Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Carreira / Emprego - Seu chefe é centralizador? 

Data: 28/04/2010

 
 

Você já trabalhou para ou com pessoas centralizadoras? Centralizar significa restringir as ações e decisões que poderiam ser tomadas por outros, mas que estão nas mãos de poucas ou de apenas uma pessoa. O pressuposto básico da centralização é de que apenas uma minoria está adequadamente preparada para tomar decisões. Trata-se de um instrumento para o controle gerencial. A centralização é necessária em muitas atividades e ações, até por questões de segurança financeira e de informações. Porém, quando é exagerada o resultados podem ser desastrosos.

A centralização exagerada é marca registrada de muitas pequenas empresas e da maioria das empresas familiares. A centralização é necessária, na visão dos centralizadores, porque "o olho do dono engorda a boiada". É claro que todo negócio precisa ser monitorado de perto pelos executivos e empreendedores mas, o excesso de controle, muitas vezes pode gerar inúmeros problemas que prejudicam a eficiência da organização, dentre os quais:

- Demora em atender os clientes;

- Desmotivação da equipe pela pouca participação nas decisões e nos rumos do negócio;

- Insegurança;

- Incapacidade de aproveitamento de todo o potencial das pessoas (porque elas ficam privadas da tomada de decisões e do aprendizado decorrente);

- Falta de criatividade (as mesmas pessoas tomam as mesmas decisões);

- Perda de vendas;

- Queda na produtividade;

- Imagem negativa da empresa perante o mercado;

- Diminuição dos lucros.

Centralização excessiva é sinal de uma administração ineficaz. O problema é de qualidade de gestão. Talvez por medo ou insegurança ou até mesmo por não confiar nas pessoas, muitos executivos, empresários e gestores não aceitam que outras pessoas "pensem" e executem tarefas por sua própria conta. Como cliente, já fui a algumas empresas solicitar um orçamento para um determinado serviço e obtive como respostas as seguintes pérolas: "só fulano, que é o dono ou diretor da empresa, é quem pode te passar essa informação", ou "nós não temos autorização para te informar o valor e fechar o prazo, mas deixe seu telefone que entraremos em contato". Será que essas pessoas nunca ouviram falar em políticas e diretrizes?

As políticas e diretrizes são ferramentas administrativas bastante úteis que definem os limites em que cada colaborador de uma organização pode atuar. Elas servem para balizar o comportamento das pessoas, mas permitem que elas tomem decisões, pelo menos até certo ponto. Empresas inovadoras, ágeis e flexíveis possuem políticas democráticas e participativas, que incentivam a participação das pessoas no processo decisório, ao passo que nas empresas burocráticas e rígidas as políticas não são claras ou desconhecidas para maiorias das pessoas. Para estas, a palavra de ordem é "quem canta de galo aqui sou eu", ou "eu tomo as decisões por aqui e você as executa".

É possível manter o controle dos negócios descentralizando as atividades. Além do uso de políticas e diretrizes, a Administração por Objetivos (APO) é uma boa alternativa. Aqui, o foco sai do meio para o fim, ou de como o processo é executado para os resultados que o processo ou decisão vai gerar. Os resultados, quando essas medidas são bem implementadas, são um atendimento mais rápido e satisfatório para os clientes, uma menor sobrecarga de trabalho para os executivos e, para as pessoas envolvidas, um aumento da satisfação com o trabalho desempenhado, pelo fato de se sentirem úteis e tendo o seu potencial bem aproveitado. Delegar, mais do que uma ferramenta de gestão, é um instrumento para o aprendizado. Pense nisso.



 
Referência: Administrador.com.br
Autor: Adm. João Moraes Sobrinho
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
ImóveisTestamento & Codicilo
Carro / VeículoSeguros de carros: Consumidor fique atento à prática ilegal na venda de seguros de carros
Carreira / EmpregoSocorro para um home officer
Modelos de documentosContrato - Prestação de Serviços Técnicos de Prof. Autônomo prazo indeterminado
ConsumidorTaxa de conveniência: veja o que é abuso na venda on-line de ingresso de show
Carreira / EmpregoMau humor no trabalho: não faça do problema um hábito
Carreira / EmpregoSaiba o que realmente justifica um aumento de salário
Carreira / EmpregoO que fazer - e o que não fazer - no primeiro dia no novo emprego
Carreira / EmpregoQuando o trabalho voluntário e a carreira se encontram no meio do caminho
Turismo / ViagensFérias: sabia que dá para descansar e praticar o consumo consciente?