Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Análise técnica (ações) - Análise técnica: indicador ADX ajuda a definir a força de uma tendência 

Data: 12/03/2011

 
 

Quem já conhece um pouco sobre análise técnica sabe que o melhor modo de utilizar os diversos indicadores é de forma conjunta. Embora nenhum deles individualmente possa definir o melhor momento para entrar ou sair do mercado, o uso combinado de diversos indicadores certamente aumenta as chances de ganhos.

Outro ponto relevante diz respeito aos "alarmes falsos". Existem vários momentos onde os indicadores sinalizam uma tendência, mas será que esta tendência é forte o suficiente para justificar a entrada ou saída? Muitas vezes não, o que acaba levando o investidor a perder dinheiro, inclusive em custos de operação.

Ajuda para medir a força da tendência
Um indicador que pode ser útil para medir a força de uma tendência é o Índice de Direção do Movimento, ou ADX (Average Directional Index), criado por J. Welles Wilder exatamente com o objetivo de medir quão intensa é a tendência atual. Com ele, fica mais fácil determinar se o mercado está com tendência definida, trending, ou "andando de lado", trading.

O ADX é um oscilador que varia entre 0 e 100, embora leituras acima de 60 sejam raras. O indicador abaixo de 20 indica tendência fraca, porém, por outro lado, leituras acima de 40 mostram uma tendência forte. Vale lembrar que o indicador não aponta se a tendência é de alta ou baixa, apenas identifica a força da tendência.

O ADX pode ser usado também para indicar mudanças no mercado. Quando ele começa a se fortalecer de um patamar abaixo de 20 e passa para níveis acima desta marca, isso pode apontar para o início de uma tendência definida. Por outro lado, se ele está acima de 40 e começa a perder terreno, isso pode mostrar a desaceleração da tendência existente.

Apesar de bastante útil, o ADX também apresenta limitações. Alguns analistas consideram que o indicador é lento para captar mudanças no mercado, já que é obtido com base em médias móveis. Além disso, outra crítica diz respeito ao uso do indicador em momento de picos ou vales significativos, ou seja, que ele se torna menos eficaz após formações em "V" no topo ou na base.

Movimento direcional
O ADX é derivado de outros dois indicadores, também desenvolvidos por Wilder, conhecidos como Indicador Direcional Positivo (+DI) e Indicador Direcional Negativo (-DI). Ambos são osciladores variando entre 0 e 100 e, a exemplo do ADX, são geralmente calculados para períodos de 14 dias.

Pode ser dito que quando as diferenças entre -DI e +DI são pequenas, o mercado está "andando de lado", com diferenças significativas, por outro lado, indicando uma tendência. O cruzamento de baixo para cima do +DI sobre o -DI pode mostrar um ponto de compra, porém esta indicação deve ser confirmada também por outros indicadores para reduzir a chance de um "alarme falso".

O mesmo cuidado vale quando o -DI cruza de baixo para cima o +DI, indicando um possível ponto de venda.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Equipe InfoMoney
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Carreira / EmpregoSucesso na carreira: identifique o estágio em que sua empresa está
Negócios / EmpreendedorismoLojista que oferece serviços ganha pontos com a clientela
UtilidadesMuseu de Transportes Públicos
Análise técnica (ações)Análise técnica: cruzamento de médias móveis ainda é uma estratégia lucrativa?
Modelos de documentosPedido de Informações Sobre a Pontualidade de Pagamento
ConsumidorCuidado: comprar em ponta-de-estoque pode sair caro
Cartão de créditoQuase metade dos que têm cartão de crédito não consegue pagar toda a fatura
VendasO Vendedor Bem Sucedido – Como atender clientes difíceis
Modelos de documentosAgradecimento A Um Representante, Por Providenciar Outro, Para Outra Praça
Carreira / EmpregoA idade chega: profissionais mais experientes não devem nada em performance!