Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Ações / Bolsa de Valores - Vantagens de investir em um Clube de Investimento 

Data: 19/11/2008

 
 

Assim como os fundos de investimento, os clubes de investimento também são uma forma de investimento coletivo. O patrimônio do clube de investimento, também, dividido em cotas, estas adquiridas pelos participantes. Para criar um clube de investimento é necessário a contratação de um administrador que pode ser uma corretora membro da Bovespa. A Bovespa é quem, em conjunto com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o registra e fiscaliza (através da Resolução 303/05),

Sua constituição é feita mediante aprovação e assinatura do Estatuto Social (documento equivalente ao regulamento dos fundos de investimento) por parte dos participantes, documento no qual são fixados os princípios e as regras de funcionamento, de acordo com a legislação e com o Regulamento de Registro dos Clubes de Investimento da Bovespa. Todo clube de investimento deve possuir no mínimo 51% de seu patrimônio aplicado em ações, e o restante (49%) pode ser aplicado em títulos de renda fixa.

O membro do clube deve receber, mensalmente, extrato com a movimentação da carteira, valor do Patrimônio Líquido, quantidade de cotas, valor das cotas, rendimento e participação.

Vantagens de investir em um clube de investimento:

Custo mais baixo: com menos exigências de controles, e com registro e manutenção mais simples, os custos dos clubes são menores em comparação ao dos fundos de investimento. Nos fundos de investimento esses custos mais altos estão inseridos nas taxas de administração.

Acessibilidade: qualquer pessoa pode aplicar em um clube de investimento, mesmo que em pequenos valores. O número mínimo de participantes é 3 e o máximo 150, salvo exceções possíveis de acordo com a regulamentação (membros de mesma empresa, entidade ou grupo de sociedade). Adicionalmente, nenhum participante poderá deter mais do que 40% do patrimônio do Clube.

Diversificação: outra vantagem é que com um volume maior, originado pela soma dos recursos de cada integrante do Clube, é possível diversificar a aplicação, investindo em ações de diferentes empresas e setores da economia, com custos de transação proporcionalmente menores.

Participação direta: os Clubes de investimento permitem, que os envolvidos participem diretamente da sua gestão, o que, embora demande tempo e exija certa disciplina, constitui excelente forma de aprendizado em relação ao funcionamento do mercado. E se torna um caminho mais curto, para que no futuro, o investidor compre suas próprias ações.

Contudo, investir através de um clube de investimento é uma forma muito utilizada, e fornece a possibilidade de sua carteira de ações ser administrada pelos próprios investidores, que se possuírem bom conhecimento de análise gráfica, aliados aos menores custos presentes em um clube, seu clube poderá conseguir rendimento muito superior aos dos fundos de investimento.



 
Referência: seuconsultorfinanceiro.com.br
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Negócios / EmpreendedorismoVocê pode ter excesso de feedback do cliente?
Carreira / EmpregoJovens da geração Y podem ser divididos em quatro tipos de profissionais
Turismo / ViagensBagagem: Para quem vai ao exterior - Despacho Aduaneiro de Bagagem
Carreira / EmpregoVida profissional: coach orienta a correr riscos de acordo com o seu estilo
LeisNovo Código Civil ? Lei nº 10.406 de 10/1/2002 (Parte Especial) »»» Livro III - Do Direito das Coisas »»» Título III - Da Propriedade
Economizar / PouparMesmo em casa, férias podem acabar com seu orçamento. Economize!
Modelos de documentosContrato - Sublocação Residencial
CambioCompetências comportamentais são mais valorizadas pelas empresas
Carreira / EmpregoGestores: conheça o passo-a-passo do processo de demissão
ConsumidorVeja as atividades que não são amparadas pelo Código de Defesa do Consumidor