Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Salário e negociação na carreira - Benefícios: uma escolha do funcionário! 

Data: 17/09/2007

 
 

Flexibilização de benefícios. Essa é uma prática que tende a ser adotada pelas empresas nacionais de grande porte. Esta é a conclusão de uma pesquisa realizada, recentemente, pela Divisão de Estudos e Pesquisas da Manager Assessoria em Recursos Humanos. O estudo consultou 35 empresas nacionais e revelou que 20 delas (57,14%), já oferecem alguma flexibilização de benefícios e que 34,29% deste universo, ainda, não adota tal prática. Os 8,57% restantes, estudam a possibilidade de implantação desta iniciativa.

A principal característica do chamado benefício flexível é que ele se enquadra ao perfil individual do trabalhador ou de um determinado grupo de colaboradores. Neste caso, por exemplo, o funcionário pode escolher entre várias modalidades de planos de saúde oferecidos pela empresa ou, também, optar por pagar descontos maiores ou menores em planos de previdência privada. É comum que o trabalhador escolha o padrão do benefício mais adequado às suas necessidades, dentro de um pacote prévio viabilizado pela própria empresa.

A flexibilização desses benefícios está crescendo. De acordo com o resultado obtido pela Manager, existem empresas que flexibilizam desde um único benefício, como também existem as que oferecem uma "cesta de vantagens" que incluem: assistência médica/odontológica, seguro de vida, plano de previdência complementar, despesas com condicionamento físico, estética, assinatura de revistas, educação, financiamento e verba para compra de carros por gerentes.

Quanto às alterações de escolha, normalmente, só podem ser feitas uma vez por ano e caso o beneficiado queira alguma melhoria no padrão do benefício, ele pode optar por fazer pagamentos complementares junto às conveniadas.

A prática
A Telet SA, primeira empresa gaúcha concessionária em telefonia móvel da Banda B, oferece aos seus 860 funcionários uma planilha de 12 benefícios flexíveis, cada um com até cinco níveis de opções. Para Paulo Amorim, gerente de tecnologia em RH, a empresa resolveu optar pela flexibilização dos benefícios como forma de reconhecer e atender às diferentes necessidades de cada colaborador. "Depois que desenvolvemos um sistema com premissas voltado para nossos clientes, começamos a enfatizar uma sistemática para os nossos colaboradores", comenta Amorim.

No momento que ingressa na empresa, o funcionário recebe uma pontuação proporcional à função que irá exercer. Todos os benefícios são classificados de acordo com esses pontos - assistência médica/odontológica, seguro de vida, check-up, combustível, seguro de vida, entre outros. "Apesar de oferecer essa flexibilidade, a empresa garante um pacote básico para os funcionários, que beneficia desde o gerente até a recepcionista, levando em consideração o número de dependentes. Este pacote inclui assistência médica e odontológica, alimentação e seguro de vida", complementa Amorim, acrescentando que em reconhecimento ao trabalho desenvolvido, a Telet SA já conquistou o Prêmio TOP Ser Humano da ABRH/RS (1999) e recentemente recebeu o Prêmio TOP ADVB Nacional.

Além de ser uma proposta totalmente democrática, a flexibilização dos benefícios, segundo Paulo Amorim, oferece outras vantagens. Entre elas, ele cita a oportunidade que a empresa oferece aos colaboradores, para que estes retratem suas reais necessidades, dando opções de escolha; aumento da competitividade no mercado de trabalho e a própria flexibilidade do benefício, que valoriza o colaborador. É importante destacar que anualmente, no mês de dezembro, os funcionários podem fazer alterações nas escolhas dos seus benefícios. No que se refere aos custos, a empresa fica responsável por 80% do total dos gastos e os outros 20% restantes, são descontados na folha de pagamento do trabalhador.



 
Referência: rh.com.br
Autor: Patrícia Bispo
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Finanças pessoaisComo ganhar dinheiro opinando sobre moda
ImóveisConsumidor deve ter cautela na hora de escolher um imóvel para comprar
ConsumidorFoto: equipamento caro nem sempre é o melhor para fotógrafo amador
Carreira / EmpregoQuando é permitido trocar o horário do expediente?
CoachingAo se tornar chefe, profissional deve mudar postura, orienta coach
LeisNovo Código Civil ? Lei nº 10.406 de 10/1/2002 (Parte Especial) »»» Livro I - Do Direito Das Obrigações »»» Título IX - Da Responsabilidade Civil
Carreira / EmpregoBrigas no trabalho podem gerar traumas
Carreira / EmpregoOs cinco pontos do novo líder
AposentadoriaPrevidência Privada : Imposto de Renda cobrado no momento do resgate é exclusivamente na fonte?
Carreira / EmpregoComo identificar e afastar as falsas amizades no trabalho