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Carreira / Emprego - Comportamento em etapas não presenciais de processo seletivo pode ser decisivo 

Data: 05/04/2011

 
 

Muita gente não liga, mas o comportamento de um candidato nas etapas não presenciais de um processo seletivo pode ser decisivo para a eliminação ou não do mesmo.

Isso porque, segundo adverte a consultora de Recrutamento e Seleção da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Cláudia Callé, este primeiro contato é uma das principais fases do processo.

“Se o primeiro contato não for bom, provavelmente a pessoa não será chamada para outras etapas. Essa é uma fase importante, na qual o candidato deve criar empatia com o entrevistador e não deve de forma alguma ser encarada de maneira banal”, diz.

O que fazer?
Ainda na opinião da consultora, em um contato por telefone, por exemplo, o candidato deve atender o recrutador com atenção e deixar transparecer o seu interesse pela oportunidade oferecida.

Além disso, é importante atender o interlocutor de maneira tranquila e responder com informações verdadeiras a todas as perguntas.

“Se a pessoa não tiver condições de falar no momento, se estiver na rua, no trabalho ou com amigos, por exemplo, é melhor pedir para que o entrevistador ligue em outro horário”, explica o gerente da Foco Talentos, Gustavo Nascimento.

O que elimina?
De acordo com Nascimento, as etapas não presenciais de um processo seletivo podem ser dividas em dois grupos. O primeiro seria direcionado à seleção de estudantes ou recém-formados para grandes processos de programas de estágio e trainee, com a finalidade de fazer uma triagem dos candidatos por meio de testes on-line.

O segundo, que conta com a pré-entrevista por telefone, skype ou e-mail, é mais voltado para a seleção de vagas pontuais e tem como objetivo checar as informações colocadas no currículo, além de verificar se o candidato atende aos requisitos mínimos para a vaga.

Por isso, dizem os especialistas, é importante que o candidato não cometa erros de português, não fale de maneira extremamente informal, não se demonstre desmotivado e evite, inclusive, deixar no telefone mensagens engraçadas, ou mesmo, deixá-lo sempre desligado.

“A pessoa tem de lembrar que ela deu aquele número para um processo seletivo, portanto ela deve evitar mensagens engraçadinhas e mesmo atender o telefone de forma mais informal”, diz o gerente.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Gladys Ferraz Magalhães
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