Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Carreira / Emprego - Resultados x relações pessoais: o dilema atual da vida executiva 

Data: 27/12/2007

 
 

De acordo com o professor de MBA do Ibmec São Paulo, Jean Bartoli, a mentalidade da sociedade moderna é muito mais individualista, o que acirra o conflito de interesses, inclusive no campo profissional. Por isso, o desafio da vida executiva atual é conciliar a busca pelos objetivos pensando também no outro.

"O grande dilema é até que ponto você consegue harmonizar a busca por resultados e a justiça no relacionamento humano, baseado na confiança e na verdade. A todo o momento o profissional enfrenta esse desafio", disse.

Aceitação
Ainda segundo Bartoli, quando o profissional aceita o dilema, ele até tenta enfrentá-lo, mas existem pessoas que o negam e pensam apenas no benefício próprio. "O problema é que as pessoas não conseguem olhar para o interesse das duas partes", afirmou.

Para exemplificar a situação, ele cita o que acontece quando um líder conduz uma equipe: até que ponto ele sacrificaria o bem estar dos membros para alcançar os resultados exigidos pelo superior direto? Ele não pode somente pensar que deve entregar o trabalho, mas se os subordinados conseguirão realizá-lo.

Para o professor, o equilíbrio não é difícil de achar quando se quer. "É apenas negociar de acordo que todas as partes saiam satisfeitas. Atentar mais ao próprio comportamento e ver o lado do outro, tentar entender o outro".

Não seja tão bonzinho...
É claro que pensar na outra parte é importante, mas ser generoso a todo o momento não é a solução para se dar bem no mercado de trabalho.

Na verdade, ao ajudar os outros, o profissional pode estar colocando em risco seu emprego. Para o consultor de recrutamento da Case Consulting, Paulo Brinholi, a palavra "bonzinho" tem uma conotação negativa. Geralmente, é a qualidade daquele que aceita tudo e, às vezes, erra no quesito proatividade.



 
Referência: -
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Finanças pessoaisEconomista ensina a controlar gastos em tempos de crise
Carreira / EmpregoProfissionais colocam objetivos próprios e de seu setor acima dos da empresa
Cartão de créditoPlano de ação: livre-se das dívidas do cartão de crédito
Dívidas / Endividado ?Endividamento consciente: no caso de um imprevisto, como honrar suas dívidas?
Carreira / EmpregoPlaneje suas metas
Carreira / EmpregoConceito do fair play pode ser aplicado no ambiente de trabalho
SegurosO que é o Seguro de Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF-V) ?
Carreira / EmpregoCinco dicas para mudar a sua carreira
Carreira / EmpregoVocê sabe a diferença de terceirização e outsourcing?
Análise técnica (ações)Manejo de risco: proteja seu patrimônio através do Money Management