Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Imóveis - Condomínio: Dicas para reduzir gastos 

Data: 30/05/2007

 
 

Reduzir os gastos com as contas do condomínio é o alvo principal da maioria dos síndicos. Tanto na parte de funcionários como nas questões operacionais, todos eles estão diariamente tentando encontrar fórmulas e saídas para economizar com as despesas. A tarefa pode parecer difícil mas é possível, como afirmou o proprietário da Ponto a Ponto - administradora de condomínios - Enzo Fabiano Cicuto.

  Quando o assunto é o quadro de funcionários, por exemplo, uma boa alternativa seria o condomínio optar pela carga horária de 12 horas por 36 horas: trabalha 12 e folga 36. ‘‘Dessa forma seria eliminada as despesas com horas extras. Na convenção dessa portaria não está estipulado a hora de intervalo, o que em muitos casos onera a folha de pagamento do condomínio’’, explicou Cicuto. Nesse sistema, apesar de não ter intervalo, geralmente os síndicos dão 15 minutos para o funcionário descansar e, então, coloca o zelador do edifício para ficar na portaria.

  Segundo Cicuto, reduzir os custos com os funcionários é uma preocupação geral, já que essas despesas totalizam 60% de tudo o que é gasto no condomínio. Esse sistema de 12 por 36 já tem sido muito usado por diversos condomínios no Paraná, informou Cicuto.

  Para economizar com as despesas de água, uma saída é furar um poço artesiano. ‘‘A princípio pode ser um custo alto, mas a economia surge com o tempo’’, lembrou.

  Na questão de energia elétrica, segundo Cicuto, o que tem sido muito utilizado é o sistema de sensor de presença. ‘‘Isso já se consolidou e gera uma considerável economia’’, afirmou. Esse sistema tem substituído há alguns anos o método convencional de apagar e acender a luz manualmente.

  Quanto à contratação de serviços de terceiros, Cicuto orienta os síndicos a procurarem por profissionais qualificados e que tenham referência. ‘‘Não vale a pena escolher apenas pelo menor preço, pois nem sempre o serviço feito será o melhor’’, acrescentou.

E se for um serviço maior, como de pintura ou reformas, é interessante contratar uma empresa e não um autônomo, e sempre formalizar em um documento essa prestação de serviço.

  Cicuto também lembrou que é importante todos os condôminos se informarem sobre os gastos do prédio. ‘‘As contas de um condomínio não têm segredo’’, ponderou.



 
Referência: -
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Negócios / EmpreendedorismoConsultor explica como se preparar para assumir os negócios da família
Economizar / PouparAlgum evento ou festa em vista? Veja se vale a pena comprar ou alugar a roupa
Carreira / EmpregoProfissional esquecido: o que está por trás da falta de reconhecimento?
Investimentos / FundosGestão ativa x passiva: o que são, para quem são indicadas e quais os riscos?
Negócios / EmpreendedorismoQuer sair na frente da concorrência? Pesquisa mostra peso da qualidade
Impostos / TributosTributação indireta tem peso maior e onera mais quem ganha menos
Modelos de documentosProcuração para atuar em ação de cobrança perante os juizados especiais cíveis
VendasÉ melhor um fim trágico do que uma tragédia sem fim
Modelos de documentosReferências Financeiras
Modelos de documentosAta de Assembléia - Geral Ordinária de Sociedade Anônima