Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Ações / Bolsa de Valores - O que fazer quando a bolsa cai ? 

Data: 30/09/2008

 
 

Existem várias teorias sobre o que fazer nessa hora em que as expectativas são negativas e o medo toma conta do mercado.

Há cinco principais correntes quanto à forma como o investidor deve agir nesse momento.

De acordo com uma primeira teoria, você deve permanecer calmo e não fazer nada, pois em algum momento o mercado vai voltar a subir e fazer novos topos.

A conhecida estratégia de comprar na baixa e vender na alta é na prática de difícil execução.
O mercado é imprevisível no curto prazo, às vezes anda de lado por um longo período e as mudanças de tendência acontecem rapidamente deixando o investidor sem
saber o que fazer.

Há uma segunda teoria que indica que nesse momento você deve rebalancear sua carteira e comprar mais ações.

O rebalanceamento é necessário pois considera que você deve manter a sua estratégia de alocação de recursos, na proporção mais adequada ao seu perfil de investidor.

Quando as cotações caem, o peso relativo das ações em seu portfólio total diminui e você precisa comprar mais para restabelecer a proporção correta.

Segundo uma terceira teoria, alinhada com os princípios de Warren Buffett, você deve ficar contente quando o mercado fica tomado pelo medo, indicando que nesses momentos é que surgem as melhores oportunidades de compra.

Quando o mercado cai, os investidores tendem a reagir de forma exagerada e os preços das ações se tornam muito baratos quando comparados ao verdadeiro valor das empresas.

De acordo com uma quarta teoria, você deve usar um stop loss em todas as suas compras e vender suas posições assim que os preços baixarem desse nível.

O investidor nunca deve comprar ações durante uma tendência de baixa, devendo ficar fora do mercado e somente retornar às compras quando for retomada a tendência de alta.

Há ainda uma quinta teoria que diz que você deve vender suas ações quando uma média móvel de curto prazo cruza para baixo uma média móvel de prazo mais longo, e só deve voltar a comprar quando ocorrer a situação inversa.

Esses cruzamentos, no entanto, nem sempre confirmam uma mudança de tendência que leve a operações lucrativas.

O que acontece na prática quando o mercado sofre correções fortes ?

O que se observa é que num primeiro momento a maioria dos investidores fica paralisada, desnorteada com a nova situação e fica sem saber como agir.

A maioria só reage à mudança de tendência após algum tempo, com atraso, tanto quando o mercado entra em tendência de queda como quando ele reverte para uma tendência de alta.

A maior parte reage baseada na sua memória de curto prazo, tendendo a exagerar tanto no pessimismo durante as baixas, quanto no otimismo e euforia durante as altas.

Grande parte dos investidores perde muito dinheiro ao cometer erros cruciais, como não ter uma estratégia definida, não ter uma carteira diversificada, comprar ações de empresas com fracos fundamentos ou de baixa liquidez, ou por assumir riscos demasiados em operações alavancadas.

É difícil dizer qual das teorias é a correta, mas observando o comportamento dos investidores e os resultados por eles obtidos, podemos chegar a algumas conclusões.

Fica claro que precisamos agir de maneira mais racional, selecionando de maneira muito criteriosa as empresas nas quais investir e ter um horizonte de longo prazo para os resultados dos investimentos. As decisões devem ser baseadas em análises do desempenho das empresas durantes longos períodos de tempo.

Além disso, o investidor deve estudar muito sobre como funcionam os mercados, principalmente sob a ótica do longo prazo, adotar estratégias adequadas ao seu próprio perfil e não se preocupar tanto com os altos e baixos do mercado no curto prazo.



 
Referência: acionista.com
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
SaúdeEx-empregado tem direito ao convênio?
ConsórcioConsórcio imobiliário pode ser uma boa opção de investimento?
SaúdeSem tempo ou dinheiro para malhar? Adote caminhada e novo estilo de vida
Carreira / EmpregoQuando o trabalho voluntário e a carreira se encontram no meio do caminho
Impostos / TributosComo declarar renda recebida do exterior para sustento no Brasil?
Modelos de documentosFarmácia: Requerimento de transferência para outra unidade da federação
Empréstimo / FinanciamentoCrédito: uso consciente evita descontrole
Dívidas / Endividado ?Primeira vez que entra no vermelho? Siga três passos para equilibrar as finanças
Modelos de documentosContrato - Particular de Abertura de Crédito em Conta-Corrente
Modelos de documentosReclamação de Preços Altos