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Cartão de crédito - Quase metade dos que têm cartão de crédito não consegue pagar toda a fatura 

Data: 30/05/2007

 
 

Quase metade dos brasileiros que possuem um cartão de crédito da bandeira MasterCard não consegue pagar o valor total de fatura. A constatação foi divulgada  pela pesquisa "Voice of the Customer", detalhando que o índice daqueles que quitam a conta é de 52%, contra 48% que acabam financiando.

Além disso, a empresa informou que aumentou em 184% o volume transacionado desde 2003, puxado, principalmente, pela expansão dos gastos da baixa renda, que passa cada vez mais a ter acesso ao plástico.

Relacionamento
Por meio de nota, a MasterCard informou que o mercado de cartões de crédito no País cresce vinculado ao relacionamento entre o banco e o consumidor.

"O estudo mostra que, quanto maior for o tempo em que o cliente é usuário de cartão, mais chances de ele vir a ter um segundo plástico", explicou Edlayne Altheman, vice-presidente da MasterCard Advisors no Brasil, lembrando que 50% das pessoas que possuem um segundo ou um terceiro cartão de crédito o têm porque o banco ofereceu.

Gasto médio e atração
O levantamento mostra também que a linha de crédito do cartão tem uma grande influência no gasto médio dos usuários. Quando perguntados sobre quais as prioridades de características que um cartão deveria possuir, 20% dos usuários brasileiros responderam que gostariam de um limite maior de crédito, enquanto 25% das pessoas optariam pela proteção contra as fraudes na hora da compra e apenas 4% gostariam de um programa de recompensas.

Além disso, entre as características que mais atraem os usuários na hora de buscar um novo cartão de crédito, estão: aceitação (77%), proteção contra compras fraudulentas (76%), e anuidades baixas ou inexistentes.

Na América Latina e Caribe
O estudo identificou que, na região da América Latina e do Caribe, 67% dos portadores de cartões possuem um plástico com uma bandeira, enquanto 22% têm dois deles e 11%, três ou mais.

Quando se tem mais de um plástico na mão, existem critérios para a utilização deste ou daquele. Dentre outros fatores, estão maior limite de crédito, menor taxa de juros e maior aceitação no mercado.

Já usos específicos do segundo cartão incluem viagens, acúmulo de prêmios e compras de maior valor.

Sobre a pesquisa
A pesquisa "Voice of the Customer" foi aplicada com dez mil portadores de cartões ativos em dez países da América Latina e do Caribe, entre os quais, Argentina, Bahamas, Brasil, Chile, Colômbia, República Dominicana, Jamaica, México, Porto Rico e Venezuela.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Adriele Marchesini
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