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Carreira / Emprego - Profissionais autônomos têm dificuldades de lidar com o negócio e cometem erros 

Data: 12/10/2011

 
 
O sonho de muitos profissionais liberais é abrir o próprio escritório de advocacia, o escritório de contabilidade, o consultório médico. Tudo parece simples: ganha-se com o que o negócio render. Para o professor de administração e autor do livro “Empreendedores Esquecidos”, Fábio Zugman, a conta não é bem essa.

Ele alerta os profissionais liberais esquecem que também são empreendedores: precisam lidar com pessoas, adotar decisões sobre dinheiro e atrair e reter seus clientes. “Realmente, não há necessidade de alguém formado atuando na sua área ficar aprendendo teorias de outro segmento. A não ser que o profissional tenha uma curiosidade pessoal por administração, a maioria dos profissionais quer saber o que funciona”, avalia Zugman.

E pelo fato de muitos profissionais autônomos não se interessarem em saber como administrar bem o seu negócio, eles acabam cometendo erros que podem por fechar o sonho de ser o dono do próprio nariz.

Os erros mais comuns
O professor lista como erro mais comum o fato de os profissionais confundirem atividade profissional com pessoa física. “É normal muitos profissionais liberais confundirem o dinheiro da empresa com o seu próprio, correndo o risco de se perder na contabilidade. É preciso manter um controle financeiro separado, no mínimo para saber quanto se está ganhando e gastando com a atividade profissional, e não errar na hora de pagar imposto”, aconselha Zugman.

Outro ponto com que os profissionais autônomos costumam pecar é em relação aos limites entre trabalho e vida pessoal. “Como a profissão faz parte da identidade dessas pessoas, é comum que a vida pessoal e profissional se atrapalhe. É preciso organizar para manter os limites e não deixar apenas o profissional tomar conta”.

No mundo dos negócios, ser bom não é o bastante. É preciso entender que o cliente, muitas vezes, é leigo com relação ao assunto do qual trata o profissional. “Por isso, é importante oferecer sinais de que o seu serviço vale a pena. Do local de atendimento à apresentação do profissional, o modo de se colocar com o cliente, a forma como o atendimento é finalizado e a cobrança é feita, uma infinidade de detalhes é usada pelos clientes para decidir se um profissional é bom ou ruim”, afirma.

Sendo um empreendedor
Para aproveitar o bom negócio, os profissionais autônomos devem ficar atentos a alguns pontos que podem fazer a diferença. A começar pelo planejamento financeiro e do tempo. “Estabelecer rotinas é importante. Possuir processos bem organizados faz uma boa diferença na qualidade de um serviço”, afirma o professor.

Ele explica que processos bem estabelecidos evitam desperdícios e economizam tempo. “Deixe as decisões rotineiras em piloto automático”. Outro ponto é com relação a determinadas atividades. “A cada atividade realizada, avalie se vale mais a pena investir seu tempo e conhecimento no assunto ou contratar um especialista”, aconselha Zungman.

O professor reforça que os profissionais autônomos devem ficar atentos não apenas em ser bons no que fazem, mas também em saber conquistar clientes. “É útil formular cada etapa como uma pergunta: como um cliente em potencial descobre que você existe? Como ele marca um horário? Onde é atendido? Como é esse atendimento? O que acontece depois? Todos os detalhes devem ser pensados para criar uma experiência positiva ao cliente”.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Camila F. de Mendonça
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