Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Negócios / Empreendedorismo - Sua organização faz projetos? 

Data: 30/05/2007

 
 

Apesar do termo “Gerenciamento de Projetos” ter se tornado mais comum na última década (especialmente nos últimos anos, como vemos pelo enorme número de cursos de projetos disponíveis no mercado), a maior parte das empresas sempre realizou projetos.

Um projeto é um conjunto de atividades temporárias que levam à criação de um produto ou serviço único. Em outras palavras, todo projeto deve ter um começo e fim claros e deve ter como resultado algo bem definido. É importante não confundir os projetos com atividades do dia-a-dia das organizações.


Algumas empresas vivem de projetos. Um bom exemplo são as consultorias, que são contratadas por tempo determinado para produzir um resultado específico.

No entanto, se você trabalha em uma empresa de manufatura, por exemplo, poderia dizer que as atividades da empresa são contínuas, e, portanto não são projetos. Realmente, as atividades de manufatura de produtos já implementados não são projetos. Da mesma forma, as operações de logística, atividades de contabilidade e recursos humanos não são projetos. Mas e a implementação de novos produtos? As ampliações de capacidade? A adoção de novos sistemas e tecnologias? Todos estes casos são projetos, mesmo que a organização não o veja desta forma.

Ao que quero chegar é que muitas empresas fazem projetos, seja como seu negócio principal ou como um meio de obter mudanças positivas, mas não percebem que estes eventos devem ser tratados de uma forma diferente das operações do dia-a-dia. Quando não há esta percepção, são cometidos erros que os profissionais mais experientes em gerenciamento de projetos conhecem bem:

  • Colocar alguém forte na parte técnica para executar projetos, quando as habilidades necessárias para o gerenciamento de projetos são muito diferentes.
  • Não se cria o ambiente necessário para que o projeto receba os recursos necessários para seu sucesso.
  • Os objetivos e entregáveis não são definidos claramente, e não há um apoio da liderança da organização para o projeto.

O fato é que as organizações muitas vezes não entendem as causas do fracasso dos projetos, e costumam culpar pessoas específicas ou fatores externos, quando a causa real pode ser a falta de uma cultura de projetos na empresa.

A realização de projetos de forma estruturada e eficiente permite às organizações obter o melhor retorno das constantes mudanças que são necessárias nos mercados altamente competitivos em que vivem.

As organizações que já perceberem isto realizam seus projetos de forma profissional e sempre alinhados com a estratégia corporativa. Como tanto a tomada de decisões estratégicas quanto a implementação da estratégia pode ser encaixadas dentro do molde de gerenciamento de projetos, a disciplina ganha cada vez mais importância nas empresas modernas.

Uma conseqüência desta situação é que cada vez mais o gerente de projeto deve ter amplos conhecimentos gerenciais nas diversas áreas de uma organização. Por exemplo, além de saber se comunicar bem, deve conhecer métodos de gerenciamento de recursos humanos, ferramentas financeiras e análise de riscos, entre outras habilidades.

Em resumo, os responsáveis pelas empresas devem ter consciência do conhecimento e da disciplina que se tornam cada vez mais necessários na realização de projetos, e avaliar detalhadamente os ganhos que podem ser obtidos ao mudar sua forma de gerenciá-los.



 
Referência: Ogerente.com
Autor: Luiz de Paiva em Conceitos Básicos
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Finanças pessoaisAprenda a calcular suas férias
AposentadoriaPrevidência Privada : Orientações da Susep
CambioQuais são as instituições que podem operar no mercado de câmbio?
Modelos de documentosTrabalho rural - Contrato por obra certa
LeisNovo Código Civil ? Lei nº 10.406 de 10/1/2002 (Parte Especial) »»» Livro I - Do Direito Das Obrigações »»» Título VI - Das Várias Espécies de Contrato (III)
Modelos de documentosNotificação de Renúncia ao Mandato Ad Judicia
Economizar / PouparComputador: não faça da máquina a vilã da conta de luz, e do meio ambiente!
Carreira / EmpregoCalma e foco podem ser garantia de emprego em meio a processos de fusões
Carreira / EmpregoAumente a eficácia do treinamento: conheça os riscos a que ele está exposto
Negócios / EmpreendedorismoEmpresa criativa vende sempre mais