Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Negócios / Empreendedorismo - Não comece um negócio sem responder a estas perguntas 

Data: 30/05/2007

 
 

Se você está buscando criar um negócio e não sabe por onde começar, a seguir proponho um conjunto de questões simples que servirá de base para que sua idéia seja validada e se transforme em oportunidade. Lembre-se, como citei em textos anteriores, o que importa é identificar uma oportunidade de negócios e que não é a idéia que faz a diferença.

Para que você tenha clareza quanto ao tipo de negócio pretende montar, responda: Qual é o seu negócio? Parece simples responder, não? Mas não é bem assim. A resposta tem que ser específica, como por exemplo: Meu negócio é a prestação de serviços de limpeza corporativa para empresas de médio porte da capital paulista. Note que neste caso o negócio está bem definido e que a empresa não atenderá residências, ou a micro e grandes empresas e, ainda, clientes fora de São Paulo.

Admitindo que você já tenha clareza quanto ao tipo de negócio e produtos ou serviços que pretende oferecer, busque responder ainda às demais questões que apresento aqui.

O que você realmente vende? Continuando com o mesmo exemplo anterior, seria simples dizer serviços de limpeza, mas não basta. Procure mostrar o seu posicionamento ou diferencial em relação à concorrência. Pense em quesitos como qualidade, preço, durabilidade, confiança, pontualidade, eficiência, etc., mas tome o cuidado para não querer ser bom em tudo, pois é difícil. Veja o que a clientela busca, o que a concorrência não faz e tente oferecer algo que preencha esta lacuna.

A terceira questão que proponho refere-se ao mercado-alvo.

Você consegue identificar com clareza qual é o seu mercado?

Explico: qual o nicho específico de mercado, setor, região, perfil de consumidor. A dica é você identificar o perfil de um cliente-alvo e, a partir daí, tentar levantar o tamanho do mercado em Reais e em número de clientes potenciais. Não basta falar que o mercado é o Brasil todo, que envolve 180 milhões de pessoas. Isso simplesmente não funciona. A dica aqui é focar em um pedaço do bolo e tentar conquistá-lo.

Se o negócio é uma drogaria de uma pequena cidade com 30.000 habitantes, o seu dono deve saber com que outros negócios vai concorrer e qual o índice médio de consumo da população local, lembrando que a segmentação pode ainda ser feita por idade (crianças, adultos e idosos), por sexo e por padrão de renda etc..

Mas onde conseguir estes dados para a sua cidade? No site do IBGE há uma vasta quantidade de informações sobre a população brasileira. É um bom ponto de partida.



 
Referência: Empreendedorismo
Autor: Prof. Dr. José Dornelas
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :