Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Economizar / Poupar - Saiba que passos você precisa trilhar antes de poupar e investir 

Data: 22/05/2007

 
 

Você está preparado para investir? A pergunta pode parecer surpreendente, mas é bastante válida. Afinal, ao contrário do que a maioria imagina, nem todo mundo está pronto para dar esse passo. A razão é simples: para investir, é preciso ser capaz de seguir uma estratégia clara e consistente, o que só é compatível com uma situação financeira equilibrada.

Assim, antes de pensar em investir seu dinheiro, avalie sua situação financeira atual. Você possui algum tipo de controle orçamentário? Em caso afirmativo, qual a sua situação ao final do mês: você está pendurado e espera ansioso o próximo salário; você consegue, com esforço, pagar tudo em dia; ou você consegue regularmente separar uma quantia para poupar?

Se você respondeu uma das duas primeiras alternativas, você ainda não está preparado para investir. Antes disso, é preciso elaborar uma faxina no seu orçamento e saber como tornar o endividamento seu aliado, de forma a equilibrar a sua situação financeira.

Parte de um processo
Poupar e, conseqüentemente, ter recursos para investir, é parte de um processo. Primeiro, você deve ter controle sobre o seu orçamento: saber o quanto ganha e o quanto gasta. Saber agir como um consumidor inteligente pode fazer toda a diferença na hora de executar este passo importante do planejamento financeiro.

Saiba como tornar o endividamento seu aliado, sempre lembrando que dívida não é sinônimo de inadimplência. É possível tomar dinheiro emprestado e sair ganhando com isso, principalmente no longo prazo, se você fizer o uso correto destes recursos.

Poupar deve ser um hábito
Como parte de um processo, poupar não deve ser um ato isolado. Você deve criar o hábito de poupar, ou seja, economizar constantemente, não somente no mês em que gastou menos (ato isolado). Poupar é parte de uma estratégia, visando garantir seu padrão de vida no futuro e permitir que você atinja seus sonhos.

Por isso, poupar é parte de planejamento que depende muito de seus esforços, disciplina e organização. Somente você sabe efetivamente o quanto consegue poupar, em que prazo e o que terá que fazer para atingir seu objetivo.

Dívida e investimento
É possível investir e ter dívidas simultaneamente? A resposta quase sempre é não. Como a diferença entre as taxas de juros que você paga quando toma dinheiro emprestado e aquelas que recebe quando aplica seus recursos é tão grande no Brasil , priorize pagar suas dívidas a investir. Existem exceções, verdade, mas são poucas.

Portanto, reduzir o seu endividamento é mais um dos passos que você tem que tomar antes de ter condições para investir. Pode parecer difícil traçar todo o caminho que é necessário antes de investir, mas pense que atingir objetivos pode dar um certo trabalho e exige que você alcance metas na ordem correta.

Da mesma forma, não adianta começar a construir uma casa pelo telhado. Além disso, construir uma casa dá muito trabalho, mas a satisfação e o orgulho que você obtém quando chega ao final valem todo o esforço.



 
Referência: Administradores.com.br
Autor: Infomoney
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Finanças pessoaisAjuda para o Orçamento
CambioPolítica cambial: O que é ?
Carreira / EmpregoPare de procrastinar, não deixe nada para depois!
Entrevista de empregoA importância de uma boa comunicação em uma entrevista de emprego
SegurosQuais os documentos necessários para a comprovação do sinistro? A seguradora pode exigir testemunhas?
LeisCódigo Penal ? Parte Especial »»» Título III - Dos crimes contra a propriedade imaterial »»» Capítulo III - Os crimes contra as marcas de indústria e comércio
Dívidas / Endividado ?Mensalidades atrasadas: julho é sinônimo de negociação com a faculdade
ImóveisPolítica da boa vizinhança: conheça os direitos de quem mora em apartamentos
Investimentos / FundosInvestidor não olha tributos ao aplicar e pode ter ganhos menores por isso
Negócios / EmpreendedorismoPequenos ajustes que fazem total diferença em sua empresa!