Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Imóveis - Ao comprar imóvel na planta, consumidor tem o direito de escolher a financiadora 

Data: 05/02/2009

 
 

Entidades de defesa do consumidor alertam: ao comprar imóveis na planta, consumidor tem o direito de escolher a instituição financiadora.

O aviso se faz necessário porque, segundo o Ibedec (Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo), normalmente quando o imóvel é entregue, exige-se o pagamento das parcelas das chaves, que deverá ser feito à vista ou por meio de financiamento bancário. Neste momento, contudo, é que muitas construtoras exigem que o cliente contrate um banco pré-estabelecido.

Além disso, o banco que financiou a obra sequer tem o direito de fazer hipoteca sobre as unidades vendidas ou recusar-se a aceitar o financiamento da unidade do consumidor por outra instituição, informa o Instituto.

"Qualquer consumidor que se encontrar nesta situação deve negar se submeter aos abusos e procurar o Procon ou a Justiça", declarou o presidente da entidade, José Geraldo Tardin.

Venda casada
No entendimento das entidades de defesa do consumidor, obrigar uma pessoa a contratar um banco pré-determinado para fazer o financiamento imobiliário caracteriza-se como uma venda casada, prática que fere o CDC (Código de Defesa do Consumidor).

"O Código de Defesa do Consumidor proíbe a prática de venda casada e também taxa de nula qualquer cláusula contratual que coloque o consumidor em situação de desvantagem em relação ao fornecedor ou retire direitos que o CDC assegure", lembra Tardin.

Opinião semelhante possui a assistente de direção da Fundação Procon-SP, Valéria Cunha. Entretanto, diz ela, o consumidor deve pesquisar bem, pois, muitas vezes, contratar o plano indicado pela construtora pode ser a melhor opção, não só pela questão do preço, mas também pela facilidade.

"O consumidor deve ter total liberdade para escolher o financiamento que melhor lhe convém. E a construtora deve deixar isso muito claro. Por outro lado, geralmente, na empresa indicada pela construtora, o consumidor encontrará maior facilidade para a obtenção de crédito. Por isso é muito importante que quem está adquirindo um imóvel pesquise bastante as taxas de juros e as facilidades de cada instituição", afirmou.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Gladys Ferraz Magalhães
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Defenda-seConstituição Federal - Íntegra da lei : » Título VIII - Da ordem social
Turismo / ViagensNão vai viajar em julho? Planeje as férias de verão
Ações / Bolsa de ValoresClubes são a melhor forma de aprender a investir na bolsa
Finanças pessoaisPaulistanos podem conseguir desconto no IPTU com escola particular dos filhos
Negócios / EmpreendedorismoA Importância do Marketing Internacional
Carreira / EmpregoWorkaholic ganha em horas de trabalho, mas pode perder em produtividade
Turismo / ViagensSem prejuízo: cuidado com o que traz na bagagem na volta de viagem ao exterior
Turismo / ViagensPara viajar muito e gastar pouco, uma boa opção são os albergues da juventude
Modelos de documentosRequerimento: Autorização para vista de processo
MotivaçãoCoração da Empresa