Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Carreira / Emprego - Em áreas relacionadas à saúde, mulheres são maioria; qual a razão? 

Data: 06/01/2009

 
 

Nos corredores de clínicas e hospitais, em laboratórios e em empresas de prestação de serviço na área de saúde, as mulheres são praticamente a maioria. Se elas ainda lutam para ingressar em algumas áreas do mercado de trabalho, nesta, elas já predominam.

De acordo com a Síntese de Indicadores Sociais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) deste ano, as mulheres também estão na frente quando o assunto é o ensino superior. Em 2007, do conjunto de estudantes deste nível, 57,1% eram mulheres, o que revela um aumento em relação a 1997, quando era de 53,6%.

Segundo o diretor de laboratório, Dairton Miranda, ser mulher não é pré-requisito, mas é fato que elas têm maior habilidade com materiais menores por serem mais detalhistas e apresentarem delicadeza. "A habilidade é um ponto extra ao lidar com procedimentos complexos e frágeis. Acreditamos que, por isso, elas estão muito presentes na área da saúde, em setores como preparação de exames", disse.

Atenção
Para a coordenadora do Setor Técnico do laboratório Dairton Miranda, Regina Célia da Rocha, características femininas como atenção redobrada e facilidade para lidar com materiais pequenos são essenciais para o sucesso na área. "É preciso ter calma, exatidão nos movimentos das mãos e atenção, características que fazem parte do perfil da mulher".

O psiquiatra e diretor do Centro Interdisciplinar de Orientação Psicopedagógica (Ciope), José Raimundo Lippi, acredita que a presença da mulher na área não acontece somente pela vocação natural do sexo feminino. "Elas estão inseridas na área pelo mérito da conquista de seu espaço no mercado de trabalho e na sociedade. Além disso, demonstram maior capacidade de trabalhar em grupo".

Já para o coordenador do Centro de Tratamento e Investigação da Esclerose Múltipla da Universidade Federal de Minas Gerais (Ciem/UFMG), Marco Aurélio Lanna, a sensibilidade das mulheres tem feito com que elas dominem o mercado.



 
Referência: Administradores.com.br
Autor: Flávia Furlan Nunes - InfoMoney
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Carreira / EmpregoPressão no trabalho: para cada funcionário, um efeito!
Banco / Cheque / ContaValor errado, débito não feito... Como agir em caso de problemas com contas?
Negócios / EmpreendedorismoEsteja preparado para ter uma Empresa
AposentadoriaO lado pessoal, profissional e a saúde: riscos ao planejar a aposentadoria
Defenda-seConstituição Federal - Íntegra da lei : » Título V - Da defesa do Estado e das instituições democráticas »»» Capítulo I - Do estado de defesa e do estado de sítio
Carreira / EmpregoO Estilo Gerencial do Administrador
UtilidadesCRECI - Conselho Regional dos Corretores de Imóveis
Carreira / EmpregoOs 3 Ps do tempo
Modelos de documentosCessão de Direitos Patrimoniais - Obra Literária
SegurosSeguro: dono de carro tem um ano para entrar na justiça quando cobertura é negada