Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Carro / Veículo - Mitos e verdades: saiba o que é eficaz para economizar combustível e dinheiro 

Data: 22/09/2008

 
 

Com o aumento do preço do barril de petróleo, os combustíveis tendem a aumentar também, inclusive o álcool, já que a produção de cana-de-açúcar utiliza insumos de petróleo, o que encarece o custo final.

Mas, mesmo com esse aumento, é possível economizar combustível, sem ter de deixar o carro em casa. "A primeira providência é manter o carro sempre bem regulado. Um veículo com regulagem inadequada sempre vai consumir mais", afirma o auditor líder do IQA (Instituto de Qualidade Automotiva), José Palácio.

De olho na qualidade

Ter cuidado com o combustível com o qual se abastece o carro também é essencial, pois um produto adulterado, além de fazer que o consumo seja maior, prejudica o funcionamento do motor. Mas como saber qual posto tem a gasolina certa, diante de diversas descobertas de estabelecimentos com bandeiras confiáveis que tinham o produto adulterado?

"A nossa sugestão é que o motorista sempre utilize um posto de confiança e não mude de posto. Caso abasteça em um outro lugar, tem que observar se o carro está rodando bem. Se percebeu que o consumo foi maior do que o esperado, vale a pena não abastecer mais nesse posto", recomenda Palácio.

Mitos

Se você costuma dirigir mais devagar para consumir menos combustível, saiba que essa atitude não é muito eficiente. Segundo Palácio, cada veículo possui uma regulagem de torque e potência, que possibilita que as montadoras indiquem quantos quilômetros por litro faz o carro, mas sem influenciar na velocidade.

Ficar ou não com o pé na embreagem, enquanto estiver parado também não influencia no consumo, mas os congestionamentos sim, ou seja, se você leva muito tempo para percorrer uma pequena distância, pode ter certeza de que o consumo, e conseqüentemente seu gasto, é maior. O melhor é procurar caminhos alternativos ou horários em que haja um número menor de carros circulando.



 
Referência: -
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
ConsumidorApesar de contar cada centavo, baixa renda não decide compra por preço
FilhosVolta às aulas: economize com a lista de material escolar
Finanças pessoaisAprendendo a controlar suas finanças
Carreira / EmpregoCarreira: atenção ao que nunca deve ser dito ao seu chefe!
Defenda-seConstituição Federal - Dúvidas freqüentes : » Qual a principal garantia que a Constituição "oferece" aos contribuintes com relação a tributos? (art. 145 e seguintes)
SaúdeTécnica de escovação
LeisCódigo Penal ? Parte Geral »»» Título V - Das penas »»» Capítulo V - Do livramento condicional
CambioProfissional: veja os 10 sinais que indicam que sua carreira não anda bem
Ações / Bolsa de ValoresSignificados: "Bolsa em alta"? E "Bolsa em baixa" ou "Bolsa estável"?
Negócios / EmpreendedorismoQuer cobrar quanto?