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Turismo / Viagens - Evite transtornos nas férias: atente às dicas para uma viagem sem sobressaltos 

Data: 05/08/2011

 
 

A temporada de férias já começou e muitos já estão contando os dias para embarcarem, enquanto outros iniciam agora o planejamento da viagem.

Para quem deixou para a última hora, a atenção com a compra das passagens e pacotes deve ser redobrada. Para aqueles que estão para embarcar, a atenção deve se voltar à qualidade dos serviços e produtos que adquiriram.

Para os dois casos, a ProTeste – Associação dos Consumidores dá dicas para que o descanso não acabe deixando você estressado devido aos problemas que uma viagem pode ter.

Planejando a viagem
Para os que estão planejando a compra de pacotes agora, o órgão de defesa do consumidor recomenda fazer um roteiro detalhado. “Uma boa dica é ouvir a opinião de quem já fez os roteiros que planeja visitar”, afirmou a entidade, por meio de nota.

Pesquisar o máximo de informações possíveis sobre o local que se quer visitar também ajuda não só no conforto da viagem, como na segurança. E isso inclui desde informações de infraestrutura e trânsito a dados climáticos. “Avalie se a região que pretende visitar é sujeita a riscos de enchentes e desabamentos, que possam obstruir as estradas ou causar soterramento”.

Depois de escolhido o local certo, inicie a pesquisa de preços. Procure em sites especializados, que comparam preços, nas páginas das companhias aéreas e hotéis. Se achar melhor, solicite ajuda a uma agência de viagem autorizada.

Para saber se a empresa está legalizada, consulte o portal Cadastur, do Ministério do Turismo, que dará todas as informações necessárias sobre a agência, e também no Tribunal de Justiça do seu estado, que apontará se a empresa tem registros de reclamações.

Na hora de fechar o pacote, leia o contrato com atenção e não aceite regras abusivas que permitam a mudança de itens do pacote como hotéis e passeios. Confira todas as cláusulas do documento, inclusive aquelas que tratam das multas em caso de desistência e as formas de pagamento.

O órgão de defesa do consumidor também aconselha guardar os comprovantes de pagamento e todos os documentos e propaganda relacionados ao seu pacote.

Rumo ao descanso
O fechamento do pacote e a compra da viagem não são sinônimos, necessariamente, de uma viagem tranquila. Mesmo com tudo acertado, os consumidores ainda correm risco de terem problemas durante o período de descanso.

O mais comum é a divergência entre o que foi contratado e o que é oferecido ao consumidor. “Se você passou por um constrangimento, deve entrar em contato com a agência de turismo e fazer sua reclamação, exigindo acomodação em um local de qualidade igual ao que foi contratado”, disse o órgão de defesa.

A ProTeste ressalta que o consumidor tem o direito de pleitear uma acomodação equivalente àquela que foi contratada, ainda que não haja vagas disponíveis no hotel. “Se você não tiver êxito, a solução é reclamar na Justiça, buscando uma indenização por todos os transtornos”. A entidade ressalta que a agência é a responsável por tudo o que oferecer a você e por todo o serviço que for contratado.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Camila F. de Mendonça
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :