Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Carreira / Emprego - Como a cultura da empresa pode ajudar no sucesso profissional  

Data: 12/12/2008

 
 

O sucesso, a ambição, fazer carreira vão se tornando cada vez mais os valores essenciais para o indivíduo,pois são eles e só eles que podem preencher esta angústia do vazio: para ser reconhecido é preciso vencer.

A partir do momento em que a carreira se torna o investimento do indivíduo, o móvel principal da existência, o valor pessoal é transferido para a competência profissional que serve de código de conduta.

Considerando que o tempo de permanência em uma empresa diminuiu e a rotatividade aumentou, sua segurança profissional está em jogo e para enfrentar esta questão é preciso ter empregabilidade, ou seja, desenvolver seus conhecimentos e habilidades em suas atividades, por meio da educação e do treinamento,e sintonizar estas habilidades com as novas necessidades da empresa.

Por isso, cada dia é mais importante para um profissional conhecer a 'cultura da organização', se quiser ter sucesso na carreira.

O QUE É?

Podemos definir 'cultura organizacional' como uma série de comportamentos e atitudes de caráter ideológico que garantem a integração das pessoas dentro da empresa e, também, sua imagem externa (como o público a vê).

Uma empresa, ao adquirir uma cultura, cria um conjunto de ações que são testadas e avaliadas, e então retidas e transmitidas socialmente, como o modo apropriado de lidar com os problemas de ajustamento externo e de relacionamento interno (bem como pensar e de sentir a respeito do mundo organizacional). Este processo é também estruturado socialmente.

Conhecendo a cultura da empresa, você irá comparar as suas perspectivas com as da organização, criando um determinado quadro comum de referências, uma certa homogeneidade comportamental que fortalece os aspectos morais e motivacionais do ideário da empresa.

A IMPORTÂNCIA PARA A CARREIRA

A Cultura Empresarial irá dotá-lo de condições para conhecer o sistema de crenças e valores, padrões de comportamentos e habilidades necessárias para conduzir-se e comunicar-se no ambiente de trabalho.

O conhecimento da Cultura Empresarial irá, de forma objetiva, capacitá-lo para uma participação direta e ativa no sistema operacional da empresa, além de ser um importante mecanismo para transformar valores e visões em resultados concretos.

Portanto, o conhecimento da cultura de uma empresa é vital para a sua própria sobrevivência dentro deste sistema social. Sem este repertório comum, seria difícil saber qual o comportamento é aceitável e quais os critérios utilizados para escolher e selecionar as pessoas (perfil valorizado), critérios de promoção, forma e conteúdo da comunicação oficial etc.

Assim, conhecendo a cultura da empresa você poderá pautar sua conduta, tendo os indicadores de quais competências ou mesmo que tipo de pessoa é valorizada e progride na carreira dentro da empresa.

Ao desvendá-la, você deixa de ser mais uma presa fácil das artimanhas sedutoras da organização e talvez possa navegar com mais desenvoltura nesse espaço simbólico que se chama integração. Poderá, inclusive, introduzir mudanças aditivas, isto é, que não conflitam com os interesses da empresa.

A maioria dos especialistas reconhecem que o conhecimento da Cultura Organizacional representa um importante instrumento de capacitação técnico-administrativo, o meio mais eficaz de aprendizagem e de adaptabilidade às atividades desenvolvidas pela empresa.

Portanto, é imprescindível desenvolver habilidades no sentido de identificar e reconhecer a cultura da empresa na qual você trabalha. Principalmente, seu sistema de valores compartilhados para que, a partir destes elementos, você possa apreender quais padrões de comportamentos e habilidades são solicitados para comunicar-se no ambiente de trabalho, qual o comportamento é aceitável e quais os critérios utilizados para escolher e selecionar as pessoas e quais competências ou mesmo qual tipo de pessoa é valorizada e progride dentro da empresa.



 
Referência: curriculum.com.br
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Negócios / EmpreendedorismoQuer abrir um negócio? Dicas para a escolha do sócio!
Negócios / EmpreendedorismoIncentive a qualidade de vida para os funcionários de sua empresa
Ações / Bolsa de ValoresConheça os jargões usados pelos analistas de mercado
Empréstimo / FinanciamentoImportância da atualização do seu cadastro
SegurosApólice e contrato: leia antes de assinar
Finanças pessoaisTrabalha muito para manter alto padrão de vida? Será que vale a pena?
Economizar / PouparBrasileiros desperdiçam 30% dos alimentos que poderiam ser utilizados de outra forma
Dívidas / Endividado ?Grande parte dos inadimplentes brasileiros não são culpados pelas dívidas que contraíram
Carreira / EmpregoO que fazer numa situação de desemprego
VendasVendedor: conheça os perfis dos clientes e como conquistá-los!