Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Carreira / Emprego - Vertigens do sucesso 

Data: 11/12/2008

 
 

O sucesso nem sempre traz felicidade. Ele pode prejudicar sua vida pessoal e até sua carreira neste caso quando você se deixa levar pela embriaguez do poder. Isso porque o triunfo sempre vem acompanhado de crítica, inveja e, principalmente, de você mesmo. Quem não sabe se controlar após um bom resultado exige cada vez mais reconhecimento. 

E não tem aumento, cadeira maior, carro do ano que o satisfaça. Nessa vertigem de sobreloja, quando se perde o limite, é grande o risco de terminar o dia (ou a carreira) sozinho e infeliz. Esse é o pensamento de Luiz Alberto Hanns, psicanalista de São Paulo, pesquisador de novas abordagens de psicoterapia e também responsável pela nova tradução das obras de Sigmund Freud para o português. A busca constante pelo reconhecimento pode causar problemas pessoais e profissionais, diz. Luiz, que também tem formação em administração de empresas e faz coaching para empresários e presidentes de empresas, ensina como aproveitar da melhor maneira possível a sua vitória profissional.
 
1. Escolha uma carreira que corresponda às suas habilidades atuais ou em potencial. Não adianta conquistar o sucesso na carreira errada.
 
2. Tenha prazer com o trabalho que realiza (ou encontre prazer no que faz).
 
3. Seja otimista, criativo, ousado. A criatividade, ousadia e humildade misturadas a doses de ambição e vaidade são fundamentais para evitar as armadilhas do sucesso, afirma Luiz.
 
4. Seja persistente, mas não dê murro em ponta de faca. Não insista no que não vai dar certo.
 
5. Não perca o equilíbrio com as possíveis frustrações. Elas podem (e vão) ocorrer. Lembre-se que um bom desempenho não depende apenas de você, mas também de fatores externos. O fracasso não deve gerar apenas desgaste físico, e sim ensinamento.
 
6. Compartilhe suas conquistas. Deixe que as pessoas que trabalham com você também ganhem com seu sucesso. Isso gera sentimentos positivos em todos à sua volta.
 
7. Tenha sempre em mente que o sucesso não é perene. As pessoas são avaliadas por um determinado período. Depois do reconhecimento por algo que realizou, sempre vem o próximo desafio. A busca constante pelo sucesso pode ser estressante. É preciso nesse ponto tomar cuidado com a ansiedade. Para Luiz, a necessidade de ser sempre reconhecido não é saudável para a carreira.
 
8. Saiba lidar com a inveja dos que assistem ao seu sucesso.
Por isso, é importante desviar os holofotes para os outros da equipe.
 
9. Cuide das relações pessoais. Elas podem trazer mais equilíbrio e autoconfiança. Em geral, o lado mau do sucesso tem relação direta com a auto-estima.
 
10. Não deixe o sucesso subir à cabeça. Há executivos que ficam com o ego inflado. Isso desencadeia um conjunto de ações que podem prejudicá-lo. A onipotência faz você acreditar que já sabe tudo e não precisa escutar mais ninguém.



 
Referência: curriculum.com.br
Autor: Roberta Queiroz - Você S.A
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :