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Negócios / Empreendedorismo - Quer sair na frente da concorrência? Pesquisa mostra peso da qualidade 

Data: 12/09/2008

 
 
A principal vantagem competitiva é a "qualidade do produto ou do serviço ofertado", para 70% das empresas de capital fechado, de acordo com o IBR (International Business Report), estudo realizado pela Grant Thornton International, representada no Brasil pela Terço Grant Thornton.

O IBR ouviu 7.800 empresas pequenas e médias, de 34 países. Do Brasil, participaram 150 empresários, sendo 100 de São Paulo, 25 do Rio de Janeiro e 25 da Bahia. Setenta e nove por cento deles disseram que a "qualidade" é a principal vantagem competitiva. Depois, foram citados os itens "práticas empresariais éticas" (74%) e "força da marca" (69%).

"Qualidade" foi o item mais citado em quase todos os países, com exceção da China, onde menos da metade (46%) dos empresários considerou que a qualidade é vantagem, e da Índia. Para 78% dos indianos, a qualidade do produto é uma vantagem indiscutível, mas o item foi superado por "força da marca", que obteve 81% dos votos.

Como a qualidade é vista no mundo
Entre os países com número menor de votações para o item "qualidade", o Japão aparece em penúltimo lugar, com 60% das respostas, perdendo apenas para a China (46%). Cingapura também obteve um percentual baixo, na comparação com os outros países pesquisados, com 67%. Curiosamente, outros países da Ásia consideraram a qualidade dos produtos e serviços como fator essencial, a exemplo do Vietnã (92%), de Taiwan (85%) e de Hong Kong (74%).

Já a União Européia foi a região que mais votou no item "qualidade", que, com 81%, superou "mão-de-obra qualificada" (62%). Na América Latina, 81% das respostas indicam a qualidade como a maior vantagem, seguida da marca e práticas empresariais éticas, ambas com 72% das respostas.

Para o líder global da GTI para empresas de capital fechado, Alex MacBeath, a pesquisa mostra que as empresas podem ter de mudar as suas estratégias. "Se a crise econômica for tão profunda quanto dizem alguns economistas, as empresas deverão olhar mais para a sua gestão e buscar uma fixação estratégica de preços, sempre assegurando a qualidade de produtos e serviços", diz ele.

Veja quadro comparativo dos resultados no Brasil e no mundo:

 
Vantagem competitiva Média global Brasil
Qualidade do serviço/produto 70% 79%
Força da marca 58% 69%
Ética nas práticas empresariais 58% 74%
Mão-de-obra especializada 55% 50%
Retenção dos funcionários 52% 50%
Gerenciamento de custos 48% 53%
Inovação 46% 64%
Política de preços 45% 59%
Economia de escala 44% 44%
Parcerias internacionais 31% 23%


"A pesquisa mostra que o Brasil está alinhado internacionalmente", comenta o sócio da Terço Grant Thornton, André Viola Ferreira. "O fator qualidade é um item relevante na conversão dos negócios. Entretanto, nota-se que nosso ambiente empresarial está bastante sensível a questões relacionadas a ética, inovação e política de preços, nas quais obtivemos resultados superiores à média mundial, denotando um nível de exigência diferenciado nesses quesitos".


 
Referência: -
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