Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Finanças pessoais - Festa infantil: saiba como evitar gastos excessivos 

Data: 05/08/2011

 
 

Não é fácil realizar uma festa de aniversário para crianças. É necessário pensar em muitos itens, como bebidas, petiscos, bufês, brinquedos, atrações e afins. Tudo isso ainda pensando em agradar a todos os convidados - crianças e adultos -, e claro, o aniversariante.

Mas, antes de por os pensamentos em prática, é necessário se organizar para evitar gastos excessivos e dores de cabeça.

Primeiro passo - convidados
Antes de tudo, você deve calcular o número aproximado de convidados, orienta o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). Assim, fica mais fácil saber a quantidade de salgados, doces, bolos, bebidas que serão servidos na festa. Ter o número de convidados é importante, porque muitos bufês cobram, principalmente, pelo número de pessoas.

Não se esqueça de perguntar qual a idade mínima para os pagantes, pois pode variar de salão para salão - geralmente crianças a partir de quatro anos são consideradas pagantes. Neste momento, diz o instituto, já é possível ter o primeiro desconto. Para isso, negocie e argumente que as crianças brincam mais do que comem.

Segundo passo - local da festa
Depois de determinar os convidados, você deve procurar os bufês.

Faça uma pesquisa e veja os locais que mais lhe agradam. Indicações de amigos e parentes também devem ser levadas em conta; assim, é possível evitar surpresas desagradáveis.

Veja se o lugar escolhido atende aos requisitos mínimos para o conforto dos convidados. Verifique bem o estabelecimento, desde o salão até os banheiros e cozinha. Se puder, alerta o Idec, visite alguma festa realizada no bufê, para ver como é o funcionamento do local.

Primeiro cuidado - promoções
Sempre é possível economizar, por isso tome cuidado quando for fechar pacotes. Dependendo dos preços oferecidos pelo estabelecimento, vale a pena preparar algumas coisas em casa, como o bolo e as lembrancinhas.

Caso o bufê não permita que você realize a contratação de apenas alguns serviços, por exemplo, contratar apenas o local e não as comidas e bebidas, essa atitude pode ser considerada venda casada, o que é ilegal.

"O bufê não pode impor contratação de qualquer serviço vinculado necessariamente ao serviço de interesse do consumidor. Essa conduta pode ser caracterizada venda casada, se o fornecedor não oferece serviços individualmente, possibilitando a escolha por parte do consumidor", explicou a advogada do Idec, Mariana Ferraz.

Tome cuidado também com as vendas casadas camufladas, que funcionam mais ou menos assim: o estabelecimento cobra um valor alto por um serviço sozinho, mas, junto com outros serviços, o preço fica bem menor. Isso estimula o consumidor a contratar mais de um serviço para conseguir o desconto, alerta o instituto.

As promoções que oferecem vários serviços por um preço menor são permitidas, desde que você possa escolher contratar ou não cada serviço. Se o estabelecimento não lhe der essa opção, ele está infringindo o Código de Defesa do Consumidor. Informe a ele que esta é uma prática abusiva e que pode ser considerada crime contra as relações de consumo. Preserve seu direito.

Segundo cuidado - brinquedos e segurança
Geralmente os bufês dispõem de brinquedos, como piscinas de bolinha, pula-pula, escorregadores, e ainda há alguns que oferecem atrações mais complexas, como carrossel e até pequenas montanhas-russas.

Fique atento a esses brinquedos. Para garantir sua segurança, cheque se essas atrações possuem equipamentos de segurança, altura mínima para uso e peso e número máximo de pessoas que podem utilizá-los. É importante também que tenha um monitor para manusear o brinquedo.

Além de checar os brinquedos, veja se todo o estabelecimento oferece segurança aos convidados, como extintores de incêndio, boas instalações, bombeiros de plantão e equipe médica disponível.

Boa festa
Ufa! Depois de todo o esforço para que a festa saia da melhor forma possível, é só aproveitar.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Jéssica Consulim Roccella
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
LeisCódigo Penal ? Parte Especial »»» Título II - Dos crimes contra o patrimônio »»» Capítulo V - Da apropriacao indebita
Carreira / EmpregoNão existe trabalho perfeito e imperfeição não é motivo para abandoná-lo
LeisNovo Código Civil ? Lei nº 10.406 de 10/1/2002 (Parte Especial) »»» Livro V - Do Direito das Sucessões »»» Título II - Da Sucessão Legítima
Carreira / EmpregoQuer maior desempenho no trabalho? Confira 10 dicas
Carreira / EmpregoRecrutadores agilizam processo de seleção para garantir contratações
Carreira / EmpregoO grande líder
Carreira / EmpregoO que fazer quando seu estilo de trabalho difere do da empresa?
ConsórcioQualquer um pode abrir e administrar grupo de consórcio?
SaúdePlanos de saúde transferem pacientes para hospitais próprios; prática é abusiva
Ações / Bolsa de ValoresPOP - Proteção do Investimento com Participação