Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Negócios / Empreendedorismo - Comunicação diminui acidentes de trabalho 

Data: 17/09/2007

 
 

Mobilizar todos os departamentos da empresa e criar um grupo de comunicação para diminuir os índices de acidentes no ambiente de trabalho. Esta foi a fórmula encontrada, há dois anos, pela Villares Metals S.A., siderúrgica localizada em Sumaré/SP, e que poderia servir de exemplo para outras organizações que enfrentam dificuldades com a segurança dos funcionários.

Para garantir uma maior integração entre os colaboradores, explica Patrícia Vitta, analista de Recursos Humanos da siderúrgica, todas as ferramentas utilizadas na comunicação foram criadas com a participação direta dos trabalhadores. "Adotamos, por exemplo, o mascote da empresa como símbolo da nossa campanha. Confeccionamos dois painéis com a imagem dele e lançamos uma campanha para que os próprios trabalhadores escolhessem o melhor local para que fossem instalados. Fizemos uma campanha para a escolha do nome do mascote e a partir daí pudemos iniciar o trabalho de comunicação, pois tínhamos um intermediário conhecido por todos", explica Vitta.

O passo seguinte da empresa foi criar, com a supervisão de um técnico em Segurança do Trabalho, o folheto "Segura Essa" que divulga dicas de segurança, comunicados importantes e acontecimentos que estão relacionados com a segurança dos trabalhadores. Já a manutenção dos painéis, explica Vitta, fica sob a responsabilidade do departamento de RH. "Isso é primordial, pois não podemos deixar que se acumulem informações importantes. Geralmente, trocamos as comunicações uma vez por semana e dependendo muito do tipo de informação, ela pode ficar de três dias até duas semana em evidência", comenta a analista de RH.

Outro aliado do grupo de comunicação da Villares é a criatividade. Recentemente, a empresa trabalhou com a data comemorativa ao Halloween e que atingiu dois objetivos: lançar uma campanha para divulgar uma política de segurança e envolver, ainda mais, os colaboradores dos setores administrativos no processo de conscientização. De acordo com Vitta, na ocasião, foi distribuído um manual de bolso para os colaboradores da empresa. "Colocamos faixas, enviamos e-mail convidando as pessoas para vestirem roupas pretas, roxas ou laranjas. Enfeitamos o restaurante e entregamos doces", lembra Patrícia Vitta, ao comentar que outros eventos também tiveram boa repercussão junto aos trabalhadores.

Desde que passou a investir na comunicação interna, a empresa observou uma diminuição nos acidentes de trabalho. Mas a siderúrgica também investiu em outros áreas como treinamentos, normas e inspeções periódicas. "Pelo que percebemos, os colaboradores passaram a ser fiéis ao Açolino - nosso mascote, pois ele tornou-se um companheiro diário e respeitado, pois todos seguem suas orientações", finaliza a analista de Recursos Humanos.



 
Referência: rh.com.br
Autor: Patrícia Bispo
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :