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Vendas - Venda adicional: garantia de sucesso  

Data: 16/12/2008

 
 

O mundo dos negócios está em constante evolução e exige de nós, dia a dia, cada vez mais aperfeiçoamento quanto ao processo de vendas e, sobretudo, quanto a um quesito fundamental: entender de gente. A regra é atender com excelência e fazer negócios que favorecem a todos.

Nós sabemos que, hoje, vender mais não representa apenas lucro, mas é questão de sobrevivência, pois a competição é grande em todos os segmentos e não é mais local, mas global. Portanto, você terá de se aperfeiçoar de forma global e atender à sua clientela de forma local, conforme o seu ambiente de trabalho, segmento, formas de negociação, etc.

No artigo a seguir trabalharemos a venda adicional na sua amplitude, começando com perguntas bem simples, como:

  • O que é a venda adicional nos dias de hoje?
     
  • Quais os pontos a serem verificados antes de abrirmos a loja?
     
  • Você já parou para pensar o que a venda adicional representará para você?
     
  • Como está a sua percepção quanto ao cliente que está sendo atendido?
     
  •  Quem ele é?

A venda adicional nos dias de hoje é um serviço a mais que você presta ao seu cliente, beneficiando o mesmo dentro da sua necessidade em um mesmo processo de venda. Assim, ele estará ganhando tempo e dinheiro e ainda ficará agradecido pelo seu excelente atendimento.

O papel do vendedor dentro da sua loja, seja ela de material para construção, lojinha de bairro ou loja de shopping


O papel do vendedor lojista é encontrar e despertar outros interesses e necessidades que levem o cliente ao fechamento de uma venda complementar, ampliando a compra em um mesmo processo de venda.

Quando atendemos um cliente na loja, devemos pensar não apenas no cliente primariamente, mas em fazer uma ótima venda, que fará que o cliente volte e indique outros clientes que vivem em seu círculo de amizade, gerando um rico ciclo de negócios.

Algumas regras:

1- Quando estiver atendendo, pense sempre como se estivesse na posição do cliente:

Se está comprando para si, quem além dele pode se interessar por algum outro produto da loja?
Se está comprando para outros, ele também pode se interessar por algum produto da loja. Ofereça sempre!

Após a venda, faça questão de cadastrá-lo e dê uma atenção especial, pois, afinal de contas, agora ele será o seu cliente.

2 - Uma vez firmada a empatia entre você e o cliente, faça uma proposta concreta envolvendo o mesmo com o produto que você quer vender.

Veja o produto que o cliente quer com os olhos dele, e não com os seus, e atenda à sua necessidade primária.

3 - Tenha consciência e acredite realmente que o cliente possa precisar de mais coisas, além do solicitado.

4 - Tome muito cuidado para fazer uma abordagem correta, indiferentemente do que ele está comprando.

5 - Fazer a abordagem da venda adicional, somente depois que você garantiu a venda primária de forma oficial.

Fazendo a venda adicional, você:

  • Garantirá um maior número de vendas
  • Aproveitará mais a presença do cliente na loja
  • Terá a chance de oferecer mais produtos
  • Fará mais vendas adicionais
  • Dará maiores formas de escolha para o seu cliente
  • Fará com que todos ganhem no final do processo (cliente, lojista, fornecedores)
  • Terá lucro, lucro e lucro.

Tenha sucesso hoje e sempre. Pois o mercado é do tamanho da sua imaginação.



 
Referência: curriculum.com.br
Autor: Paulo Silveira
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