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Vendas - A Importância do Script  

Data: 16/12/2008

 
 

O Objetivo do script é orientar no processo de abordagem, argumentação, contorno de objeções e fechamento. Existem dois tipos de scripts:

  • Guideline
  • Passo a Passo

O Script Guideline é apenas um roteiro utilizado pelos operadores mais experientes contendo:

  • Conceito dos produtos/serviços
  • Aspectos mais importantes
  • Palavras-chave

O script passo a passo é utilizado pelos operadores novatos, contendo a produção fiel do diálogo telefônico permitido:

  • Maior segurança ao operador
  • Maior número de contatos
  • Melhor performance individual
  • Que fatores emocionais não interfiram no diálogo

1) Questões que precedem a elaboração do Script

  • Quem toma a decisão?
  • Como chegar até o decisor?
  • Como criar interesse pelo produto/serviço?
  • Como levantar os dados que determinam as necessidades do cliente?
  • Como descrever produto/serviço e empresa?
  • Quais as possíveis objeções e como superá-las?
  • Como fazer o fechamento?

2) Características do script

Curto o suficiente para que o cliente não perca o interesse e o operador consiga fazer a abordagem de modo preciso e completo. Deve-se utilizar os 4 "C"s na elaboração do Script:

  • Claro
  • Conciso (breve)
  • Coloquial (conversação entre duas pessoas)
  • Convincente

3) Ética na elaboração do Script:

  • Pedir sempre permissão para falar
  • Apresentação da empresa e do operador
  • Exposição de objetivos
  • Ofertas honestas e claras
  • Fornecer prazos, preços, condições de pagamento e taxas extras de frete.

4) Etapas a serem seguidas:

  • Identificação
  • Pessoa certa
  • Motivo da chamada (desperte interesse)
  • Cortesia, permissão (conforme o Código de Conduta Ética da ABT)
  • Qualificação das necessidades, utilizando perguntas
  • Apresentação
  • Por que não agora?
  • Supere as objeções
  • Fechamento (solicite o pedido)
  • Não perca a oportunidade
  • Encerramento

5) Aspectos lingüísticos:

  • Adaptação da linguagem à realidade sócio-cultural do interlocutor
  • Explanação clara e concisa dos objetivos da ligação
  • Entonação natural (sem parecer estar lendo)
  • Use vocabulário positivo e simpático
  • Cuidado com as expressões depreciativas ou que façam o interlocutor se sentir estúpido. Ex: O senhor não está entendendo.

Scripts são roteiros muito bem elaborados para facilitar a abordagem do cliente de forma organizada, mas necessidade bom-senso e lógica.



 
Referência: curriculum.com.br
Autor: Revista Técnicas de Venda
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Abaixo colocamos mais algumas dicas :