Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Investimentos / Fundos - FIDC não-padronizado: risco é maior, mas rentabilidade pode superar 120% do CDI 

Data: 30/05/2007

 
 

Alternativa de investimento que tem mostrado crescimento , os FIDCs ( Fundos de Investimento em Direitos Creditórios) podem ser caracterizados, entre outros fatores, por suas especificidades e natureza plural.

Bastante distintos entre si, os FIDCs podem se adaptar mais facilmente às necessidades das empresas que recorrem a este meio de captação, fator positivo mas que também limita a disseminação de informações ao potencial investidor.

FIDC não-padronizados
Entre tantas variedades, existem os FIDCs não-padronizados, fundos cuja política de investimento permite a realização de aplicações, em qualquer proporção de seu patrimônio líquido, em direito creditórios caracterizados por uma maior dificuldade de recebimento, risco de crédito mais elevado ou constituição jurídica instável, definiu Antônio Correa Bosco, diretor de operações da Boa Esperança Recebíveis.

Entre os direitos creditórios que podem compor um fundo não padronizado estão aqueles vencidos ou pendentes de pagamento no momento da cessão, os resultantes de ação judicial em curso, que estejam penhorados ou dados em garantia e ainda os originados de empresas em processo de recuperação judicial ou extrajudicial.

Precatórios
Além disso, os direitos creditórios decorrentes de receitas públicas originárias ou derivadas da União, dos Estados, Municípios e do Distrito Federal, assim como de autarquias e fundações também podem compor um FIDC NP.

Direitos creditórios de existência futura e montante desconhecido também podem, desde que relacionados a operações já constituídas, compor a carteira de um FIDC não-padronizado, assim como operações de naturezas diversas que não se enquadrem nas instruções existentes.

Outros casos
Além disso, um FIDC cuja carteira de direitos creditórios tenha seu rendimento exposto a ativos que não os créditos cedidos ao fundo, como derivativos de crédito não utilizados para proteção ou minimização de risco, por exemplo, também são considerados não-padronizados.

No mesmo sentido, um Fundo de Investimento em Cotas de FIDC, os chamados FIC FIDC, que realiza aplicações em cotas de FIDC não-padronizado também será considerado não-padronizado.

Investimento altamente sofisticado
Dito isto, fica claro que o investimento em FIDCs não-padronizados requer uma análise profunda antes da tomada de decisão, já que o risco envolvido no negócio é mais elevado.

Segundo Eduardo Rocha, diretor da Boa Esperança Recebíveis, mesmo os investidores que têm R$ 1 milhão (valor da cota mínima) para aplicar em um fundo deste tipo, precisariam realizar uma análise sofisticada a ponto de ser mais indicado procurar uma outra alternativa de investimento.

Ou seja, dadas as suas características, o investimento em FIDCs não-padronizados se tona uma opção mais indicada para investidores institucionais, profissionais do mercado que detém os subsídios necessários para tomar uma decisão mais acertada.

Maior risco, maior retorno
Se comparado a um FIDC "normal", a principal diferença reside no fato de que o fluxo de caixa de um fundo não-padronizado não é previamente determinado, justamente por tratar-se de operações vencidas, precatórios e afins, conforme descrito acima.

Sendo assim, é natural que os FIDCs não-padronizados ofereçam uma rentabilidade maior que a dos demais fundos. Segundo Rocha, teoricamente um FIDC NP deveria render mais do que 120% do CDI, enquanto o rendimento médio dos demais gira em torno de 108% e 110% do Certificado de Depósito Interbancário, que é a taxa média dos empréstimos feitos entre os bancos.



 
Referência: -
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Economizar / PouparSupermercado: para economizar, atente a preço, pagamento e promoções
Carreira / EmpregoMantenha seu emprego
ConsumidorO presente não agradou? Saiba os direitos na troca, para não ter prejuízos
UtilidadesCIC - Cartão de Identificação do Contribuinte
Defenda-seConstrução civil: Código de defesa do consumidor e as normas da construção civil
Negócios / Empreendedorismo3 dicas para remunerar corretamente sua equipe de vendas.
Impostos / TributosImposto de renda (IR): As contribuições pagas às associações de pais e mestres podem ser deduzidas?
Carreira / EmpregoInício de carreira: conheça formas de financiar seus estudos!
Ações / Bolsa de ValoresValor nominal
Carreira / EmpregoQue tipo de profissional é você? Pergunta ajuda a lidar com a pressão no trabalho