Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Cartão de crédito - Controlar as dívidas dos cartões de crédito 

Data: 16/12/2008

 
 

É cada vez maior o número de pessoas com mais do que um cartão de crédito e por isso existem cada vez mais opções por parte das instituições financeiras. Porém, as dívidas com os cartões de crédito também têm aumentado bastante porque essas mesmas pessoas não sabem como utilizar os cartões de crédito corretamente. Por isso, precisamos de olhar para a utilização do cartão de crédito e ver como é fácil abusarmos se não tivermos atenção.

O cartão de crédito, conforme o nome indica, é um cartão que nos dá um crédito de curta duração e o dinheiro que ficamos a dever são dívidas dos cartões de crédito à empresa que nos emprestou o dinheiro. A quantidade de crédito a que temos direito depende do nosso crédito no mercado, que sendo um bom crédito podemos pedir mais dinheiro emprestado e sendo um mau crédito não conseguimos pedir dinheiro emprestado, pelo risco que representamos no pagamentos das dívidas.

No final do mês recebemos uma carta do banco com a indicação de quanto dinheiro estamos a dever devido à utilização do cartão de crédito. Todas as compras que efetuar a crédito contribuem para aumentar as nossas dívidas. Temos depois de pagar mensalmente a dívida do cartão de crédito, que pode ser paga na totalidade ou em percentagem do valor, sendo neste último caso cobrados juros sobre o valor em dívida. Quando não conseguimos cumprir as datas limite de pagamento passamos a taxas de juros mais elevadas e outras medidas que nos podem prejudicar, como multas por atrasos de pagamento.

O ideal será pagar a totalidade das dívidas do cartão de crédito em cada mês, porque assim garantimos que não são aplicadas quaisquer taxas de juro. Quando começamos a falhar os pagamentos, as dívidas começam a acumular até um ponto em que se podem tornar insustentáveis. As taxas de juro dos cartões de crédito são das mais elevadas dos produtos financeiros.

Outra coisa que acontece quando não pagamos os juros na totalidade é que no mês seguinte, os juros que acumularam à dívida já contam para calcular os novos juros. Ou seja, cada mês que passa o valor em dívida não pára de crescer.

A pressão criada pela publicidade tem feito com que os cartões de crédito sejam muito populares, mas podem ter efeitos adversos nas nossas finanças e consequentemente nas nossas vidas. Se tiver muita atenção às dívidas que acumula, pode utilizar os cartões de crédito com benefícios para si.



 
Referência: Como Poupar dinheiro
Autor: Luis
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Carreira / EmpregoSeu colega pensa que é o chefe? Saiba como lidar com a situação
Modelos de documentosReclamação por demora na entrega
Carreira / EmpregoA Gestão do Medo
Negócios / EmpreendedorismoO segredo está no plano
Negócios / EmpreendedorismoDiretrizes para programas de fidelidade
Negócios / EmpreendedorismoComo fidelizar clientes
Turismo / ViagensMala extraviada (bagagem), seus direitos e deveres
VendasPara vender também é preciso saber perguntar
Negócios / EmpreendedorismoJeito chinês de fazer negócios
Cartão de créditoNegociando dívidas