Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação de desapropriação indireta

Petição - Civil e processo civil - Ação de desapropriação indireta


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO DE DESAPROPRIAÇÃO INDIRETA

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA __ª VARA DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE ______________

____________, brasileiro, casado, professor, RG n.º ____________ (SSP/__), CPF n.º ____________, e ____________, brasileira, casada, artista plástica, CPF n.º ____________, ambos residentes e domiciliados à Rua ____________, ____, CEP ______-___, ____________, ____________, ___, por seu procurador ao fim assinado, nos termos do incluso instrumento de mandato (Docs. 1 e 2), o qual recebe intimações à Rua ____________, ____, s. ____, ____________, CEP ______-___, Fone/Fax ____________, ____________, vêm respeitosamente a presença de V. Exª. propor, Ação de Procedimento Ordinário, também denominada de

DESAPROPRIAÇÃO INDIRETA

contra o Município de _______________, pessoa jurídica de direito público interno, com sede à rua ______________, n.º __, na Comarca de ___________, pelo que passa a expor e requerer:

1. Adquiriram os autores, através de compromisso particular de compra e venda, um imóvel sendo constituído de um lote urbano, localizado na Rua ______, nesta cidade, lado ímpar, com a área de 360,00m2 (trezentos e sessenta metros quadrados), com área construída de 100m² (cem metros quadrados), de número 801, com as seguintes medidas e confrontações ao Norte, com 30m com terras de _________, ao Sul 30m com terras de _________, ao Leste com 15m com terras do _________ e ao Oeste, com 15 m com testada para a Rua _________, conforme contido na matrícula n.º _________ do registro de imóveis da Comarca de ____________-___(doc. n.º 03)

2. O terreno foi comprado em prestações de R$ ______, a partir de __/__/__, conforme contrato de compromisso de compra e venda em anexo. (doc. n.º 04).

3. Apesar de quitado no prazo, os ora autores, obtiveram a escritura definitiva do terreno somente em __/__/__

4. Ocorre que o Município de _____________, na data de __/__/__, apossou-se ilegalmente de parte do imóvel, parte essa que mede 10 metros por 2 metros, totalizando 20 metros quadrados, destacados na lateral leste do terreno.

5. A ilegalidade resulta do apossamento que se deu sem a devida desapropriação e via de conseqüência, sem devido e justo pagamento em dinheiro.

6. Assim, não restou outra alternativa aos autores, senão a propositura da presente ação de Desapropriação Indireta, visando a devida e justa indenização.

7. Além da indenização, a ser fixada por Vossa Excelência, são devidos também os juros compensatórios a partir do indevido apossamento e juros moratórios a partir da citação inicial válida, sem prescindir de correção monetária conforme melhor entendimento do direito.

8. Os autores, administrativamente requereram ao Diretor do Departamento do Patrimônio do Município e ao Sr. Prefeito Municipal, na data de __/__/__, uma justa indenização tentando prevenir a presente ação, porém os pedidos dos autores foram todos inexitosos e o processo administrativo que tomou o n.º ___________, foi arquivado sem a solução devida.

9. A Jurisprudência, no campo da Desapropriação Indireta, é pacífica. Senão vejamos:

(colacionar jurisprudências pertinentes ao caso)

Ex Positis, requerem:

Que V. Exa. mande citar o Município de ___________, na pessoa de seus procuradores, sobre os termos da presente ação, para que a contestem, se quiserem, sob pena de aceitação da matéria de fato;

A total procedência da presente ação, condenar o requerido ao pagamento do principal a ser determinado por Vossa Excelência, como indenização, acrescido de juros compensatórios de 12% a.a. a partir do indevido apossamento e juros moratórios, a partir da citação inicial, mais correção monetária;

A condenação do requerido nos efeitos da sucumbência.

Protesta-se pela produção de prova documental, testemunhal, pericial e inspeção judicial e de todos os meios probantes em direito admitidos, desde que moralmente legítimos e obtidos de forma lícita.

Dá-se à presente o valor de R$ ________

N. T.

P. e. Deferimento.

__________, __ de ____ de 20__.

____________

OAB/UF n.º ____


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Ação declaratória incidental para anulação de ato jurídico, tendo em vista cessão de crédito sem
Intimação do perito e do assistente técnico
Medida cautelar inominada, para recebimento de indenização para tratamento de portadores de vírus
Ação ordinária para limitação de dívida cobrada
Pedido de rescisão contratual cumulado com perdas e danos
Ação declaratória de ausência
Ação para reconhecimento de nulidade de contrato de mútuo feneratício com garantia real
Alvará judicial para venda de automóvel
Ação de indenização por danos morais e materiais decorrentes de cobrança de dívida antes do venci
Alegações finais pelo réu, em ação de reparação de danos
Interposição de medida cautelar inominada para depósito de parcelas devidas em decorrência de con
Chamamento ao processo