Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Carreira / Emprego - Os cinco pontos do novo líder 

Data: 01/04/2009

 
 

Vivemos hoje um buraco de execução. As pessoas não se entendem nem entre si, nem com a empresa para qual trabalham. Se as pessoas não falam a mesma língua, não conseguem fazer um trabalho decente. Esse é um dos principais motivos pelo qual as empresas quebram.

É o que afirma Stephen Covey, autor de Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes. Compete a um novo tipo de líder conseguir unir a empresa, a equipe em torno de um mesmo objetivo. Para isso, o líder deve desenvolver essas cinco características:

1. Clareza – Muitas pessoas trabalham anos em empresas e não sabem exatamente o que fazem ali. Qual é o seu papel no andamento da produção, do funcionamento da companhia. Sem saber isso, também têm dificuldade de compreender a meta do grupo a que pertence. Cabe ao líder explicitar as regras para que todos as entendam. Algumas dicas:

- Faça com que a meta a ser trabalhada por sua equipe seja anunciada de várias formas: verbalmente, por escrito, através de uma pequena reunião. Cada pessoa responde diferentemente a um estímulo.

- Pergunte a eles qual é a missão da empresa. E opor que cada um deles está ali. Ouça as respostas e tente encaixar cada uma com a meta em questão.

2. Compromisso – Nenhuma liderança é imposta. Para Covey, esse é um princípio fundamental para o líder que deseja realizar seu trabalho com sucesso. Ele não pode impor sua autoridade, deve exercer uma liderança natural e garantir a concordância e apoio do grupo. Veja:

- Converse com todos, peça opiniões, sugestões. Não tenha medo de mudar seu plano.

- Esteja certo de que todos em sua equipe aceitam a meta em questão em sua totalidade.

3. Capacitação – A essa altura sua equipe já sabe o que fazer e está comprometida com aquele projeto. É hora de ver se todos – inclusive você, o líder – estão prontos para começar a trabalhar na meta. Ou seja, há algum obstáculo para a realização de um trabalho eficiente? Algum problema que deve ser decidido antes que o pessoal efetivamente comece o projeto? Reveja todos os passos, para identificar possíveis problemas. Lógico que isso não vai eliminar os imprevistos, mas vai facilitar – e muito – o seu trabalho e da sua equipe.

4. Responsabilidade – É hora de prestar contas. Não apenas a você, líder, mas uns aos outros. Uma equipe alinhada e integrada a um objetivo deve estar em constante comunicação uns com os outros – assim, correções na rota e constantes melhorias no projeto acontecem naturalmente. Algumas dicas:

- Reveze o comando das reuniões de sua equipe. Dar voz ativa a todos é uma forma garantida de aumentar a comunicação entre membros.

- Crie um espaço na semana onde sua equipe informe uns aos outros de seus compromissos e avanços.

5. Sinergia – As melhores equipes esportivas funcionam na base do olhar: um olha para o outro, e já se sabe que jogada fazer; os casais mais felizes comunicam-se quase telepaticamente, há um acordo que acontece sem palavras, apenas baseado no conhecimento um do outro. Com a sua equipe, é a mesma coisa. Você precisa se certificar que eles sabem trabalhar juntos para atingir a meta. Algumas dicas:

- Estimule a criação de sugestões para a melhoria do processo de trabalho.

- Não crie estações fixas de trabalho; as pessoas devem trabalhar junto com aqueles que precisam falar naquele dia ou semana.



 
Referência: E-Zine Liderança
Autor: Redação Liderança
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Carreira / EmpregoCarreira profissional pode ser separada por etapas; veja quais são elas!
Carreira / EmpregoCalado! Veja quais são as frases que podem prejudicar sua carreira
Modelos de documentosModelo de Contrato de Arrendamento
ConsumidorComprador compulsivo ou impulsivo: qual a diferença entre eles?
Carreira / EmpregoPara se tornar o sucessor em um alto cargo, é preciso ter competências desenvolvidas
LeisNovo Código Civil ? Lei nº 10.406 de 10/1/2002 (Parte Especial) »»» Livro I - Do Direito Das Obrigações »»» Título I - Das Modalidades das Obrigações
Carreira / EmpregoLiderança: o chefe deve delegar competência
Negócios / EmpreendedorismoOs dez principais riscos de negócios que preocupam executivos
ConsumidorDescubra se você é um Consumidor Compulsivo
Investimentos / FundosConheça os erros mais comuns na hora de investir