferimento

___________, __ de ___________ de 20__.

______________
Advogado

OAB - __ n°____


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Contestação aos embargos de terceiro interpostos por credor fiduciário, sob alegação de intempest
Ação anulatória perante cheque furtado
Autorização judicial para alienação do imóvel, no caso de viagem do herdeiro
Atentado em face de violação de ordem judicial, inscrevendo nome de consumidor no SERASA
Ação declaratória de rescisão de contrato de arrendamento mercantil, cumulada com perdas e danos
Pedido de certidão de inteiro teor da penhora
Ação de busca e apreensão de veículo (03)
Embargos de declaração por obscuridade e omissão da decisão
Manifestação acerca da afirmativa feita pelo réu de que pagou os valores referentes aos alimentos
Pedido de sub-rogação e alienação de imóvel
Memoriais apresentados pela ré, alegando-se a inexistência de nexo de causalidade entre a morte d
Pedido de majoração de alimentos, em face da melhoria da situação do alimentante