Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Imóveis - Alvenaria com função estrutural ou apenas como agente de vedação 

Data: 30/05/2007

 
 

A alvenaria, que compõe as paredes, pode ter função estrutural (autoportantes) ou apenas constituir elemento de vedação ou fechamento. No primeiro caso, seu material constitutivo deve estar apto a receber cargas e distribuí-las, ou seja, trabalhar" como uma estrutura convencional. Assim, estas poderão sofrer e apresentar as mesmas anomalias das estruturas.

Já na alvenaria de vedação, os materiais empregados, sejam de cerâmica, barro ou concreto, precisam acompanhar a movimentação estrutural e resistir a fatores externos e internos, como variação de temperatura e umidade relativa do ar - esta atenuada pelo revestimento correto.

Por outro lado, como são empregados materiais diferenciados pela função ou pela composição de seus elementos, deve-se Ter cuidado quando de sua junção, dado seu variado comportamento. Esta é a maior causa das anomalias registradas em alvenaria.

As fissuras mais comuns, de fato, estão onde começa a alvenaria e termina a laje, na abertura de janelas ou portas e até no vértice de encontro de paredes, demonstrando falhas construtivas.

Mas a alvenaria pode apresentar anomalias mais graves, com rachaduras fendas de profundidade, em razão de movimentações estruturais, como recalque das fundações por excesso de carregamento ou deformações de vigas e lajes. Atenção especial deve ser dada à alvenaria que se apoia sobre laje, principalmente nas estruturas sem vigas e nos balanços.

Tais anomalias são mais graves e evidentes no sistema autoportantem que responde pela estabilidade e segurança do imóvel. E como a alvenaria em geral é revestida, as anomalias se apresentam através do revestimento, "mascarando" sua localização, causas e até falhas crônicas.

Para minimizar tais problemas e fixar o encontro alvenaria x estrutura, podemos usar elementos metálicos, como barras de ferro ou telas fixadas através de "tiro" na lateral do concreto; a outra parte integrará as camadas de alvenaria, para combater a fissura vertical.

Para o "vão" de portas ou janelas nas paredes de alvenaria, podem-se colocar "vergas" de concreto armado na parte superior das primeiras e na inferior também no caso das janelas, inclusive com avanço para evitar a fissura de 45 graus, conhecida como "bigode".

Para o caso de paredes de 4 m. ou mais de alvenaria, é recomendável uma viga de concreto armado em toda sua extensão, na metade da altura,, para melhor distribuir a carga da própria parede, minimizando a ocorrência de fissuras na mesma.
 



 
Referência: InfoMoney
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
VendasPara vender também é preciso saber perguntar
Carreira / EmpregoNamoro no trabalho: antes de assumir, tenha certeza de que não é passageiro!
UtilidadesCorregedoria Geral da Justiça do Estado de São Paulo
Investimentos / FundosPoupar, por que é tão difícil ?
Carreira / EmpregoDescobriu que sua imagem na empresa é negativa? Saiba reverter essa situação
LeisCódigo Penal ? Parte Geral »»» Título V - Das penas »»» Capítulo I - Das espécies de pena
Banco / Cheque / ContaCheques: cuidados na hora de preencher e receber evitam prejuízos
Negócios / EmpreendedorismoOs 4 C´S do marketing
Investimentos / FundosEstratégias de investimentos em ações: conheça qual se adequa ao seu perfil
Defenda-seCobrança de juros antes da entrega do imóvel é abusiva, diz especialista