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Carreira / Emprego - Workaholic ganha em horas de trabalho, mas pode perder em produtividade 

Data: 30/05/2007

 
 

Encontrar o equilíbrio no meio profissional é desafio para a maioria dos trabalhadores. Muito se fala que o comprometimento e a dedicação auxiliam na ascensão da carreira, mas até que ponto? Em contrapartida, os efeitos do estresse e do exagero no trabalho começam a ser vistos nas empresas com certa preocupação.

Para se ter uma idéia, o desempenho dos workaholics, prova viva de dedicação ao trabalho, tem sido questionado pelo meio corporativo: o fato de permanecerem mais de doze horas no escritório tem sido combatido.

Excesso de trabalho ou hábito?
A tendência de passar tanto tempo no escritório pode ser atribuída a várias causas, e é preciso acompanhar isso de perto: trata-se de excesso de tarefas a desenvolver ou simplesmente um hábito?

Caso o funcionário se acostume a esticar sempre o seu horário de trabalho, pode tomar o caminho contrário à produtividade, já que se habitua a desenvolver em doze horas o trabalho que poderia realizar em oito. Conclusão: com o tempo se sentirá cansado desta rotina e seu desempenho tenderá a cair, e muito.

Mas, se você é visto como um workaholic e se sente atolado pelo trabalho, muita calma: pode ter sim suas razões! É claro que a redução do quadro de funcionários e a estratégia de que os profissionais acumulem funções são pontos a serem considerados. Neste caso, é mais do que justificável a permanência no escritório até mais tarde, já que o profissional não dá conta de tantas tarefas!

Papel da empresa
Justamente por isso é importante que a empresa verifique de perto o que está acontecendo com seus funcionários, principalmente aqueles que desempenham tarefas estratégicas. Monitorar suas atividades e ter conhecimento quanto ao trabalho desenvolvido devem ser prioridade.

Afinal, vale muito mais a pena ter o trabalhador menos tempo no escritório, desenvolvendo suas tarefas dentro de um bom rendimento e prazos razoáveis, do que poder contar com ele as 24 horas do dia em um projeto, e perdê-lo em seguida, diante de uma grave crise de estresse!

Pensando nisso, algumas empresas, principalmente as de maior porte, têm adotado políticas de combate aos exageros no trabalho. É o caso da Nokia que, segundo informações publicadas no órgão informativo dos Administradores Profissionais de SP, implantou o programa "Apagar as Luzes".

Nesta empresa, os andares ficam às escuras a partir das 20h, de segunda à quinta-feira, e às 19h, nas sextas-feiras. Isso fez com que muitos funcionários que antes possuíam jornadas de 12 horas diárias mudassem sua rotina.

Busca do equilíbrio
Não é exagero dizer que encontrar o meio-termo não é uma tarefa fácil. Quem já não passou pelo dilema de ficar ou não até mais tarde no trabalho, ou ver alguém sendo criticado por seguir à risca o seu expediente?

Portanto, pontos de vista para esta discussão não faltam. Para ajudar nesta questão, as empresas precisam adotar políticas no combate ao estresse, oferecendo condições para o que funcionário consiga cumprir suas metas.

Já o funcionário precisa ter consciência quanto à necessidade de equilibrar vida profissional e pessoal, mas sabendo dedicar mais tempo às tarefas complexas no momento certo.



 
Referência: Administradores.com.br
Autor: Infopessoal
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