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Carreira / Emprego - Administração do tempo 

Data: 19/12/2008

 
 

O que é o tempo?

Para alguém, simplesmente tempo é dinheiro. Para outros, tempo é vida. Para mim, tempo é o que nos resta.

É comum culparmos a outros pela nossa falta de tempo. O que todos temos a nosso favor é o livre arbítrio no uso do tempo. Assim, cada um usa-o naquilo que oferece a melhor recompensa.

No entanto, se você não estiver satisfeito com os resultados que vem obtendo, reflita sobre as sugestões de economizadores de tempo que abaixo detalhamos.

Dicas de economizadores de tempo:

  • Quais são seus objetivos a longo, médio e curto prazo;
  • Ponha seus objetivos no papel, assim você poderá vê-los e avaliá-los melhor;
  • O que você quer na vida? Escreva e trace seus objetivos;
  • Você nunca chegará, se não souber aonde quer ir;
  • Tenha claro em sua mente: Qual é a sua missão? Qual é a missão do seu cargo?
  • Programe na sua agenda as atividades necessárias para atingir seus objetivos. Fixe datas com antecipação;
  • Dedique-se aos assuntos importantes, isto é, àqueles que efetivamente contribuem para que você possa atingir seus objetivos;
  • Resista às “falsas urgências” trazidas por terceiros, pois elas desviarão sua atenção das tarefas importantes;
  • Reserve tempo para dedicar-se aos assuntos “importantes”, mas aparentemente “não urgentes” (planejamento, desenvolvimento e avaliação), pois neles é que reside a chave do sucesso;
  • Pergunte-se “o que eu estou fazendo que não é nem importante, nem urgente?” Livre-se destas atividades;
  • Escolha os poucos assuntos que realmente são importantes e dedique mais tempo a eles;
  • Assuntos de menor importância devem ser agrupados e tratados “em massa”, com aplicação mínima de tempo;
  • São poucas as atividades que darão uma real contribuição ao seu negócio. Escolha-as portanto com carinho, dedicando-lhes tempo suficiente;
  • O tempo não é elástico, portanto, o trabalho é que deve ser ajustado ao tempo, e não vice-versa;
  • Fixe prioridades para seus trabalhos em atividades A,B,C. Programe na sua agenda os assuntos A em primeiro lugar, em seguida os classificados como B e por último o item C;
  • São raros os dias que você conseguirá fazer todo seu trabalho. Programe-se, portanto, de maneira tal que os assuntos mais importantes sejam executados em primeiro lugar;
  • Se você tiver pouco tempo, é melhor iniciar um assunto importante do que se ocupar com assuntos de prioridade C;
  • Para combater a procrastinação (adiamento de assuntos importantes), coloque suas prioridades no papel e programe horários específicos para tratar destes assuntos;
  • Para romper o ciclo de procrastinação, verbalize seus compromissos;
  • Aprenda a encurtar as interrupções; evite “dar corda” a quem interrompe;
  • Quando interrompido, explique que você está ocupado e sugira uma alternativa: “fulano resolveria esta questão melhor do que eu”, ou “que tal amanhã 9:00 horas, quando eu poderei lhe dar mais atenção?”;
  • Dificulte ser interrompido. Esconda-se, se necessário. Utilize um local livre de interrupções;
  • Para abreviar as interrupções, use a “técnica do silêncio”. Preste atenção, mas procure manter-se calado;
  • Procure mexer uma única vez em cada correspondência ou documento (documento físico ou pela internet);
  • Classifique e-mails e documentos em prioridade A,B e C;
  • Seja sucinto ao escrever, controle as idéias de forma seqüenciada;
  • Procure agrupar seus telefones para fazê-los em horários pré-fixados;
  • Planeje seus telefonemas. Relacione os assuntos para tratá-los de uma vez, evitando ligações repetidas;
  • Se a outra pessoa fala demais ao telefone, use a técnica do silêncio; não dê corda (dizendo “pois é”, “é isso aí”), falando só quando solicitado;
  • Vá direto ao assunto quando falar ao telefone. Evite desperdiçar seu tempo;
  • Marque todos seus atendimentos, encontros e compromissos na sua agenda;
  • Ao atender as pessoas, deixe claro, de forma diplomática, de quanto tempo você dispõe;
  • Ao início de um atendimento ou entrevista, esclareça o objetivo do encontro;
  • No final da entrevista ou atendimento, procure resumir o assunto tratado, e se  for o caso, as medidas a serem tomadas;
  • Nas entrevistas e atendimentos, lembre-se de ouvir atentamente para captar o verdadeiro sentido da conversa;
  • Planeje por escrito suas reuniões, fixando os objetivos e a pauta – comunicando-os aos participantes com antecedência;
  • Lembre-se de programar “folga” na sua agenda para atender imprevistos;
  • Preserve sempre na sua programação um tempo arbitrário para reflexão e o uso da criatividade;
  • Você trabalha para viver ou vive para trabalhar? Compatibilize suas vidas profissional e pessoal;
  • Qual a melhor forma de aplicar seu tempo, neste exato momento? A escolha é sua;
  • Planeje seu futuro com antecedência para poder viver o presente com intensidade;

Quando dedicamos nosso tempo naquilo que gostamos, tudo fica mais fácil. Portanto, passe a fazer o que gosta ou passe a gostar do que faz.
Saiba que a DISCIPLINA é a chave essencial para quem quer melhor resultado no uso do tempo.

Ah e não esqueça de ser FELIZ!!!



 
Referência: gestaodecarreira.com.br
Autor: Tom Coelho
Aprenda mais !!!
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