10 Dicas de Conteúdo para elaborar um bom currículo
 
Siga as seguintes dicas:
1 - Nada de pressa. Prepare-se para dedicar algum tempo à tarefa de criar o seu 
currículo - ele não vai ficar pronto em 10 minutos, e certamente será um tempo 
bem empregado.
2 - Faça um diagnóstico. Procure se informar (no site da empresa, na imprensa ou 
de outra forma) sobre o que fazem as empresas para as quais você vai entregar o 
currículo, e que tipo de profissionais elas procuram. Escreva os currículos 
dando destaque às características que você tem e que se adéquem ao perfil que a 
empresa deseja.
3 - Seja original. Para se inspirar, não há problema em ver modelos de 
currículos divulgados na imprensa ou em sites especializados, mas não os copie. 
Lembre-se que o seu avaliador provavelmente vai receber vários outros iguais a 
aquele modelo, e tudo o que você NÃO quer é ser apenas “mais um”
4 - Seja localizável. As informações de contato são essenciais. Elas devem vir 
no alto, em destaque, na primeira folha. Não procure ser mais extensivo do que o 
necessário: para a minha análise, basta ter o nome completo, telefone fixo, 
telefone celular e e-mail (todos devem estar atualizados e corretos). Informar 
múltiplos telefones fixos ou múltiplos e-mails deve ser evitado, a não ser que 
você tenha uma boa justificativa - o mínimo que se espera de um possível 
contratado é que ele consiga decidir qual o seu telefone e o seu e-mail de 
contato.
5 - Tenha um foco. Se você está procurando ao mesmo tempo uma colocação como 
professor de violão clássico e como programador web, faça um currículo separado 
para cada uma das vagas, sem misturar neles as aptidões tão diferentes entre si. 
Mas não tenha medo de mencionar (mas aí como nota adicional, sem destaque) no 
currículo para uma vaga técnica as suas aptidões artísticas ou humanas, ou 
vice-versa - as empresas não contratam robôs, e muitas vezes têm interesse em 
saber desde cedo como é a pessoa (e não apenas o profissional) que está 
contratando. O mesmo vale para atividades extra-curriculares, trabalhos 
voluntários e outros “extras”.
6 - Seja claro, direto e verdadeiro. Um ponto essencial é incluir a informação 
correta e completa, de forma direta e concisa. Tentar mascarar informações que a 
empresa vá descobrir depois é um risco desnecessário, e pode levar a uma 
posterior avaliação negativa simplesmente pelo fato de você ter tentado.
7 - Escreva de maneira informal, mas corretamente. Leia e releia, remova os 
erros de ortografia e gramática. Pontue, acentue. Entregue para alguém revisar, 
e verifique inclusive os dados e números. A última coisa que você quer é que o 
seu telefone de contato esteja errado. A penúltima coisa que você quer é que a 
presença de erros de digitação levem o seu avaliador a acreditar que você não é 
zeloso, ou que escreve mal.
8 - Seja seletivo. Dificilmente o seu avaliador desejará saber onde você fez o 
pré-escolar, ou o estágio obrigatório para se formar no segundo grau. É provável 
que ele queira saber se você fez cursos de informática ou de formação 
profissional em alguma área, mas o número de vagas para as quais é relevante a 
informação de que você fez curso de piano quando tinha 12 anos é bastante 
limitado. Incluir este tipo de detalhe no currículo é praticamente uma confissão 
de que o candidato não tem nada de mais relevante para informar, ou que não tem 
discernimento do que é importante. Duas boas razões para sair da pilha dos 
currículos que serão chamados para a entrevista…
9 - Inclua o essencial. Em um bom currículo, não podem faltar as informações de 
contato atualizadas, uma caracterização sobre você (nome completo, data de 
nascimento, cidade onde mora, estado civil, se tem filhos) dados sobre as 
experiências profissionais recentes (empregos, estágios - incluindo período e 
atividade desempenhada em cada um deles, no mínimo), a formação acadêmica (com 
detalhes apenas sobre as mais relevantes), e outras atividades e fatos que 
possam ajudar a definir você como profissional: participação em cursos e 
eventos, atividades como instrutor, atividades comunitárias, domínio de idiomas, 
aptidões adicionais (exemplo: dirigir, ter carro próprio…) e outros itens, desde 
que sejam relevantes para a vaga pretendida! 
10 - Capriche no visual. Claro que a parte mais importante do seu currículo é o 
conteúdo, mas você definitivamente não deseja causar má impressão. Imprima com 
capricho, e entregue originais (e não xerox) do seu currículo em cada empresa. 
Se você tiver que corrigir alguma coisa, simplesmente edite e imprima de novo, 
nada de alterar escrevendo com esferográfica sobre o seu original desatualizado. 
Lembre-se que se você caprichar, o seu currículo pode ser o primeiro contato que 
a empresa terá com você. Mas se você não caprichar, é provável que ele seja o 
último.
E lembre-se sempre: nada de excessos. A sabedoria está no equilíbrio!