Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Saúde - Nutrição Preventiva 

Data: 19/09/2008

 
 

Comer para manter-se saudável talvez não seja tão fácil quanto parece. De fato, um estudo científico mostra que até pessoas que vivem nos países industrializados comumente falham em obter o mínimo de micronutrientes ( vitaminas e minerais ) recomendado por dia. Ao invés disso, abusam das refeições altamente calóricas e da infinita variedade de comidas.

No entanto, mais preocupante ainda, as dietas de subsistência de vários países em desenvolvimento falham no fornecimento de macro nutrientes adequados (carboidratos, gorduras e proteínas) e também de micronutrientes necessários para se obter uma nutrição básica, diz o estudo.

Além dos macro nutrientes , as 13 vitaminas e 17 minerais essências à saúde humana, compostos naturais encontrados em plantas ( fito químicos) vêm recebendo cada vez mais atenção de pesquisadores, que procuram fazer a ligação entre dieta e doença.

Fito químicos ( do grego, a palavra fito significa planta ) não são iguais vitaminas e minerais, uma vez que não possuem valor nutricional. Alguns fito químicos, como a dedaleira ( extraída da erva-dedal) e quinina, têm sido usados por centenas de anos como remédios para tratar doenças. Têm tido ainda outras funções, como de antioxidantes, por exemplo, protegendo as células dos efeitos da oxidação e dos radicais livres dentro de nossos organismos. Apenas recentemente esses fito químicos foram reconhecidos como poderosos agentes, que podem oferecer defesa contra doenças e contra outras condições, que podem variar de alguns tipos de câncer até o processo de envelhecimento.

" Nós sabemos, já a muito tempo, que a escolha certa dos alimentos pode melhorar a saúde e diminuir os riscos para certas doenças", diz Jennifer Nelson, nutricionista da clínica Mayo. " Tratando-se de alimentos vegetais, essa afirmação torna-se ainda mais verdadeira. O que é mais emocionante é que nós estamos compreendendo que esses alimentos são ricos em elementos que intensificam a saúde, e estamos descobrindo como podem ser utilizados a nível celular. Isso tudo traz um novo sentido à afirmação : ' Você é o que você come!



 
Referência: radiogaribaldi.com
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :