Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Negócios / Empreendedorismo - Atendimento diferenciado aos clientes 

Data: 05/12/2008

 
 

O cliente é o rei! O cliente sempre tem razão! O cliente vem em primeiro lugar!

Mas, afinal, será que nós já paramos para pensar e definir quem é esse cliente a quem devemos prestar um atendimento tão bom, um serviço tão diferenciado, uma vez que dependemos dele para que o nosso negócio prospere?

Numa visão generalista, nosso cliente é aquele consumidor que compra o nosso produto ou serviço, que paga um valor justo por ele e que, segundo o nosso sincero desejo, volte sempre! Podemos perceber e constatar que esta preocupação com tratamento diferenciado ao consumidor vem se destacando cada vez mais e se tornando o aspecto estratégico mais importante das organizações. Quem não estiver cem por cento do tempo pensando nas necessidades do consumidor não sobreviverá por muito tempo neste mercado tão competitivo.

Porém, vamos refletir um pouco na questão deste tema: quem são os nossos clientes? Se partirmos do princípio de que cliente é todo aquele indivíduo a quem prestamos um serviço conforme a sua necessidade, então obviamente a nossa lista de clientes vai aumentar consideravelmente. Num ambiente organizacional, todos os departamentos e seções são clientes entre si. Os funcionários que trabalham em recursos humanos prestam serviços a todos os departamentos da empresa e talvez sejam os maiores prestadores de serviços. Da mesma forma o departamento de crédito presta serviços à equipe de vendas, que presta serviços à área de produtos, etc, de forma a criar na empresa uma integração de funções, em torno das mesmas metas e objetivos, na melhoria constante dos processos, buscando atender, da melhor forma possível, as necessidades do consumidor final.

Por que, então, tantas empresas fracassam neste ponto, apresentando inúmeras dificuldades no atendimento aos consumidores, completa desorganização interna, constantemente apagando incêndios, criando uma competição negativa, transformando os ambientes num verdadeiro “salve-se quem puder”? Será que não estão se esquecendo de que o nosso primeiro cliente a ser bem atendido é aquele que está mais próximo de nós? Que convive ao nosso lado diariamente? Que depende de uma folha de papel ou de um relatório importante, de um telefonema, de uma palavra de “bom dia” ou de um email rápido e eficiente na execução de suas atividades? Esquecem-se de que todos estão no mesmo barco?

Segundo uma frase conhecida: “Os funcionários de uma empresa tratarão os clientes da mesma forma que são tratados”. Como nossos funcionários e colaboradores são tratados na empresa e pela empresa? São bem informados e respeitados? Sentem satisfação em trabalhar nela ou estão lá somente pelo salário? São motivados a desenvolverem a sua criatividade e utilizarem os seus talentos ou são cobrados impiedosamente pelos seus erros e resultados a qualquer custo? Os diversos departamentos prestam serviços entre si como verdadeiros clientes que são ou competem pela preferência da diretoria?

Devemos prestar aos outros o mesmo tipo de serviço, atendimento e atenção que desejamos para nós, não importa se nossos clientes são internos ou externos. No dia em que este lema estiver na mente de todos e se transformar na conduta exemplar das equipes, você pode ter certeza de que seus clientes e consumidores estarão sendo bem atendidos e se sentirão plenamente satisfeitos, contribuindo para o crescimento e prosperidade do seu negócio. E seus funcionários serão os maiores propagadores da sua empresa.



 
Referência: artigonal.com
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Carreira / EmpregoTreinamento: é normal preferir fazer do que ensinar?
Negócios / EmpreendedorismoGuia do empreendedor fracassado - como abrir uma empresa natimorta
Negócios / EmpreendedorismoO Plano de Negócios é Obrigatório, mas Pode ser Gradual
Carreira / EmpregoCarreira: saiba como lidar com profissionais de ego inflado
ImóveisSeguro obrigatório do condomínio: não contratá-lo pode custar caro!
Modelos de documentosCarta - Solicitação de cópia de Contrato de Assistência Médica
Carreira / EmpregoPara a Geração Y, o corpo fala?
Carreira / EmpregoComo dá trabalho tirar férias!
Carreira / EmpregoSer patrão ou empregado é a 1ª decisão da vida profissional
Carreira / EmpregoDe galho em galho: disfarçar, ou não, o pouco tempo que trabalhou nas empresas?