Possibilidades

Vamos voltar à primeira situação que examinamos no início deste artigo. Você está atualmente trabalhando como empregado e tem a idéia de um novo produto ou serviço. Esse produto pode ser qualquer coisa - uma nova maneira de acondicionar ketchup ou grânulos secos que podem ser utilizados para "lavar" seu carro sem a necessidade de água ou um animal empalhado muito atraente. Como descobrir se alguém quer ou precisa de seu acondicionador de ketchup, seus grânulos para carro ou seus animais empalhados?

Salvo a fabricação do novo produto e sua venda para ver quantas pessoas compram, existem realmente só dois modos de obter respostas a questões de mercado antes da hora. Você pode descobrir direta ou indiretamente.

Examinemos o modo direto primeiramente. Para descobrir se as pessoas gostam da sua idéia, você tem que falar com elas e ver o que estão pensando e sentindo. Você tem falado com pessoas provavelmente por toda sua vida, assim você está familiarizado com muitos modos diferentes de alcançá-las. Você pode:

  • contatar as pessoas por telefone
  • falar com as pessoas face a face
  • enviar um e-mail
  • enviar uma carta pelo correio
  • reunir pessoas em um grupo e falar com elas

Não importa qual técnica você está usando para a pesquisa de mercado, seu objetivo é perguntar uma série de questões e ter de volta uma série de resposta às suas questões e também novas idéias. Em muitos casos, você aprende coisas que nunca pensaria através de conversas com as pessoas. Por exemplo, você poderá descobrir que ninguém no Rio de Janeiro quer o seu grânulo para lavar carros, mas em São Paulo, grânulos para carros provoca interesse. Se você descobrir isso previamente, pode ser uma grande revelação - economizando uma tonelada do seu dinheiro que poderia ser gasto com a publicidade dos grânulos na cidade maravilhosa.

A maneira indireta de aprender algo sobre pesquisa de mercado é observar o que já está lá fora. Quantas companhias estão fazendo um produto competitivo? Como são seus produtos? Como eles o comercializam? O fato de que eles têm um produto competitivo diz a você que existem clientes lá fora e que você pode acessar o mercado de seu competidor observando os produtos que ele está produzindo. Assumindo, logicamente, que o competidor tenha feito alguma pesquisa de mercado.