Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Carreira / Emprego - Sete dicas para desenvolver um plano estratégico para a área de TI 

Data: 04/01/2010

 
 

A instabilidade econômica de 2009 fez com que muitos CIOs (Chief Information Officer) revissem a maneira que realizavam as atividades, reduzissem investimentos e demitissem funcionários.

Após esse cenário, porém, as empresas começaram planos para 2010. De acordo com o sócio-diretor da TGT Consult, Pedro Bicudo, o momento é ideal para que o setor de tecnologia esteja apoiado em uma boa estratégia, que será importante para os negócios.

Bicudo ainda alerta que a área de TI (Tecnologia da Informação) terá de se posicionar de maneira mais eficaz. "Somente com bom planejamento e uma clara demonstração de resultados é que o setor poderá reduzir a distância entre TI e Negócios", diz o sócio-diretor.

Dicas
Confira abaixo algumas dicas para o desenvolvimento de um plano estratégico para a área de TI:

  1. Documente seu plano: se não houver um registro, as pessoas podem esquecer, perder o foco e não lembrar quais eram as metas a serem cumpridas.
  2. Diferencie o estratégico do tático: o direcionamento estratégico é aquele que dá uma visão a longo prazo. O tático é um plano de execução de curto prazo. 
  3. Os projetos devem ser controlados: o plano de 2010 deve conter a lista de atividades "entregáveis", associadas a datas, para que tudo possa ser controlado.
  4. Meça os projetos: defina eventos realizados, ou entregas parciais, e associe essa entrega a um benefício. Assim poderá controlar os benefícios atingidos.
  5. Apresente os objetivos: cada item do plano deve ter uma razão, que deve ser escrita e mostrada. "O óbvio precisa ser dito e repetido".
  6. Crie alternativas para possíveis problemas: devem haver alternativas para itens do projeto, como no caso da verba ser cortada, alguém ser demitido e etc.
  7. Seu plano deve ser acessível e de conhecimento da equipe: compreensão e repetição são importantes para que a equipe mantenha-se focada na execução. Quando todos sabem o que deve ser feito, as decisões são mais "assertivas" e melhores.

Com planejamento e demonstração de resultados, a área poderá reduzir a distância entre TI e Negócios. "Na prática, preparar um plano não é fácil. Segui-lo é ainda mais complicado, por isso é necessário fazer um registro dessa estratégia, para que todos os envolvidos possam se comprometer e levar o plano adiante", afirma Bicudo.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Equipe InfoMoney
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :