Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Investimentos / Fundos - Qual o melhor investimento para o curto, médio e longo prazos? 

Data: 30/04/2009

 
 

Uma pessoa que precisa de dinheiro para fazer uma viagem ao final do ano não deve aplicá-lo da mesma forma que uma outra que necessita da quantia para arcar com a faculdade do filho. A questão parece bastante óbvia, afinal, a primeira conta com menos tempo do que a segunda. Mas a situação se complica quando questionado: qual investimento cada uma dessas pessoas deve fazer?

No curto prazo, a professora da FGV (Fundação Getulio Vargas), Myrian Lund, afirma que é preciso deixar o dinheiro em uma alternativa com liquidez, ou em uma aplicação que permita saque rápido. "Considero o curto prazo aquele investimento em que a pessoa vai precisar do dinheiro no prazo de um ano", afirmou. "A melhor aplicação que tem hoje é o CDB DI".

O CDB é um certificado de depósito bancário, em que a pessoa empresta para o banco, com a garantia de uma aplicação como a da poupança. A liquidez, por sua vez, é diária. Myrian orientou o investidor a fazer um CDB atrelado a uma proporção do DI, que é a taxa de juro praticada no Brasil (de 10,25% ao ano).

"Pegue sempre algo acima de 85% do DI. Abaixo disso, é melhor ir para a poupança. Como é um produto que pode-se negociar, verifique quanto o banco está pagando. Senão, não é vantajoso", completou.

A poupança
Ainda para quem quer aplicar no curto prazo, ou no tempo máximo de um ano, a planejadora financeira Rosario Pujado indica a poupança, "pelo menos enquanto as regras de cálculo permanecerem do jeito que estão, já que o governo cogita mudar a forma de cálculo, mas terá dificuldades para aprovar a mudança".

A possibilidade de mudança do cálculo da poupança está ligada ao fato de que a queda da taxa de juro Selic está levando muitos investidores de fundos de investimento de renda fixa para as cadernetas, que rendem 6% ao ano mais TR (taxa referencial).

Médio prazo
Em relação ao médio prazo, que Rosario considera ser um investimento de um a três anos, ela indica o CDB prefixado, de mais de 720 dias, para que o investidor possa pagar a alíquota mínima de IR (Imposto de Renda); ou letras hipotecárias, isentas de IR para o investidor pessoa física.

Já Myrian considera uma aplicação de médio prazo aquela até cinco anos. "O que acontece é que a pessoa, quando tem uma data mais confortável para atingir seu objetivo, fica buscando sair da renda fixa. Sempre que tem prazo, não recomendamos renda variável, mas renda fixa. Nesse caso, eu também recomendo um fundo DI".

De acordo com ela, também pode ser considerado um fundo de investimento, desde que a taxa de administração não seja de 2% ou mais. Neste caso, o CDB DI é melhor.

Longo prazo
A professora da FGV considera de longo prazo um investimento com tempo acima de cinco anos. Neste caso, ela indica a renda variável, de 10% a 30% do dinheiro que a pessoa dispõe para investir. "A Bolsa de Valores já retomou tendência de alta. Apesar de um ano ruim, a Bolsa trabalha com expectativas e, para 2010, elas são positivas".

A planejadora financeira, por sua vez, afirmou que a aplicação no longo prazo vai depender também da tolerância ao risco do investidor. "Podemos sugerir um mix de títulos públicos comprados via Tesouro Direto", explicou.

"Os fundos multimercados são uma boa alternativa de diversificação, entretanto o investidor deve ficar de olho nas taxas de administração cobradas pela instituição financeira", finalizou Rosario, para quem o investimento de longo prazo já é aquele com mais de três anos.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Flávia Furlan Nunes
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Carreira / EmpregoToda equipe possui águias, macacos e ratos. Em qual perfil você se encaixa?
Ações / Bolsa de ValoresCombinações com Outros Mercados
Finanças pessoaisQual é a melhor opção consórcio, financiamento - CDC ou Leasing?
Turismo / ViagensVeja como economizar com hotéis em SP, sem pecar na qualidade!
Carreira / EmpregoSeparar contatos por categorias ajuda a dar a devida atenção a eles!
Ações / Bolsa de ValoresDividendos: Distribuir altos dividendos atrai acionistas, mas pode ser prejudicial à empresa
Modelos de documentosAviso Prévio do Empregador para dispensa de Empregado I
Empréstimo / FinanciamentoA melhor forma de financiar um carro
Carreira / EmpregoQuais são as caraterísticas de um líder sustentável?
Carreira / EmpregoVocê é uma referência em seu trabalho?