Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Imóveis - Ter o seu Imóvel: Sonho ou Pesadelo? 

Data: 25/11/2008

 
 

Para a maioria das pessoas é um grande sonho ter a casa própria ou apartamento como garantia de tranqüilidade. Concordo com isso e entendo que, durante a vida de trabalho, as pessoas devam ter objetivos como imóveis, previdência ou a constituição de uma bela reserva financeira para o futuro. Isto motiva a pessoa a trabalhar e realizar os seus sonhos, podendo dizer: “esta casa é fruto do meu trabalho”. Sem se esquecer os sonhos de curto prazo.

Estamos, porém, vivendo no atual mercado um “boom imobiliário”. Com um pouco mais de renda no bolso e abertura de várias linhas de crédito para aquisição de imóveis, os brasileiros estão indo às compras. Com demanda forte, os preços começaram a se valorizar e virou moda comprar casa, apartamento, lote em condomínio.

As taxas de juros realmente caíram e a competição entre os bancos fez com que o limite de crédito possibilitasse empréstimos de 30 anos para aquisição de imóveis. Contudo, estas taxas ainda estão muito altas e, no longo prazo, as pessoas acabarão pagando 2(dois) ou mais imóveis para ter somente 1(um).

Tenho visto pessoas fazendo loucuras com a moda da troca de apartamento ou casa. Com vida estabilizada e imóvel quitado, partem para novos “sonhos” e mudam a vida. Saem da condição de poupadores para devedores, quando tinham uma sobra de salário no final do mês. De um momento para outro, além dos impostos de transferência, decoração e custos maiores de moradia, tais como: condomínio, luz, empregada, ficam com dívida alta em longo prazo, orçamento apertado etc. Conheço pessoas que já me disseram que o imóvel virou pesadelo. Muito cuidado,pois, com esta moda.

Outro detalhe muito importante: normalmente o ditado diz: “Quem casa quer casa”, correto? O rapaz trabalha 8 horas por dia e faz faculdade à noite, a moça, da mesma forma. Só se encontram de meia-noite às seis da manhã. Quem casa quer mesmo cama! Será que é necessário fazer agora financiamento de um imóvel novo com prestações de 15, 20 ou 30 anos para pagar? Hoje, o orçamento suporta, mas não se esqueça de que normalmente virão filhos e... pode acontecer um desemprego. Por que não ser mais humilde e às vezes até morar de aluguel, investir na carreira para ganhar mais e, depois, comprar um imóvel mais simples com um financiamento menor?

A regra de bom financiamento é: Financie o mínimo possível no menor prazo possível, desde que a prestação esteja perfeitamente dentro do seu orçamento.



 
Referência: planilhar.com.br
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
SaúdeAlcoolismo
Modelos de documentosProcuração para Defesa em Processo de busca e apreensão procedida pela Polícia
LeisNovo Código Civil ? Lei nº 10.406 de 10/1/2002 (Parte Geral) »»» Livro II - Dos Bens »»» Título Único - Das Diferentes Classes de Bens
Ações / Bolsa de ValoresO resgate de instituições e o problema do risco moral
Economizar / PouparGastos extras: "cartada" decisiva para resgatar seu orçamento
Documentos PessoaisCPF: o que fazer para regularizar sua situação
Finanças pessoaisValorizando cada centavo
Impostos / TributosIPVA: Restituição de IPVA pago indevidamente
Finanças pessoaisFundo de reserva: Um "colchão" para quem tem renda flutuante no mês a mês
SaúdeCliente deve ser indenizado, se tratamento estético não tiver resultado esperado