Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Cartas Convite Convites e Respostas

Cartas - Convite - Convites e Respostas


 Total de: 15.245 modelos.

 

Convites Formais

A seguir encontram-se as principais regras para todos os tipos de convites que precisam ser mais formais:

- Use um cartão simples, nas cores creme ou marfim, com pouca decoração - os ornamentos podem vir em dourado ou relevo.
- Para convites escritos à mão, use um papel simples de boa qualidade - branco ou quase branco.
- As letras em quase todos os convites formais são geralmente impressas em preto. O dourado pode ficar berrante demais. Se os convites forem feitos à mão, use tinta preta.
- Use a terceira pessoa (ele, ela, eles, em vez de eu, você, nós). O Dr. Einstein e Sra. têm o prazer de solicitar a companhia dos Professor Alberto...
-
Não use abreviaturas, como Sab., Capt., Rev. Escreva as palavras por extenso: Sábado, Capitão etc. As abreviaturas básicas, todavia, como Sr., e Sra., são inevitáveis. A abreviatura Dr. também é aceitável.
- Centralize o texto. As únicas parte que não precisam ser centralizadas são o nome do endereçado, que pode vir escrito à mão no canto superior esquerdo do cartão; o endereço do remetente; quando for o caso, a razão do evento; as instruções sobre como responder ao convite, como R.S.V.P.; e as instruções relativas ao traje a ser usado. As três últimas observações são colocadas normalmente no fim do cartão e podem ser dispostas à direita ou à esquerda, conforme parecer melhor.
- Não pontue ao final de cada linha. A pontuação só deve ser usada para separar determinadas palavras numa mesma linha e nas abreviações. Como R.S.V.P. (ou R.s.v.p., que também está correto).

Os convites informais devem incluir os seguintes itens:

- o/s nome/s do/s anfitrião/ões; o/s nome/s do/s destinatário/s; o tipo de evento e, geralmente, o motivo; o endereço onde o evento se realizará; a data e a hora do evento, geralmente nesta ordem: o telefone para o qual ligar em caso de confirmação ou não de presença.

Ao enviar ou responder a um convite formal, use sempre que possível o nome completo da pessoa, incluindo o nome de batismo.

Tradicionalmente, o nome da mulher é omitido se ela é citada junto com o marido (como, por exemplo, Sr. e Sra. Amadeu Azevedo). As crianças com menos de 15 anos são geralmente identificadas por seus nomes de batismo e costumam se listadas junto com os pais.

Convites Informais

Para eventos menos formais, em geral é suficiente um telefonema ou um bilhete escrito à mão.

Num convite informal, use a primeira e a segunda pessoas (eu, nós, você) em vez de a terceira (ele, ela, eles),

Algumas pessoas gostam de usar pequenos cartões dobráveis e "informais" para convites e mensagem pessoais. Eles geralmente são brancos ou cor de creme. Estes cartões podem ter seu nome impresso neles.

Você também pode enviar convites informais nos chamados "cartões de correspondência". Eles em geral têm o tamanho e o formato de um cartão postal e, diferentemente dos cartões informais, não podem ser dobrados. Não parte de cima do cartão, acham-se impressos o endereço, o número do telefone e geralmente o nome do remetente.

Os cartões de correspondência com formato e tamanho de cartão postal devem ser colocados num envelope antes de serem enviados.

R.S.V.P.: Se você estiver enviando convites, sejam eles formais ou informais, e quiser saber com antecedência quem virá ou não, adicione as letras R.S.V.P. - do francês Réspodez, si vous plaît, que significa "responda, por favor". Coloque as letras na parte debaixo do convite, em cima do telefone para o qual a pessoa deve ligar para confirmar a presença.

Respostas

A maneira certa de se aceitar ou declinar um convite vai depender do tipo de convite recebido. Todas as respostas devem ser redigidas à mão, de preferência num papel branco ou creme de boa qualidade. Você também pode usar cartões nos eventos menos formais.

Um bilhete aceitando um convite para casamento pode ser redigido assim:

O Sr. e a Sra. [Nome]
têm enorme prazer em aceitar
o convite feito pelos
Sr. e Sra. [Nome]
para o casamento de sua  filha

[Nome]
com
[Nome]

no sábado, [dia] de [mês] de [ano].

Um bilhete aceitando um convite feito por um amigo para um coquetel pode ser redigido assim:

Caros [Nomes],

Agradecemos muito o convite para sua festa na próxima sexta-feira. É claro que ficaremos encantados em comparecer. Você acha que haverá algum problema se levássemos o irmão de [Nome] que estará hospedado lá em casa por essa época? Achamos que não haveria problema, mas caso haja, por favor ligar para nós.

Agradecemos muito por ter-se lembrado de nós.

Afetuosamente,

[Nomes]

Modelo de Carta de Convite para Evento Social

Para:

Atenção a:  

De: 

Assunto: Convite para evento social 

Prezado Senhor, 

Seu nome tem o prazer de convidá-lo para o motivo do convite, a ser realizado no nome do local, localizado à endereço do local, no dia data, às hh:mm horas. 

Favor confirmar sua presença pelo telefone DDD + telefone, com a Srta. nome.  


Cordialmente,  

nome

 Modelo de Carta de Convite Informal

[Local e data.]   

 

Querida Maria Serena:


Faz muito tempo que a gente não se vê e temos muitas novidades para contar. Tanto eu, quanto meu marido e filho desejamos vê-la e passar algumas horas com você quando de sua vinda a .......................... . Seria possível vir jantar em nossa casa no próximo domingo? Te esperamos às 20 horas.


Juntos poderemos passar uma agradável noite. 


Confirme. Grande abraço.


[Nome]

Modelo de Carta de Resposta Positiva a Convite

Para: 


Atenção a:  


De: 


Assunto: Resposta positiva a convite


Caros senhores,


Nossos diretores, Srs. (as) nome e nome, aceitam e agradecem o convite para motivo do convite.

 

Antecipadamente agradecemos a atenção. 


Saudações,

nome

Modelo de Carta de Resposta Negativa a Convite

Para: 


Atenção a:


De: 
 

Assunto: Resposta negativa a convite

 

Caro Senhor


Peço desculpas por não poder comparecer à motivo do convite de nome, data, pois já tinha compromissos inadiáveis agendados. 

 

Certo de sua compreensão, agradeço sinceramente o convite.

 

Cordialmente,

nome

Veja mais modelos de documentos de: Cartas - Convite